Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
Abertura da Colheita do Arroz vai acontecer na Embrapa

09/02/2021
Abertura da Colheita do Arroz vai acontecer na Embrapa

Evento de três dias será realizado de forma virtual e lavouras poderão ser visitadas

Pela terceira vez a Embrapa sedia em sua Estação Experimental Terras Baixas, situada em Capão do Leão, a Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos de Terras Baixas do RS, numa parceria formada entre a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), o Instituto Riograndense do Arroz (Irga) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O evento confirmado pelo Governo do Estado do RS, acontece entre os dias 9 e 11 de fevereiro, e segue o formato híbrido (programação virtual e presencial), obedecendo os protocolos sanitários exigidos pelos órgãos de saúde para enfrentamento, de prevenção e combate ao COVID -19.

Temática e técnicas

A temática deste ano da Abertura da Colheita “Os Novos Rumos dos Sistemas de Produção” envolve as mostras de tecnologias nas vitrinas tecnológicas e palestras que discutem as tendências para o mercado de grãos, os cenários de comercialização do arroz importante e a inserção do Brasil como exportador de grandes volumes fazem cereais. Além disso, o espaço vai apresentar painéis sobre a necessidade da mecanização agrícola, o fomento à irrigação, o uso de novas tecnologias na produção de alimentos para facilitar a vida do produtor rural e garantir maior sustentabilidade ambiental da produção agrícola, em especial a orizícola. Tudo isso pode ser assistido presencialmente ou acompanhado de forma online pelo site da feira.

A Embrapa programou um ciclo de palestras técnicas durante os três dias do evento. Como palestras vão tratar sobre saúde do solo, rotação de culturas, forrageiras da Embrapa, ações para atenuar os gases de efeito estufa, drenagem com camalhões e tecnologias para produção de arroz, soja e milho em suco-camalhão, plantas daninhas, manejo de cultivares de arroz da Embrapa, produção de arroz irrigado por aspersão, benefícios da coinoculação no plantio da soja e manejo de pragas em milho e soja. Toda a programação pode ser acessada aqui e elas serão transmitidas pelo canal da Embrapa no YouTube. Após cada palestra, os pesquisadores responderão perguntas e dúvidas ao vivo. Para os visitantes presenciais, o estande da Empresa terá um telão para que possa assistir como palestras, com todos os cuidados sanitários.

Vitrines Tecnológicas da Embrapa

Uma Unidade de pesquisas mostrará como cultivares de arroz irrigado oriundas do Programa de Melhoramento Genético: BRS Pampa CL, BRS A705 e BRS Pampeira. Essas cultivares visam atender ao mercado de arroz tipo longo e fino, associando alta produtividade e excelente qualidade industrial e culinária.

Em outra área será necessária as tecnologias de Sistematização do solo, com declividade variada e sulco-camalhão, que viabilizam a drenagem superficial ea irrigação de cultivos de sequeiro em rotação ao arroz irrigado, além de manejos diferenciados para culturas de soja, milho e sorgo em sistema sulco-camalhão, indicando sua viabilidade para a diversificação da produção.

E ainda, uma vitrine de integração lavoura-pecuária, onde estará expostas como espécies forrageiras de cultivares BRS, anualmente e perenes, para uso em sucessão ou sobressemeadura, em pastejo ou como forrageira conservada, em sistemas integrados de lavoura e pecuária.

Nesta edição está expondo junto com lavouras experimentais da Embrapa, como lavouras das empresas e instituições: Irga, Epagri / SC, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel / UFPEL, UFSM, UFRGS, Basf, FMC, SuperN, Ihara, Netafim, Zimmatic, RiceTec, Syngenta, FTSementes, Bayer, Pioneer, Brevant Sementes, Compass Mineralks, PGG Wrightson, Adama, Sindag e Morgan.

Transmissão online da Abertura e presença do vice-presidente Mourão

A maior parte da programação da Abertura da Colheita pode ser acompanhada pela internet. O ato da abertura, dia 11 de fevereiro, às 14h, terá acesso pela internet ou presencial. Algumas ações serão exclusivamente presenciais, como vitrines tecnológicas e a Feira. Há também a realização da realização da Câmara Setorial Nacional do Arroz no local do evento. Os participantes presenciais seguirão um regramento quanto a adoção de protocolos sanitários a fim de evitar riscos de saúde aos presentes. O evento de aprovação da Associação dos Municípios da Zona Sul do Estado do Rio Grande do Sul (Azonasul) a autorização formal para sua realização.

Para o ato de Abertura do evento está programada a presença física do vice-presidente do Brasil, general Hamilton Mourão. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participará de forma on-line no dia 9 de fevereiro, na abertura das Palestras.

www.embrapa.br
www.youtube.com/channel/UCW0ZdZjp_1NjVi7FQeuvOZw
www.colheitadoarroz.com.br
 
 


Últimas Notícias 
19/04/2021
» Juruaia - capital da lingerie anuncia a realização da 24ª Felinju em formato online
19/04/2021
» Nucleovet confirma 13º Simpósio Brasil Sul de Suinocultura on-line
19/04/2021
» E-Summit 2021: maior evento sobre mídias sociais do Brasil será em junho
19/04/2021
» Merkator e lideranças calçadistas decidem pela transferência da edição presencial do SICC 2021
19/04/2021
» SET eXPerience 2021 apresentado ao mercado
mais...
  buscar notícias: