Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
Mara Cakes Fair 2019 impulsiona os negócios da confeitaria no Brasil

11/10/2019
Mara Cakes Fair 2019 impulsiona os negócios da confeitaria no Brasil

Do açúcar ao entretenimento, a confeitaria é um grande negócio no país e mercado segue otimista para 2019
Feira em formato multi-evento terá palestras e aulas-show com os maiores confeiteiros do Brasil, desfile de roupas de açúcar, mostra de bolos artísticos, exposição de produtos e serviços e competição de confeiteiros


O setor de confeitaria representa 25% do mercado nacional de panificação e faturou R$ 92,6 bilhões em 2018. Deste montante, 66% são produtos fabricados exclusivamente dentro de padarias e venderam mais de R$ 15 milhões, segundo dados da ABIP (Associação Brasileira da Indústria de Panificação). O Brasil conta com mais de 70 mil padarias e confeitarias, de acordo com dados do Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC).

É certo que o mercado é crescente e tem atraído cada vez mais a atenção de profissionais e empreendedores, tornando-se uma estratégia para geração de receita e mudança de vidas e carreiras, seja por necessidade ou motivada por pura paixão à gastronomia. Para atender a forte demanda da cadeia produtiva do segmento, a empresária Mara Cakes lança a Mara Cakes Fair. Confeiteira artística, palestrante, escritora e empresária, que começou a sua história fazendo bolos para os vizinhos e ministrando cursos na garagem de casa, organizou o primeiro evento dedicado exclusivamente à confeitaria, que será realizado de 15 a 18 de outubro, das 13h às 21h, no Pro Magno (Av. Profª. Ida Kolb, 513 - Jardim das Laranjeiras), em São Paulo.

Com investimento de R$ 2,5 milhões em sua primeira edição, a Mara Cakes Fair 2019 contará com mais de 100 marcas expositoras e espera receber 20 mil visitantes durante os quatro dias de evento. “Investimos em um evento para atender os profissionais e também para quem busca investir na confeitaria e ter o seu próprio negócio. Teremos várias atrações com objetivo de conectar os profissionais com o que existe de melhor no mercado, estimulando o conhecimento, a criatividade no negócio, além do acesso aos profissionais de sucesso da confeitaria nacional e internacional”, ressalta Mara.

O setor de panificação emprega diretamente 920 mil funcionários, incluindo atendimento, escritório e área de produção. A área de produção representa 40% deste número (368 mil) e a confeitaria 19% da produção. O número estimado para o número de empregados no setor de confeitaria nas padarias no país é 69.920 funcionários.

Para Mara, a confeitaria no Brasil é um grande negócio. “É uma oportunidade para quem deseja ter o seu próprio negócio, atender festas, casamentos, encomendas ou mesmo desenvolver produtos mais sofisticados. Hoje, o bolo é o quarto produto mais consumido dentro da panificação e perde apenas para os pães, além de ser um segmento delicioso”, avalia a empresária.

Oportunidades para toda a cadeia do açúcar

Desde 2015, a marca Canal da Confeitaria comercializa utensílios em geral e moldes de silicone pela Internet. “Inclusive, tenho uma atuação forte no WhatsApp, que começou desprentenciosamente com 18 confeiteiras e, hoje, conta com mais de sete mil profissionais. Além de trocarmos ideias e receitas, o canal possibilita que eu receba pedidos de profissionais do Brasil e também do exterior. Nós mantemos um diálogo próximo com cada cliente para atendê-lo em suas demandas mais específicas”, conta Leila Monteiro, proprietária. Só em 2019, a empresa cresceu 500%, pois se tornou fabricante de seus próprios produtos (moldes de silicone) no primeiro trimestre. Nos próximos três anos, a marca estima crescimento de 10% ao ano.

Há seis anos, o empresário Sérgio Dourado viu uma oportunidade no segmento e lançou a GoldMachines, fabricante de máquinas para corte de alimentos prontos, feitas em aço inox e alumínio. Com investimento inicial de R$ 70 mil, o empreendedor começou com o desenvolvimento de máquinas para corte de pizzas. Aos poucos, desenvolveu outras soluções específicas para atender o segmento de confeitaria como cortadores de bolos, brownie, palha Italiana, dadinhos de tapioca, cocada, tortas geladas, rocambole, entre outros. “Nós também conseguimos customizar as máquinas de acordo com a demanda de cada cliente, trabalhando dimensões e diferentes tamanhos”, conta Dourado. A expectativa da empresa é crescer 50% em 2019.

No segmento de artigos descartáveis e decoração para festas, a Ultrafest planeja ampliar o braço de baking da empresa. Desde 2013, a marca começou a introduzir novos itens de embalagens exclusivos para confeitaria. “Hoje esse segmento representa 10% do faturamento da empresa e a perspectiva de crescimento é de 10% ao ano para os próximos anos”, avalia Cristiano Geromel, diretor de marketing da Ultrafest.

A empresária mineira Adalgisa Almeida viu os negócios da sua marca, a Loja Adalgisa Almeida, crescer 200% nos últimos quatro meses, após adotar uma estratégia de conteúdo mais agressiva em seus canais sociais. “Gravo um vídeo por dia, ensinando como usar os nossos produtos”. Para administrar a marca, que engloba uma escola de confeitaria e a venda online de utensílios, ferramentas e material para os profissionais, Adalgisa teve que deixar a vida de confeiteira artística para trás, após 20 anos e mais de 27 mil bolos produzidos, para comandar os negócios. “Eu tive que fazer uma dura escolha para ter tempo, ainda, de trabalhar uma agenda nacional e internacional de palestras e workshops, incluindo a presidência e juri de concursos de bolos”, conta a empresária - que tem expectativa de manter o crescimento da empresa em 20% ao ano, nos próximos três anos.

Pioneira no segmento de confeitos artesanais, a Jady Confeitos confecciona desde 2001 itens para decoração de bolos e doces feitos de áçúcar, sprinkles, papel arroz, pó decorativo, pérolas, miçangas, entre outros. “Sentimos que neste ano a procura aumentou por dois motivos: os profissionais estão trabalhando mais a estética de suas criações e também devido a maior atuação de confeiteiros caseiros”, avalia Fernanda Aroni, proprietária. Com distribuição nacional e equipes de vendas em praças estratégicas, a empresa tem expectativa de crescimento de 50% para 2019.

Mara Cakes Fair 2019 foca no aprimoramento profissional

O público terá a oportunidade para a ampla troca de experiências e, também, para traçar estratégias que ajudem o mercado a evoluir cada vez mais. Em formato multi-evento, a feira oferece atrações e conteúdos para o aprimoramento profissional. Direcionado para o mercado de confeitaria, cake designers, chefs confeiteiros, chocolatiers e aficionados por bolos, doces e chocolates, o evento tem programada uma ampla agenda de atividades com exposição de produtos e serviços, concurso e exposição de bolos artísticos, desfile de roupas feitas com confeitos de açúcar, aulas-shows, além da presença de profissionais da alta confeitaria.

The Sugar Fashion Show: Desfile de vestidos elaborados com confeitos de açúcar, desenhado pelo estilista Dief Gomes e manuseados por 22 profissionais: Caio César, Adrina Moeda, Gigi Louzada, Ramon Serpa, Rosangela Marinho, Dário Heberson, Iara Siriguela, Dida Figueredo, Gerlândia Germano, Pedro Saulo, Cadu Soares, Diego Barbosa, Adalgisa Almeida, Cecília Furlani, Lili Moreira, Fátima Braga, Lilian Martinelli, Giuliana Cupini, Nathan Santos, Kelly Leite, Cookieria by Margaret e Fabiana Kelly. Esses verdadeiros artistas do açúcar “costuraram” releituras de grandes nomes da moda francesa como Louis Vuitton, Jean-Paul Gaultier, Givenchy, Vionnet, Paul Poiret, Thierry Mugler, Yves Saint Laurent, Christian Dior, Jacques Fath, André Courrèges, Pierre Balmain, Christian Lacroix, Pierre Cardin e Chanel.

Cake Expo: Uma grande vitrine de exposição de mais de 60 bolos criativos, onde cake designers, destacados nacional e internacionalmente, apresentação de forma livre suas técnicas de decoração e modelagem em bolos não comestíveis, surpreendendo o público com verdadeiras obras de arte.

Sweet Space Game: Competição de confeiteiros, os quais são divididos em 12 equipes para disputar o título de melhores confeiteiros do Brasil, durante os quatro dias de evento. Serão avaliados os melhores sabores, recheios e formatos. Sob o comandado da cake designer Chico Zinneck, os profissionais deverão impressionar os jurados e mostrar sua paixão por bolos. A competição contará com a presença dos artistas do açúcar:

International Sugar Conference: Palestras, debates, conteúdos especializados e muita troca de experiência, com a presença os maiores cake designers da confeitaria nacional e internacional que trazem abordagens técnicas e conceituais para as mais diferentes aplicações na confeitaria. No dia 15/10, apresentações de Mariana Perdomo, Valeri & Christina, Rick Zavala e Nelson Pantano. No dia 16/10 estão confirmados Léo Vilela, Dani Noce, Rossana e Carole Crema. Dia 17/10 subirão ao palco Dalva Golden Gate, Raiza Costa, Ana Salinas e Lucas Corazza. O encerramento, no dia 18/10, contará com as apresentações de Chico Zinneck, Tuba Geckill, Ju Morais e Douglas Marchiori.

Cake Show Arena: Espaço dedicado às aulas demonstrativas e aulas-show, comandado pelo confeiteiro, gastrônomo e apresentador Flávio Duarte. Ao todo, 32 profissionais da confeitaria apresentarão as últimas tendências, novidades e técnicas do segmento. No dia 15/10, compartilharão suas técnicas: Manoela, Gian e Sophia, Andrezza Acioli, Raquel & Mércia, Bruna Trufas, José Bake Off, Elaeny Melo, Luana Cataldo e Ana Brownie. No dia 16/10 será a vez da Sarah, Arthur e Sophia, Fabia Viana, Polly Morais, Nicolle Santos, Hanna Barros, Maricota Cake, Mari Javarez e Karina Basilio. Já no dia 17/10 às aulas serão com Yasmin, Gian e Thiago, Priscila Cantinho, Marcela Soares, Vitor Feitosa, Janaína Suconic, Jaque Sobral, Márcia Acácio e Aline Candido. No último dia de evento, 18/10, as apresentações serão de Dudu Pedroca, Paula Cookies, Nat Casagrande, Rodney Caco, Adriana Gomes, Tabata Romero, Núbia Morais e Ivete Sandes.

Os convites para a Mara Cakes Fair 2019 podem ser adquiridos antecipadamente por R$ 25,00 a diária ou o passaporte para todos os dias por R$ 75,00. Mais informações em www.maracakesfair.com.br.

Serviço

Mara Cakes Fair 2019
Data: 15 a 18 de outubro de 2019 (terça a sexta-feira)
Horário: 13h às 21h
Local: Pro Magno (Av. Profª Ida Kolb, 513 – Jardim das Laranjeiras – São Paulo/SP)
www.maracakesfair.com.br

Credenciais para a feira (área de exposição): 01 dia = R$ 25,00 + taxa de R$ 1,75 I 04 dias = R$ 75,00 + taxa de R$ 5,25.

Passaporte International Sugar Conference: Por conferência + 1 dia de feira = R$ 220,00 + taxa de R$ 15,40 I Passaporte VIP (acesso para as 16 Conferências + 4 dias de feira) = R$ 600,00 + taxa de R$ 42,00.

Estacionamento: No local – Autovagas - (11) 3046-3566. Período de 12 horas diurno (a partir das 07h00) = R$ 40,00 I Período noturno de 12 horas (a partir das 19h00) = R$ 50,00.

Acessibilidade: Adaptação para portadores de necessidades especiais.

Ar Condicionado / Área de alimentação disponível

Sobre a Mara Cakes Fair

Em formato multi-evento, a Mara Cakes Fair apresenta as principais tendências e novidades da confeitaria. A proposta tem o objetivo de contribuir para a expansão, aprimoramento, inovação e valorização do mercado brasileiro de confeitaria, seus empreendedores e profissionais. Acesse: www.maracakesfair.com.br.
 
 


Últimas Notícias 
18/03/2020
» Comunicado - Feiras do Brasil
13/03/2020
» Hair Brasil Premium 2020 promove eventos para o setor de barbearia
13/03/2020
» Agreste Tex 2020 tem todos os espaços vendidos
13/03/2020
» VTEX Day: Michelle Obama vem ao Brasil para participar de evento em São Paulo
13/03/2020
» Feiras EducationUSA que aconteceriam entre março e abril são canceladas
mais...
  buscar notícias: