Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
Cabíria Festival encerra edição virtual somando um público de mais de 20 mil participantes

18/12/2020
Cabíria Festival encerra edição virtual somando um público de mais de 20 mil participantes

Evento reuniu, virtualmente, pessoas do brasil e do exterior que assistiram a filmes, debates e masterclasses

A segunda edição do Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual, que este ano foi realizado online de 18 a 29 de novembro, comemora a presença de mais de 22 mil pessoas, que puderam aproveitar cerca de 40 horas de atividades online com exibição de 35 filmes, 22 microfilmes, além de oficinas, masterclasses, estudos de caso e painéis de debates que compuseram a programação do evento.

Para Marília Nogueira, uma das organizadoras do festival, “o aprendizado no ambiente online foi imenso e valioso. Certamente, desejamos voltar ao presencial, quando for seguro. Porém, acreditamos que seja importante manter um caráter híbrido de formato, presencial e digital, para maior abrangência e democratização do projeto”.

O Cabíria Festival visa impulsionar cineastas mulheres e se tornar-se uma vitrine para realizadoras, além de uma nova janela de conteúdo para o público. Um dos seus objetivos é dinamizar um espaço de debate e de ações em busca de um audiovisual mais igualitário e representativo. Em sua missão de transformar o audiovisual em um setor mais diversificado e inclusivo, o evento promoveu um encontro entre audiência, cadeia produtiva e cineastas do Brasil e dos países convidados: Alemanha, Argentina, Canadá, Costa Rica e França.

“Vimos que o debate acerca da desigualdade de gênero, diversidade e crise de representatividade no audiovisual, seja à frente ou atrás das câmeras, acontece globalmente. Além disso, a expansão de fronteiras também representa para o festival situar-se a nível internacional frente aos objetivos que visa promover”, comentou Vânia Matos, também organizadora do evento.

O tema de 2020 foi “Imaginários possíveis, rupturas em processo”, que teve a proposta de reforçar a importância da diversidade de olhares e atuações no âmbito do audiovisual. Grupos que costumam ter pouca representatividade no setor – e na sociedade, em geral – puderam expressar sua subjetividade através das telas. A escolha da cineasta homenageada seguiu essa temática: Patrícia Ferreira Pará Yxapy, indígena da etnia Mbyá-Guarani, foi tema de uma mostra de 11 filmes, incluindo um título no qual é personagem.

Expansão do Cabíria Prêmio de Roteiro, que desde 2015 premia histórias escritas e protagonizadas por mulheres, a edição deste ano anunciou os nomes das 20 finalistas na abertura do evento. As vencedoras participaram do Cabíria LAB, com 17h de imersão no universo do desenvolvimento das narrativas. Foram 267 projetos inscritos e os 20 selecionados, divididos nas categorias de longa ficção, argumento infantojuvenil de longa de ficção, piloto de série documental e de ficção. Todos os vencedores foram apresentados a 19 consultores, que puderam contribuir para o desenvolvimento de cada um e para a formação profissional de 27 roteiristas participantes (alguns projetos tinham coautoria). Os parceiros do Cabíria no Lab foram Instituto Alana, Projeto Paradiso, Tertulia Narrativa, a Embaixada da França no Brasil, Goethe Institut e a SPCine.

O Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual ampliou ainda mais a sua rede de parceiros, que foram o alicerce para a realização do evento, além de uma talentosa equipe de colaboradoras. Foram 33 parcerias dedicadas a unir força, mesmo em tempos difíceis, e transformar a sociedade em um lugar mais igualitário. Além dos citados acima, outros importantes parceiros foram Videocamp, Telecine, ETC Filmes, Selo ELAS, Hysteria, Cardume Curtas, Mubi, LATC, Imprensa Mahon, Canal Curta! e Canal Brasil.

Sobre o Prêmio Cabíria

Idealizado por Marília Nogueira sob o lema “Por mais mulheres nas telas e atrás das câmeras”, o Prêmio Cabíria foi lançado em 2015. Seu nome resgata uma célebre personagem de Federico Fellini no filme “Noites de Cabíria”, eternizada pela atriz Giulietta Masina. Sua criação colocou em pauta três objetivos principais: estimular roteiristas a criarem histórias com protagonistas mulheres diversas e inspiradoras; converter o prêmio em um selo de qualidade para os projetos premiados; e contribuir para a visibilidade a roteiristas mulheres.

Desde sua criação recebeu 700 roteiros e distribuiu cerca de R$ 40 mil em prêmios. Em 2020, sua 5ª Edição, foram mais de 250 inscrições número que expressa o aumento da presença de mulheres no setor.

O amadurecimento da premiação dá origem ao Cabíria LAB, um espaço de impulsionamento de talentos e contribuição para o desenvolvimento de histórias escritas e protagonizadas por mulheres, além das já tradicionais credenciais para eventos parceiros.

Laranjeiras Filmes

Foco na produção criativa de conteúdos originais e projetos audiovisuais que conciliem excelência estética, impacto social e potencial de comunicação. Com sede no Rio de Janeiro, aberta para o mundo, a produtora, sob as perspectivas de renovação de processos produtivos e no impulsionamento de novas vozes, se organiza em dois núcleos: a Laranjeiras Filmes atende demandas de perfil executivo, consultivo e gerencial de projetos, enquanto o selo Fruto Conteúdo é direcionado para o desenvolvimento criativo e estratégico de conteúdos para todas as mídias e telas. Acredita nos potenciais transformadores da soma de experiências plurais e do trabalho colaborativo para a realização de projetos relevantes, diversos e inspiradores.

www.cabiria.com.br
 
 


Últimas Notícias 
14/06/2021
» Nova data de realização da 19ª Feira EBS - Feira da Indústria de Eventos Corporativos, Incentivos, Congressos, Feiras e Treinamentos
14/06/2021
» Com a transferência da 40 graus para 2022, Merkator acelera preparativos para a Zero Grau marcada para novembro
14/06/2021
» Febrava: a maior feira do setor AVAC-R será presencial e on-line em 2021
14/06/2021
» Próxima edição do SIAVS tem nova data programada
14/06/2021
» VII Encontro de Construtores e Incorporadores: Secovi-SP e SindusCon-SP realizam mais uma edição do evento
mais...
  buscar notícias: