Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
Agrishow 2020: agricultura brasileira adota estratégias de preservação ambiental com produtividade

23/12/2019
Agrishow 2020: agricultura brasileira adota estratégias de preservação ambiental com produtividade

Agricultura de baixo carbono, plantio direto na palha, fixação biológica do nitrogênio ao solo e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta são algumas das técnicas utilizadas para reduzir impactos ambientais

A expectativa de crescimento de mais de duas bilhões de pessoas nos próximos 30 anos, passando dos atuais 7,7 bilhões de indivíduos para 9,7 bilhões em 2050, segundo relatório das Organização das Nações Unidas (ONU), reforça o posicionamento do agronegócio brasileiro em buscar cada vez mais produtividade aliada à adoção de estratégias que visem diminuir o impacto ambiental oriundo dessa atividade. Com isso, o país poderá assumir o papel de protagonismo na produção de alimentos, contribuindo para garantir a segurança alimentar mundial.

Nesse sentido, o setor vem adotando modernas técnicas de plantação, irrigação e colheita, sistemas produtivos e manejos, que realmente auxiliem na preservação de recursos naturais, na redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE) e na diminuição do deflorestamento e desmatamento, como a agricultura de Baixo Carbono, a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, que já atinge a marca de 14 milhões de hectares; o plantio direto na palha; a fixação biológica do nitrogênio ao solo, a ampliação da área reflorestada, o tratamento e reaproveitamento de dejetos de animais; além da recuperação de pastagens degradadas.

Essa última medida permitiu que a área de pastagens, que em 1990 era de 218 milhões de hectares, se reduzisse para 165 milhões de hectares, em 2014, com um aumento do número de cabeças de gado, que saltou de 145 milhões, em 1990, para 187 milhões, em 2014. Ou seja, hoje se cria mais gado numa área menor. Isso só foi possível, assim como ocorreu com a agricultura, pela adoção de novas e mais racionais formas de manejo do gado, utilização de máquinas e implementos que facilitem o trabalho, além de uso intensivo de ferramentas administrativas modernas nas fazendas.

Além do esforço do setor em mitigar ações de desmatamento, há ainda as políticas públicas implantadas pelo Governo Federal, que aliam sustentabilidade ambiental à produtividade, como o Plano ABC (Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura), criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em 2010, e cuja primeira fase se encerra em 2020. Até o início de julho de 2019 foram direcionados mais de R$ 17 bilhões em investimentos para que produtores rurais implantem projetos de recuperação de pastagens e florestas, adotem tecnologias de produção que objetivem reduzir as emissões de GEE, entre outras ações.

Para a nova fase, o Ministério adiantou que o Brasil passará a ter como desafios atingir as metas estipuladas no Acordo de Paris: diminuir a emissão de GEE em 37%, até 2025 e 43% até 2030, em relação aos níveis de 2005.

As tecnologias, produtos e serviços desenvolvidos pela agricultura brasileira para preservação ambiental estarão na Agrishow 2020 - 27ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que ocorrerá entre os dias 27 de abril e 1º de maio, na cidade de Ribeirão Preto (São Paulo). A feira é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no país: Abag - Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e equipamentos, Anda - Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp - Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB - Sociedade Rural Brasileira. O evento é organizado pela Informa Markets, principal promotora de feiras de negócios no Brasil e no mundo.

Serviço:

Agrishow 2020 - 27ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação
Data: 27 de abril a 1 de maio de 2020
Local: Rodovia Antônio Duarte Nogueira, km 321 - Ribeirão Preto (SP)
Horário: das 8h às 18h
www.agrishow.com.br

Sobre a Informa Markets

A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, viver experiências e fazer negócios por meio de feiras e eventos presenciais, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano.

Para mais informações, visite www.informamarkets.com.
 
 


Últimas Notícias 
26/10/2020
» Concrete Show Xperience: evento 100% online é aposta para conectar o setor da construção
26/10/2020
» Zero Grau: empresas engrossam mix de lançamentos em primeira feira presencial na retomada do setor calçadista
26/10/2020
» Embrapa lança IX Congresso Brasileiro de Soja e Mercosoja 2021
26/10/2020
» Feira do Empreendedor do Sebrae está com inscrições abertas
26/10/2020
» 1ª Conferência da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica acontece de 16 a 19 de novembro
mais...
  buscar notícias: