Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
Global Forum – Fronteiras da Saúde: o desafio da conta da saúde do trabalhador

02/10/2019
Global Forum – Fronteiras da Saúde: o desafio da conta da saúde do trabalhador

Evento que acontece nos dias 3 e 4 de outubro, propõe ir além da discussão. Especialistas se juntam para identificar caminhos para enfrentar o desafio dos custos de saúde para as empresas

Uma das maiores discussões atuais, no Brasil e no mundo, é o desafio de oferecer assistência à saúde para a população num cenário cada vez mais cheio de implicações.

No mundo todo, governos se debatem com uma medicina cada vez mais cara e com tecnologias que vêm a favor da longevidade dos povos, mas com um custo incompatível com cada vez mais pessoas tendo que ser beneficiadas.

Uma vez que a população está envelhecendo – e, por conseguinte, também vivendo mais – a conta fica cada vez mais alta.

Em países como o Brasil, onde existe a atuação de uma saúde pública e de uma saúde suplementar, a complexidade não diminui. No país, quase 40% da população usa planos de saúde, que são em sua maior parte, custeados pelas organizações onde trabalha. Mesmo o país tendo um sistema de saúde público universal, o gasto privado em saúde no Brasil é superior ao gasto público, diferentemente do padrão de países com sistemas parecidos com Reino Unido e Suécia.

O gasto com saúde no país é de cerca de 8% do PIB, sendo que 4,4% (do PIB) são de gastos privados (55% do total) e 3,8% (do PIB) de gastos públicos (45% do total). (Dados publicados pelo Banco Mundial em 2018)

Oferecer saúde aos seus funcionários representa o segundo maior gasto da empresa, perdendo apenas para a própria folha de pagamento e isso fez com que muitas organizações buscassem saídas para a diminuição dos gastos, seja contratando empresas de gestão de saúde para suas áreas de RH, incluindo a co-participação (saída para 71% das empresas no último ano – dados da Aon Pesquisa de Benefício 2018-2019) ou fazendo downgrade, que vem a ser a diminuição ou mudança de categoria de planos de saúde para os empregados.

Por ser um tema que afeta toda a cadeia de produção da saúde, o Global Forum Fronteiras da Saúde vai dedicar uma mesa especial ao tema "Saúde corporativa – o desafio da gestão para as empresas no Brasil", com convidados especiais, como Milva Gois Pagano, presidente da Associação Brasileira dos Profissionais de RH (ABPRH) e Daniela Diniz, da Great Place to Work, que fará um breve histórico do que mudou no cenário da saúde corporativa nos últimos 20 anos, por conta, por exemplo do aumento do uso da tecnologia. O painel terá a mediação do cardiologista Marcelo Ferraz Sampaio, membro do Comitê Científico do Instituto Lado a Lado Pela Vida, organizador do Global Forum – Fronteiras da Saúde.

A proposta do evento é ir além das discussões e partir para a criação de uma agenda efetiva e propositiva. Após o evento, um grupo de trabalho será criado, com a coordenação do Prof. Marcelo Caldeira Pedroso, da FEA/USP, para analisar os conteúdos propostos e elaborar um plano de ação que seja possível ser incorporado pelo Governo e pelos distintos agentes da iniciativa privada. E levantar cases replicáveis em solo brasileiro, que façam sentido para o perfil das organizações que aqui atuam, sem prejuízo para os funcionários. E isso vai desde focar mais na saúde e bem estar, diminuindo o adoecimento até o uso de tecnologias disruptivas para identificar gastos potenciais.

Serviço:

Global Forum – Fronteiras da Saúde
Quinta-feira, dia 3 de outubro | das 8h00 às 17h30
Sexta-feira, dia 4 de outubro | das 8h00 às 17h00
Local: Hotel Pullman - Rua Olimpíadas, 205 - Vila Olímpia, São Paulo - SP
www.globalforumsaude.com.br/globalforum2019
 
 


Últimas Notícias 
03/07/2020
» Abav Collab: Abav anuncia novo evento virtual e colaborativo
03/07/2020
» 1º Congresso Brasileiro de Rinoplastia terá palestrantes internacionais
03/07/2020
» Feicon Batimat é adiada para abril de 2021
02/07/2020
» 17º EBRATS será realizado em 2021 junto com as feiras Tubotech e wire South America
02/07/2020
» Escolar Office Brasil: setor de papelarias discute as tendências de consumo na pós-pandemia
mais...
  buscar notícias: