Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
Evento discute a metodologia BIM

23/12/2020
Evento discute a metodologia BIM

Obrigatória a partir de 2021, a Modelagem da Informação da Construção é tema de discussão entre engenheiros e demais profissionais do setor

A New Roads Engenharia promove de 25 a 29 de janeiro, ao vivo e on-line, encontro “BIM para Projetos e Obras de Infraestrutura”, com o engenheiro e diretor da Valec, Washington Luke, chefe do Núcleo BIM.

O evento irá abordar, entre outros assuntos, os níveis do Building Information Modeling (BIM); o uso da nova metodologia; as diferenças entre projetos CAD e projetos BIM; o BIM integrado ao GIS; o BIM para projetos de engenharia, para orçamento e planejamento de obras; as recomendações para implantação do BIM; contratação de projetos; e modelos de editais de licitação em BIM.

A iniciativa do Governo Federal por meio do lançamento do Decreto 9.983/2019, que trata da Estratégia BIM BR, instituída com a finalidade de promover um ambiente adequado ao investimento em BIM e a sua difusão no País, também estará na pauta do encontro, que irá reunir empresas construtoras, representantes do Dnit, DERs e Secretarias de Estado de Infraestrutura, prefeituras, responsáveis pela contratação ou fiscalização de obras de pavimentação urbana, entre outras instituições do setor.

A metodologia BIM

O Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção é o conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, utilização e atualização de modelos digitais de uma construção, de modo colaborativo. Trata-se de uma única plataforma de informações que pode atender todo o ciclo de vida de um objeto construído.

“É uma ferramenta indispensável que garante maior assertividade técnica e controle dos gastos em obras”, garante o engenheiro e diretor da New Roads, Elci Pessoa Jr..

O BIM tem se consolidado como um novo paradigma para o desenvolvimento de empreendimentos de arquitetura e de engenharia. Sua utilização aprimora muitas práticas do setor da construção e traz uma série de benefícios para projetos de infraestrutura de transportes, entre eles melhor qualidade do projeto com mais aderência às normas; melhor acurácia e assertividade nos quantitativos e orçamento; maior rapidez na aprovação e análise dos projetos; e a construção mais assertiva nas suas características técnicas, orçamentária e de prazo.

A utilização do BIM foi estabelecida pelo governo federal por meio do Decreto 10.306, de 3 de abril de 2020, para a execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia, realizados pelos órgãos e pelas entidades da Administração Pública Federal.

A implementação da nova metodologia se dará de forma gradual. A primeira fase será a partir de 1º de janeiro de 2021, sendo o BIM utilizado no desenvolvimento de projetos de arquitetura e engenharia, referentes a construções novas, ampliações ou reabilitações. A segunda fase será a partir de 1º de janeiro de 2024, e a terceira fase será a partir de 1º de janeiro de 2028.

Mais informações sobre o evento pelo site www.newroads.com.br
 
 


Últimas Notícias 
19/04/2021
» Juruaia - capital da lingerie anuncia a realização da 24ª Felinju em formato online
19/04/2021
» Nucleovet confirma 13º Simpósio Brasil Sul de Suinocultura on-line
19/04/2021
» E-Summit 2021: maior evento sobre mídias sociais do Brasil será em junho
19/04/2021
» Merkator e lideranças calçadistas decidem pela transferência da edição presencial do SICC 2021
19/04/2021
» SET eXPerience 2021 apresentado ao mercado
mais...
  buscar notícias: