Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
47º Salão Internacional de Humor abre inscrições e lança cartaz do Salãozinho de Humor

15/04/2020
47º Salão Internacional de Humor abre inscrições e lança cartaz do Salãozinho de Humor

Artistas podem se inscrever pelo site do evento até o dia 26 de junho

Como um dos concursos mais antigos das artes gráficas, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba chega à sua 47ª edição com inscrições gratuitas até o dia 26 de junho. Os trabalhos deverão ser autorais, com temas e técnicas totalmente livres. A abertura oficial está prevista para o dia 29 de agosto, no Teatro Erotides de Campos, Engenho Central.

Os interessados poderão inscrever até três obras por categoria, diretamente pelo site do evento http://salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br, via Correios ou pessoalmente no Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico (Cedhu), no Armazém 14A, Engenho Central. Profissionais e amadores a partir de 16 anos, devem participar apenas com obras que não foram premiadas em outros eventos gráficos.

Os trabalhos enviados deverão conter a assinatura do autor e estar acompanhados da ficha de inscrição devidamente preenchida. Via internet, os trabalhos deverão estar nomeados e ter formato JPEG e 300 DPI (imagens anexadas de uma única vez), conforme regulamento disponível no site do evento.

“É um orgulho chegar à 47ª edição de um dos salões mais esperados por artistas de todo o mundo. Embora a questão atual seja o isolamento social, temos fé que tudo passará logo e o tabalho iniciado há tanto tempo, com tanto esforço seguirá o seu trajeto”, comenta a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese.

O Salão premiará este ano, cinco vencedores divididos entre as categorias charge, cartum, caricatura, tiras/histórias em quadrinhos; o Grande Prêmio – Troféu Zélio de Ouro e o temático destinado a trabalhos de qualquer categoria que aborde o tema Comunicação, proposto pela organização desta edição.

Outros prêmios são Júri Popular Alceu Marrozi Righetto; os prêmios Câmara Municipal de Piracicaba, exclusivo para a categoria caricatura, o Saúde Unimed, além do prêmio Águas do Mirante e Prêmio Escultura Fundiart. Também serão entregues troféus – criação de Zélio Alves Pinto, aos autores premiados, além de menções honrosas.

Para Paulo Bonfá, presidente do 47º Salão de Humor de Piracicaba, a expectativa para este ano é que o Salão seja uma grande celebração de superação da pandemia. “Que possamos fazer deste evento, um reencontro das pessoas com a cultura e com elas mesmas, pelo prazer de estarem juntas. Estamos trabalhando bastante para que esta edição seja um alento para quem está buscando arejar a cabeça com dias mais leves e muitos sorrisos”, conclui.

18º Salãozinho de Humor – O cartaz vencedor desta edição foi produzido por Saba Darabian que utilizou uma criança, como parâmetro principal para a sua produção. “Pensei em algo que fosse um atrativo para crianças e adolescentes, com muitas cores para demonstrar a importância da arte no mundo e combinar com a cultura e estilo de vida do povo brasileiro”, ressalta.

Darabian também explica que a sua criação apresenta uma gartota que pinta a cidade e seus arredores, com cores de seu palete e pincel. “Ela cria o arco-íris no céu real, demonstrando o poder da arte no mundo lúdico das crianças”.

Bonfá comenta que o cartaz do Salãozinho tem uma linguagem de ilustração diferente. “A artista realizou um trabalho com bastante cor, traços que não são comuns à linguagem da caricatura, charge e cartum que estamos acostumados; é um trabalho mais poético que também traduz bem o que é o Salãozinho, uma piada infantil, algo ingênuo, uma diversão descompromissada”.

Saba Darabian é iraniana, ilustradora e designer gráfica, além de professora de ilustração e de software de arte digital. Participou de exposições nacionais e internacionais como ilustradora e fotógrafa. Foi jurada do 46º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, em 2019.

Serviço

As inscrições para o 47º Salão Internacional de Humor de Piracicaba são gratuitas e podem ser feitas até o dia 26 de junho pelo site do evento (http://salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br), via Correios (Avenida Maurice Allain, nº 454, Parque do Engenho Central. Caixa Postal 12. Piracicaba- SP, Cep: 13.405 -123) ou pessoalmente no Cedhu, Armazém 14A, no Engenho Central. Para mais informações, os telefones são (19) 3403-2620 ou (19) 3403-2623.

http://salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br
 
 


Últimas Notícias 
29/05/2020
» BIG Digital vai mostrar conteúdo inédito de 13 jogos brasileiros
29/05/2020
» Mercoagro 2020 adotará rigoroso protocolo de segurança
29/05/2020
» Startup Day premiará cases selecionados no desafio Sebrae Like a Boss
28/05/2020
» Megaleite na TV terá debate com presença da ministra Tereza Cristina
28/05/2020
» Nova data da 17ª Expo ClicNoivos
mais...
  buscar notícias: