Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
Condepe discute os desafios do profissional de enfermagem nos dias 22 e 23 de abril

12/03/2020
Condepe discute os desafios do profissional de enfermagem nos dias 22 e 23 de abril

2020 é ano do bicentenário da percussora da enfermagem, Florence Nightingale, e congresso faz uma retomada de suas conquistas históricas

O Transamérica Expo Center se prepara para receber, em 22 e 23 de abril de 2020, a terceira edição do hCondepe (Condepe). Categoria que atua no contato direto com os pacientes, os profissionais de enfermagem terão a oportunidade de participar de mais de 80 palestras simultâneas, workshops, oficinas e talk shows, com convidados nacionais e internacionais e temas como diagnósticos, nutricionismo, cuidados com pacientes, atendimento a vítimas especiais (como as de violência sexual), mobilização de acidentados e empreendedorismo, nas cinco arenas montadas no espaço.

“As iniciativas da enfermagem para revolucionar a saúde” é o tema desta edição e também da abertura do congresso, preparado pelo comitê científico liderado pela Dra. Renata Pietro, também presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren - SP), que ressalta a grande responsabilidade do Condepe no aprimoramento dos seus participantes em um cenário de mudanças contínuas, apresentando atualizações nas diferentes áreas de atuação, as mais modernas práticas e os temas mais relevantes. “Nesta edição, faremos uma retomada histórica de todas as conquistas da enfermagem desde sua precursora, Florence Nightingale (1820-1910), e certamente traremos um cenário inovador para contar a história da Enfermagem”, afirma a Dra. Renata Pietro.

O Condepe apresenta novas tecnologias e formas de aprendizado, permitindo o aprimoramento de conhecimentos técnicos e habilidades pessoais. Vivência, aprendizado e experiência, necessários nas diversas áreas de atuação da enfermagem, fazem parte das palestras do Condepe.

Novas Parcerias

Novidade nesta edição, a parceria com o Congresso Internacional de Enfermagem e Terapia Intensiva (Cieti) fortalece as discussões em macroprojeto, através de atividades de divulgação do conhecimento e a certificação profissional do Título de Enfermeiro Especialista em Terapia Intensiva. “O Cieti é o maior evento de Enfermagem em Terapia Intensiva de referência nacional para os enfermeiros”, diz com orgulho a Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem e Terapia Intensiva (Abenti), a enfermeira maranhense Wildlani Sousa Montenegro, que participa do congresso discorrendo sobre dois temas: “Sustentabilidade das instituições Privadas” e “Infecções Hospitalares na ERA Pós ATB”. Wildlani completa: “É um momento de interação cientifica, política e social”.

A participação inédita do congresso da Federação Latino-americana de Enfermagem em Cuidado Intensivo (Fleci), sediada na Cidade do México e membro da Federação Mundial de Enfermagem em Cuidados Intensivos, amplia o alcance do evento para a América Latina. “A adesão da Fleci ao Condepe vem em um bom momento. Esta parceria será importante na promoção de iniciativas de pesquisa que permitam avanços no cuidado da pessoa gravemente enferma e de sua família, além de colaborar para a evolução dos programas de educação”, reitera Dr. Oscar Cabrera, presidente da Fleci.

Palestrantes e temas em destaque

Além da América Latina, representada pela Fleci, Portugal também estará presente no 3º Condepe, com António Almeida, Mestre em Enfermagem na Área de Especialização da Pessoa em Situação Crítica, que atua no Hospital de São José, em Lisboa. Responsável pelas palestras “Navegação do Cuidado: Como Estamos Trabalhando Essa Trilha?” e “Qualidade de vida no Pós-alta da Terapia Intensiva”, afirma que “se a transmissão da mensagem for passada por professor que sabe o que está a dizer, então a mensagem é captada com maior facilidade e os objetivos dos ensinos são sempre atingidos”. Sobre a humanização no tratamento, diz: “ Olhar o outro é entender que cada pessoa deve ser observada como um indivíduo único. O tratamento mais humano aos pacientes traz benefícios, sem qualquer dúvida, à recuperação do paciente e seu familiar”.

Dra. Luiza Dal Ben, que atua desde 1992 na área de assistência domiciliar, participa da mesa Inovação / Gestão e discorre sobre “Inovação na Saúde: Soluções Disruptivas para Reduzir Custos e Aumentar a Qualidade”. “O Condepe é um espaço e uma oportunidade para atualização de network e a valorização da nossa profissão. Minha apresentação foca especialmente no cuidado centrado no paciente, na pessoa”, diz. A palestra indicará as alternativas para os pacientes que não precisam ocupar um leito de hospital, fazendo com que os recursos possam ser destinados àqueles com necessidades urgentes. “Apresentarei trabalhos que demonstram estas possibilidades, abordando realidades aliadas ao conhecimento técnico científico e, principalmente, à humanização e à empatia, oferecendo um cuidado diferenciado”, finaliza Dal Ben.

“Organização da Rede de Urgência e Emergência em um Estado da Federação” é o tema da palestra de Eduardo Fernando de Souza, membro do Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo (Coren - SP), que usa sua experiência nacional e internacional em Coordenação de Equipes Multidisciplinares em Ações Humanitárias de Saúde em Desastres e Calamidades Públicas. “Vou abordar os pontos principais no desenvolvimento de políticas, planejamento e realização de ações de prevenção, mitigação, preparação e resposta para reduzir o impacto dos desastres”, diz Eduardo, que completa: “Uma resposta rápida e eficiente em situações complexas exige dos profissionais conhecimento, técnicas e principalmente treinamentos simulados, pois esse tipo de evento foge totalmente do cotidiano dos profissionais de saúde, principalmente da enfermagem, que somam o maior número dentro dos equipamentos de saúde públicos ou privados”,

“Segurança da Paciente Obstétrica: Abordagem Sistemática de Indicadores de Desempenho e Qualidade na Assistência ao Parto e Nascimento”, com Ana Carolina Bhering Alves do Amaral; “Impacto do Enfermeiro da EMTN na Gestão de Resultados”, por Claudia Matsuba; “A Importância do Enfermeiro Forense na Produção de Provas que Podem Condenar ou Absolver”, de Carmela Alencar; e “Os Cuidados da Enfermagem na Manutenção do Potencial Doador de Órgãos”, com Cesar Marcelino, são algumas entre as mais de 80 palestras que serão tratados no 3º Condepe.

Fechando a programação, o Condepe apresenta uma simulação, um treinamento em massa para ensinar os profissionais de enfermagem a salvar vidas em situações de emergência. Nesta edição, o tema escolhido foi “Atendimento a Incêndio em Unidades Hospitalares Críticas”.

As inscrições para participar do Condepe já estão abertas e devem ser realizadas no site da instituição até 19 de abril de 2020: – http://condepe.com.br/inscreva-se/. Já para participar do concurso de trabalhos científicos, que é exclusivo para profissionais já inscritos no Congresso, o prazo se encerrará em 31 de março de 2020 ou quando atingir o número máximo de 400 trabalhos submetidos:

https://inscricao.condepe.com.br/trabalhocientifico/inicio.php

Serviço

3º Condepe – Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem
Tema: “As iniciativas da enfermagem para revolucionar a saúde”
22 e 23 abril de 2020, quarta e quinta-feira
Transamérica Expo Center
Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro - São Paulo
Telefone: (11) 5643-3035
E-mail: contato@condepe.com.br
Inscrições: http://condepe.com.br/inscreva-se/
 
 


Últimas Notícias 
23/11/2020
» Startups se apresentam para a maior banca de investidores do país durante o Inovativa Experience
23/11/2020
» ES Decora 2020 movimenta setor moveleiro capixaba
23/11/2020
» Expo Eventos reúne mais de 40 expositores do setor de eventos no RioMar Shopping
23/11/2020
» Abimo e Apex-Brasil realizam nova edição do Projeto Comprador
23/11/2020
» Sinaenco promove evento que conecta os principais nomes do BIM no Brasil e no mundo
mais...
  buscar notícias: