Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
Masterclass, debates, painéis e filmes na última semana do Cabíria Festival

24/11/2020
Masterclass, debates, painéis e filmes na última semana do Cabíria Festival

Evento audiovisual voltado para a representatividade de mulheres e ao incentivo à diversidade reúne participantes do Brasil, Alemanha, Argentina, Canadá, Costa Rica e França.

Online e gratuito, a 2ª edição do Cabíria Festival – Mulheres e Audiovisual segue até dia 29 de novembro exibindo filmes e microfilmes e realizando debates, masterclasses e painéis. O evento é dedicado à produção realizada por mulheres e pessoas de identidades de gênero diversas para promover maior representatividade e diversidade nas telas e atrás das câmeras.

Em sua segunda e última semana, na terça, dia 24, às 19h, é a vez da Mesa: “Produção Criativa e Internacionalização” com Elisa Tolomelli (EH! Filmes/BR), Fernanda Lomba (Nicho 54/BR) e Maya Bastian (Canadá), mediadas por Kate Lyra (LATC/BR). A atividade conta com tradução consecutiva. Na quarta, 25, às 19h, acontece o debate especial com a cineasta homenageada Patrícia Ferreira Pará Yxapy que, ao lado da realizadora Luz Jachuka Miri (Missiones/Argentina), falará sobre sua filmografia e processo criativo.

O Painel: “Políticas e iniciativas de ruptura” será na quinta-feira, dia 26, às 10h30m, e reúne cinco diferentes iniciativas em prol da igualdade de gênero no audiovisual, entre elas a alemã Pro-Quote Film, a francesa Collectif 50/50 e a brasileira Apan. A atividade é acessível em libras e tem tradução consecutiva. Na sexta, dia 27, às 11h – é a vez da masterclass com a performer e cineasta alemã Nadja Verena Marcin sobre sua pesquisa que explora a interseccionalidade do feminismo e da arquitetura emocional no audiovisual. A atividade é apresentada pelo apresentado pelo Goethe Institut e tem tradução consecutiva. É importante reservar a vaga através do site do festival.

No último dia, 29, de 19h às 20h, a diretora argentina Andrea Testa (“Niña Mamá”) e a costa-riquenha Antonela Sudasassi (“O Despertar das Formigas”) participam de um debate ao lado de Viviane Ferreira (“Um Dia com Jerusa”). Haverá tradução consecutiva. E às 20h, encerrando o festival, será lançado o ebook “Mulheres nas telas e atrás das câmeras”, publicação que reúne 14 textos, entre artigos científicos e críticas de filmes, todos assinados por mulheres, brasileiras pensadoras, pesquisadoras, fazedoras e críticas de cinema. Organizado por Danielle Noronha e Maíra Ezequiel, a obra conta com prefácio da cineasta e pesquisadora Nina Tedesco.

Além dessas atividades, o festival exibe longas e curtas-metragens seguidos de debate e, todos dos dias, sempre às 18h, estreiam duplas de microfilmes da Mostra Imaginários Possíveis. Eles são lançados no site Hysteria e do festival. O projeto, uma parceria com a Hysteria, teve uma curadoria compartilhada que selecionou 22 microfilmes de todo Brasil, com temáticas variadas.

Às quintas e sábados, 26 e 28, sempre às 19h acontecem as sessões gratuitas de curtas online, seguidos de debates, na plataforma Cardume TV. E as sextas e domingos, dias 27 e 29, exibições de longas-metragens sempre às 19h, seguidas de debates. Os filmes podem ser acessados gratuitamente na plataforma Videocamp. É importante verificar os períodos de exibição.

Para participar, basta acessar a programação por meio de cadastro simples nas plataformas Videocamp, para títulos de longas e médias-metragens e Cardume, para os curtas, que terão sessões online seguidas de debate. Painéis, mesas e masterclasses terão lives no Youtube do festival. Para conferir toda a programação é só clicar no site: www.cabiria.com.br.

Realizado presencialmente no Rio de Janeiro em sua primeira edição e agora disponível para todo o país no formato virtual, em atenção às restrições sanitárias do COVID-19, o evento promove um encontro entre audiência, cadeia produtiva e cineastas do Brasil e dos países convidados – Alemanha, Argentina, Canadá, Costa Rica e França – em busca de reflexões, ampliação de redes e impulsionamento de talentos.

A partir do tema “Imaginários possíveis, rupturas em processo”, o recorte da curadoria reforça os desejos de compartilhar a diversidade de atuações no audiovisual. A proposta é estimular o rompimento com ciclos históricos de violência e silenciamento de grupos com pouca representatividade no setor – e na sociedade como um todo -, expressando subjetividades e imaginários que se tornam possíveis através das telas. Como uma síntese simbólica do tema, a cineasta homenageada é a Patrícia Ferreira Pará Yxapy, indígena da etnia Mbyá-Guarani, com uma mostra de 11 filmes, incluindo um título no qual é personagem.

O festival é uma expansão do Cabíria Prêmio de Roteiro, que desde 2015 premia histórias escritas e protagonizadas por mulheres. Para esta edição, foram mais de 250 inscrições nas categorias de longa de ficção, argumento infantojuvenil de longa ficção, piloto de série de ficção e documental. As premiadas participarão do Cabíria LAB, entre de 30 de novembro a 5 de dezembro, um ambiente de estímulo ao desenvolvimento das histórias através de consultorias.

O Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual conta com uma talentosa equipe de colaboradoras, além de uma rede que reúne 33 parcerias dedicadas a transformar a sociedade num lugar mais diversificado e igualitário. As organizadoras acreditam que, em tempos marcados por profundas crises políticas e de constantes ataques à democracia, é ainda mais vital a união de forças.

Confira a programação completa:

Programação sujeita à alteração, sem aviso prévio.

Dia 24/11 - Terça-feira

Às 18h - Mostra Imaginários Possíveis na Plataforma Hysteria e site do Festival

De 19h às 21h - YouTube Cabíria Festival

Mesa: Produção Criativa e Internacionalização - *Com tradução consecutiva

A mesa abordará diferentes estratégias da produção criativa, um híbrido entre o olhar executivo e de criação, para o impulsionamento de talentos de projetos a nível global. Com Elisa Tolomelli, Fernanda Lomba e Maya Bastian. Mediação: Kate Lyra.

Às 21h - Plataforma Videocamp

Estreia:

Um Filme de Verão, de Jo Serfaty (doc, 86', RJ, 2019) - Disponível por 72h.

Dia 25/11 - Quarta-feira

Às 18h - Mostra Imaginários Possíveis na Plataforma Hysteria e site do Festival

De 19h às 21h - YouTube Cabíria Festival

Debate especial cineasta homenageada

Com Patrícia Ferreira Para Yxapi e Luz Duarte Jachuka Miri. Mediação: Lorenna Montenegro.

Às 21h - Plataforma Videocamp

Estreia

Portuñol, de Thais Fernandes (doc, 70', RS, 2020) - Disponível por 48h.

Dia 26/11 - Quinta-Feira

De 10h30m às 13h - YouTube Cabíria Festival

Painel - Políticas e iniciativas de ruptura - *Acessível em Libras. *Com tradução consecutiva.

Apresentar diferentes iniciativas afirmativas no setor Audiovisual do Brasil e do mundo. Com Barbara Rohm (Pro-Quote Film, Alemanha), Debora Ivanov (+Mulheres, Brasil), Delphyne Besse (Collectif 50/50 e Unifrance França), Magali Nieva (Acción Mujeres del Cine, Argentina) e Viviane Ferreira (Apan, Brasil). Mediação: Mariana Queen

Às 18h - Mostra Imaginários Possíveis na Plataforma Hysteria e site do Festival

Às 19h - Plataforma Cardume

Sessão 3 de Curtas - Polifonia de trajetórias.

Estreias:

Céu da Boca (Amanda Trindade, animação/ficção/experimental, 7', RS, 2019)

Modelo Morto, Modelo Vivo (Leona Jhovs e Iuri Bermudes, ficção, 20’, SP, 2020)

Rebu - a egolombra de uma sapatão quase arrependida (Mayara Santana, doc, 22', PE, 2020)

Às 20h -YouTube Cabíria Festival

Debate Sessão 3 de Curtas – Polifonia de trajetórias.

Com Amanda Trindade (Céu da Boca), Leona Jhovs e Sladká Jerônimo (Modelo Morto, Modelo Vivo) e Mayara Santana (Rebu). Mediação: Julia Katharine

Às 21h - Plataforma Videocamp

Estreia

Niña Mamá, de Andrea Testa (doc, 66', Argentina, 2019) - Disponível por 72h.

Dia 27/11 - Sexta-Feira

De 11h às 13h -YouTube Cabíria Festival

Masterclass Performance, fotografia e cinema: O processo criativo de Nadja Marcin. *Com tradução consecutiva

A masterclass, com a artista e cineasta Nadja Marcin, será um mergulho no seu processo criativo que elabora performance, fotografia e cinema, com base em projetos como a performance “Ophelia”, apresentada no Stadtgalerie Saarbrücken, (Alemanha, 2019), o curta, releitura do clássico, “O Grande Ditador” (The Great Dictator, 4’35” Boston, 2019), seu longa experimental em processo Pocahontas Returns, entre outras obras.

Às 18h - Mostra Imaginários Possíveis na Plataforma Hysteria e site do Festival

Às19h - YouTube Cabíria Festival

Debate de Longas 3 “Territórios e subjetividades”

Com Thais Fernandes (Portuñol, doc, 70', RS, 2020), Jo Serfaty (Um Filme de Verão, doc, 86', RJ, 2019) e Patrícia Ferreira Pará Yxapy e Sophia Pinheiro (Teko Haxy - Ser Imperfeita, Doc/Experimental, 45', RS, 2011). Mediação: Natara Ney

Às 21h - Plataforma Videocamp

Estreia

O Despertar das Formigas, de Antonella Sudasassi (ficção, 94’, Costa Rica / Espanha, 2019) - Disponível por 48h.

Dia 28/11 - Sábado

De 11h às 13h - Zoom SPCine *Atividade com inscrições prévias

Reality Show, Militância e Entretenimento - Roteiros & Histórias - Com Maristela Mattos

Será que vale ainda pensar que realities shows são sempre entretenimento raso? Não, não mais. A TV fechada e o streaming já descobriram há alguns anos que dar poder de fala a pessoas reais - em seus devidos lugares de fala - são ferramentas poderosas para mudar a visão de mundo e o entendimento de outras realidades. O reality show pode gerar envolvimento com causas importantes e, despretensiosamente, abrir horizontes distantes já que o entretenimento comanda a atração. Uma arte de roteiro e histórias que precisa de uma profundidade séria e responsável, pois são vidas e jornadas reais.

Às 18h - Mostra Imaginários Possíveis na Plataforma Hysteria e site do Festival

Às 19h - Plataforma Cardume

Sessão 4 de Curtas Existir para além de resistir

Estreias:

A Parteira (Catarina Doolan, doc, 20', RN, 2019)

Nascente (Safira Moreira, experimental, 6', BA, 2020)

Rã (Julia Zakia; Ana Flávia Cavalcanti, ficção, 16', SP, 2019)

Seremos Ouvidas (Larissa Nepomuceno, doc, 13', PR, 2020)

Às 20h - YouTube Cabíria Festival

Debate Sessão 4 de Curtas – Existir para além de resistir. *Acessível em Libras.

Com Catarina Doolan (A Parteira), Safira Moreira (Nascente), Julia Zakia (Rã) e Larissa Nepomuceno (Seremos Ouvidas). Mediação: Danielle Bertolini

Às 21h - Plataforma Videocamp

Estreia

Um Dia com Jerusa, de Viviane Ferreira (ficção, 74', SP, 2020) - Disponível por 24h.

Dia 29/11 - Domingo

De 11h às 13h - Zoom SpCine *Atividade com inscrições prévias

Masterclass Desenvolvimento de projetos: desafios criativos e de produção - Com Raquel Leiko. A masterclass aborda metodologias de desenvolvimento, dinâmicas de salas de roteiros, o desafio de um ambiente criativo saudável, o compromisso da diversidade em equipes de roteiro, interfaces com players, a importância do alinhamento de equipes de desenvolvimento, produção e pós desde o princípio de um projeto.

Às 18h - Mostra Imaginários Possíveis na Plataforma Hysteria e site do Festival

De 19h às 20h - YouTube Cabíria Festival

Debate de Longas 4 “Narrativas e corpos políticos”. *Com tradução consecutiva

Com Andrea Testa (Niña Mamá, doc, 66', Argentina, 2019), Antonella Sudasassi (O Despertar das Formigas, ficção, 94’, Costa Rica / Espanha, 2019) e Viviane Ferreira (Um Dia com Jerusa, ficção, 74', SP, 2020). Mediação: Thamires Vieira

Às 20h - Encerramento - YouTube Cabíria Festival

Lançamento do ebook “Mulheres nas telas e atrás das câmeras”.

Parcerias

O Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual conta com diversas parcerias, entre elas: Embaixada da França no Brasil, Goethe Institut, Spcine, Instituto Alana, Videocamp, Projeto Paradiso, Tertúlia Narrativa, Telecine, ETC Filmes, Selo ELAS, Hysteria, Cardume Curtas, Mubi, LATC, Imprensa Mahon, Canal Curta!, Canal Brasil, entre outras.

Sobre o Prêmio Cabíria

Idealizado por Marília Nogueira sob o lema “Por mais mulheres nas telas e atrás das câmeras”, o Prêmio Cabíria foi lançado em 2015. Seu nome resgata uma célebre personagem de Federico Fellini no filme “Noites de Cabíria”, eternizada pela atriz Giulietta Masina. Sua criação colocou em pauta três objetivos principais: estimular roteiristas a criarem histórias com protagonistas mulheres diversas e inspiradoras; converter o prêmio em um selo de qualidade para os projetos premiados; e contribuir para a visibilidade a roteiristas mulheres.

Desde sua criação recebeu 700 roteiros e distribuiu cerca de R$ 40 mil em prêmios. Em 2020, sua 5ª Edição, foram mais de 250 inscrições número que expressa o aumento da presença de mulheres no setor.

O amadurecimento da premiação dá origem ao Cabíria LAB, um espaço de impulsionamento de talentos e contribuição para o desenvolvimento de histórias escritas e protagonizadas por mulheres, além das já tradicionais credenciais para eventos parceiros.

Laranjeiras Filmes

Foco na produção criativa de conteúdos originais e projetos audiovisuais que conciliem excelência estética, impacto social e potencial de comunicação. Com sede no Rio de Janeiro, aberta para o mundo, a produtora, sob as perspectivas de renovação de processos produtivos e no impulsionamento de novas vozes, se organiza em dois núcleos: a Laranjeiras Filmes atende demandas de perfil executivo, consultivo e gerencial de projetos, enquanto o selo Fruto Conteúdo é direcionado para o desenvolvimento criativo e estratégico de conteúdos para todas as mídias e telas. Acredita nos potenciais transformadores da soma de experiências plurais e do trabalho colaborativo para a realização de projetos relevantes, diversos e inspiradores. www.laranjeirasfilmes.com

www.cabiria.com.br
 
 


Últimas Notícias 
13/04/2021
» Movelpar 2021: diretoria do Expoara adia a feira física
13/04/2021
» Segunda edição da Arena Yes reúne grandes nomes do mercado nacional no próximo dia 22
13/04/2021
» A um ano de sua realização, ExpoPrint & ConverExpo será palco da evolução da indústria
13/04/2021
» BIG Festival promove 1º torneio oficial de Suspects: Mansão Mistério do mundo
13/04/2021
» Análise de Cenários (Abicalçados): evento avalia comportamento do setor calçadista
mais...
  buscar notícias: