Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
Ecoenergy e Biomass Day: congressos irão debater o futuro da energia solar distribuída e resultados de projetos de biomassa

20/01/2020
Ecoenergy e Biomass Day: congressos irão debater o futuro da energia solar distribuída e resultados de projetos de biomassa

Eventos terão foco em Retorno sobre o Investimento, competitividade e empreendedorismo durante feira que acontece de 14 a 16 de abril em São Paulo

As fontes renováveis para a geração de energia elétrica têm obtido aumento da capacidade instalada e, consequentemente, participação ainda mais expressiva na matriz energética brasileira.

De acordo com o Balanço Energético Nacional 2019, da EPE - Empresa de Pesquisa Energética, houve um aumento de 131% na geração distribuída, em comparação ao ano anterior.

O Brasil é o país com a maior produção de energia limpa do planeta. Isso devido, principalmente, às hidrelétricas, mas solar, biomassa e eólica avançam. E, para debater esse tema estratégico para o país, dois eventos acontecerão em paralelo à Ecoenergy 2020 - Feira e Congresso Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis para Geração de Energia .

O primeiro é o Congresso Ecoenergy, que será realizado entre os dias 14 e 16 de abril de 2020, no pavilhão do São Paulo Expo. Tem o objetivo de debater questões imprescindíveis para o desenvolvimento das energias solar no Brasil, como a disponibilização de linhas de financiamento e novas iniciativas de adequação às necessidades dos empreendedores, assim como tecnologias disruptivas e alianças estratégicas entre os agentes.

O tema central será o "Retorno sobre o Investimento e Empreendedorismo em Geração Solar Distribuída", com painéis sobre "Geração distribuída e perspectivas para avanços na geração de energia solar em 2020"; "Modelo regulatório em pauta: análise de especialistas sobre a gestão de investimentos em geração distribuída no Brasil"; "Empreendedorismo em energia solar: como buscar capacitação e começar um novo negócio no mercado de energia solar?"; "Potencial de mercado para gestão de projetos, instalação de painéis fotovoltaicos e manutenção de sistemas"; "Requisitos a serem cumpridos em Segurança do Trabalho: Normas Regulamentadoras (NRs) a seguir e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) fundamentais para a atividade".

No segundo dia, estarão em debate a "Inovação tecnológica e parceria com fabricantes de equipamentos, softwares e gestão operacional e controles na produção de energia solar: como construir parcerias de sucesso?"; "Gestão financeira do negócio e análise do retorno sobre o investimento: diretrizes para os empreendedores que já estão no mercado e aos que estão começando novos negócios voltados à instalação e gerenciamento de projetos"; "Implantação de sistemas de energia solar em prédios públicos e em condomínios residenciais ou corporativos: quais são os impactos na redução de custos e o efetivo retorno sobre o investimento?" e "Geração de energia solar em plantas industriais, prédios comerciais e residenciais: benefícios operacionais e financeiros para os gestores de Facilities, Manutenção e aos próprios condôminos".

Já no último dia, congressistas e palestrantes irão debater "Alternativas de financiamento de equipamentos para geração de energia solar"; "Comercialização de energia: o que é fundamental saber sobre a operacionalização e ganhos com a venda de energia excedente"; "Direcionamento a respeito da tributação de energia solar"; "Seguros para empreendimentos de geração distribuída em energia solar"; e "Quais as soluções propostas pelas startups para a geração de energia solar e eficiência energética dos empreendimentos? A Inteligência Artificial já é uma realidade em energia solar?".

A biomassa como alternativa

Paralelamente ao Congresso Ecoenergy, acontecerá nos dias 14 e 15 de abril a 4ª edição do Biomass Day - Congresso Internacional de Biomassa que discutirá a utilização da biomassa para a geração de energia elétrica. O evento vai tratar das "Vantagens Competitivas e Potencial para Geração de Receitas em Projetos de Biomassa" diante do imenso potencial de geração de energia elétrica, vapor e bioprodutos de acordo com as particularidades dos vários tipos de biomassa.

O tema central será "Vantagem competitiva, eficiência energética e resultados financeiros no aproveitamento das biomassas agrícolas, florestais e urbanas", com painéis sobre "Panorama da biomassa no Brasil, participação na matriz energética e potencial para atração de investimentos"; "Panorama, perspectivas e potencial para atração de investimentos em biomassa"; "Questões jurídicas que norteiam os resíduos agrícolas, florestais ou urbanos"; "Aproveitamento de resíduos urbanos, gestão industrial e as vantagens econômico-financeira dos projetos waste-to-energy na geração de biogás"; "Eficiência energética e tecnologia orientada à otimização da biomassa para geração de energia e vapor nas caldeiras de alta pressão"; "Mercado de compra e venda de biomassa agrícola para cogeração de energia: como rentabilizar a operação?".

No último dia, a programação segue com painéis sobre "Tributação e gestão fiscal em operações de comercialização de biomassa"; "Estudo de viabilidade financeira para uso dos resíduos"; "Comercialização de energia - como operacionalizar a venda da energia excedente, produzidos por meio da cogeração de biomassa"; "Economia circular e a construção de parcerias para monetizar os resíduos de origem florestal e urbana".

Serviço:

Ecoenergy 2020
Data: de 14 a 16 de abril
Horários: Congressos - 9h às 18h | Feira - 13h às 20h
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 - São Paulo/SP
http://feiraecoenergy.com.br/16/

Sobre a Cipa Fiera Milano

A Cipa Fiera Milano, filial brasileira da Fiera Milano, um dos maiores players de feiras e congressos do mundo que a cada ano atraem aproximadamente 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes, tornou-se sócio majoritário da Cipa do Brasil em 2011, dando origem à Cipa Fiera Milano. No Brasil, são realizadas nove feiras que representam os mais diversos segmentos da economia, como segurança, energias limpas e sustentáveis, tubos e conexões, cabos e fios, saúde no trabalho, tratamento de superfícies, esquadrias, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outras. Entre as principais marcas do portfólio estão Exposec, Fisp, Fesqua, Ebrats, Ecoenergy e Reatech.
 
 


Últimas Notícias 
21/09/2020
» Vai ter Bio Brazil Fair e Naturaltech este ano, sim!
21/09/2020
» Fórum de Franchising Virtual orienta investidor na escolha da marca mais adequada ao seu perfil
21/09/2020
» Conheça os 10 finalistas do 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo
21/09/2020
» Fórum Brasileiro de Hotéis Independentes abordará os desafios da retomada na hotelaria
21/09/2020
» Mostra Internacional de Cutelaria acontece neste final de semana de forma on-line
mais...
  buscar notícias: