Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
Connected Smart Cities realiza evento no Amazonas e apresenta Plano de Cidades Inteligentes para Manaus

06/04/2021
Connected Smart Cities realiza evento no Amazonas e apresenta Plano de Cidades Inteligentes para Manaus

O encontro reunirá especialistas e abordará, também, indicadores de desenvolvimento de Manaus, 2ª cidade mais bem posicionada, no recorte da Região Norte, e a 25ª com mais de 500 mil habitantes, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities 2020

Na próxima terça (06/04), às 10h (horário local) e 09h (horário de Brasília), o Connected Smart Cities & Mobility, iniciativa da Necta, realiza o Encontro Regional Manaus para debater sobre as iniciativas de smart cities no contexto da capital amazonense. A edição faz parte da agenda de eventos regionais da plataforma, em 2021, em todas as capitais do país, contemplando 27 ações entre fevereiro e agosto, semanalmente e sempre às terças-feiras. O primeiro encontro foi realizado em Salvador; seguido por Vitória; Belém; Campo Grande; Curitiba; e Maceió, em 30/03. Inscrições gratuitas em: http://evento.connectedsmartcities.com.br/eventos-regionais/

O encontro acontece ao vivo, em formato virtual, e reunirá especialistas em smart cities. A programação abordará indicadores de desenvolvimento no contexto do Ranking Connected Smart Cities 2020, que aponta Manaus como a 2ª cidade mais bem posicionada, no recorte da Região Norte, e 25ª entre as cidades com mais de 500 mil habitantes. Já em Governança, a capital está na 1ª colocação regional e, no Ranking Geral, entre as 25 melhores cidades do País.

A iniciativa também contempla a apresentação do Plano de Cidades Inteligentes para a capital.

"Manaus é uma das cidades da Região Norte mais bem posicionadas no Ranking do Connected Smart Cities, destaque em empreendedorismo, crescimento empresarial, de empresas de tecnologia e em expansão para incubadoras de empresas. Nossa meta é ser cada vez mais uma capital incentivadora de negócios tecnológicos e de desenvolvimento, atuando em diversos segmentos relacionados, como e-commerce de produtos regionais, startups, institutos de pesquisa, dentre outros", disse o prefeito da capital do Amazonas, David Almeida.

O evento de Manaus faz parte das ações da sétima edição do evento nacional Connected Smart Cities & Mobility, que acontece, em São Paulo, entre os dias 01 e 03 de setembro de 2021, e conta com várias iniciativas pré-evento.

"Somos a principal plataforma do ecossistema de cidades inteligentes e mobilidade urbana no Brasil e fomentar esse tema da forma mais abrangente possível faz todo o sentido para o nosso trabalho. Os encontros e outras atividades permitem que o debate e as boas práticas para a cidades e mobilidade urbana alcancem mais municípios. E, assim como nas demais capitais, teremos uma agenda importante em Manaus, com o envolvimento de vários atores com atuação no desenvolvimento mais sustentável das cidades", disse Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility.

Destaques de Manaus no Ranking Connected Smart Cities

A programação do Encontro Regional Manaus conta com apresentação dos destaques da cidade no Ranking Connected Smart Cities, que compreende 11 eixos analisados e 70 indicadores. A capital é a 2ª mais bem posicionada, no recorte da Região Norte, e a 25ª entre as cidades com mais de 500 mil habitantes, conforme o Ranking.

O Ranking CSC, além dos resultados gerais, análises segmentadas pelos eixos temáticos, traz uma visão Regional, que contempla as cinco regiões brasileiras, destacando o porte de municípios. Nesse contexto, Manaus está no recorte das cidades com mais de 500 mil habitantes.

A capital é destaque em Empreendedorismo, eixo que subiu duas posições e alcançou a 6ª colocação. E, contrariando tendência à época da coleta dos dados da última pesquisa, a cidade registrou crescimento empresarial entre as empresas de tecnologia de 3,2% , seguido também de um crescimento de 3,4% no ano anterior.

Tecnologia é um segmento em expansão na cidade. De acordo com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o município conta com 2 polos tecnológicos e mais de 10 incubadoras de empresas. Em Economia, Manaus subiu 68 posições e, em 2020, ocupou a 11ª posição.

Willian Rigon, sócio e diretor comercial e marketing da Urban Systems, responsável pelo Ranking, chama a atenção para Tecnologia e Inovação, principal eixo normalmente atrelado às smart cities, onde a cidade subiu 18 posições, no recorte do Ranking Connected Smart Cities 2020, atingindo a 12ª colocação. "Manaus é o município da região norte mais bem posicionado neste recorte. É Importante pontuar que Empreendedorismo e Tecnologia e Inovação são conectados, em relação aos seus indicadores e aos benefícios gerados para a cidade".

Rigon também avalia os pontos de atenção: "Manaus precisa voltar a figurar entre as 100 melhores em Meio Ambiente, pautado em infraestrutura, e também em Educação e Saúde. Os estudos internacionais de cidades inteligentes não avaliam a infraestrutura de distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto. Entretanto, no Brasil, ainda estamos atrasados em relação a essas questões, que também fazem parte da Agenda de Desenvolvimento Sustentável. E as cidades brasileiras possuem carência nessa infraestrutura", completou.

Participantes Encontro Regional Manaus

Estão confirmados: o diretor do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Pedro Paulo Cordeiro; o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) do Amazonas, Jório de Albuquerque Veiga Filho; o diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique do Nascimento Martins; a chefe da Representação da superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) em Brasília, Érika de Almeida Leite; o coordenador do Pedala Manaus, Paulo Aguiar.

Além do professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Augusto Rocha; o CEO da Lemobs, Sérgio Rodrigues; o co-founder da Meryt, Lucas Ribeiro Prado; a CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility, Paula Faria; o diretor comercial e marketing e sócio da Urban Systems e Connected Smart Cities, Willian Rigon; entre outros especialistas.

A programação completa está disponível em: http://evento.connectedsmartcities.com.br/eventos-regionais/

Agenda

A Agenda proposta para os eventos regionais pós-eleição municipal 2020 acontece entre 23 de fevereiro e 24 de agosto de 2021 e contempla os estados/regiões:

Estados Região Nordeste/Cidades: Maceió (AL); Salvador (BA); Fortaleza (CE); São Luís (MA); João Pessoa (PB); Recife (PE); Teresina (PI); Natal (RN); Aracaju (SE);
Estados Região Sul/Cidades: Florianópolis (SC); Curitiba (PR); Porto Alegre (RS);
Estados Região Norte/Cidades: Rio Branco (AC); Macapá (AP); Manaus (AM); Belém (PA); Palmas (TO); Porto Velho (RO); Boa Vista (RR);
Estados Região Sudeste/Cidades: Vitória (ES); Belo Horizonte (MG); Rio de Janeiro (RJ); São Paulo (SP);
Estados Região Centro-Oeste/Cidades: Brasília (DF); Campo Grande (MS); Cuiabá (MT); Goiânia (GO).

Patrocinadores Eventos Regionais: Bosch, Enel X, Signify e Sonner

O Connected Smart Cities

O Connected Smart Cities funciona como uma plataforma completa de conteúdo com múltiplos canais e formatos que permitem aos profissionais do ecossistema de cidades inteligentes acesso aos conteúdos: analítico e relevante, por meio do: Ranking, evento, Prêmio, Learn e o portal, além do Connected Smart Mobility, que conta com site e conteúdo dedicado às discussões relacionadas a mobilidade urbana no Brasil.

O Connected Smart Cities & Mobility conta com um alcance de mais de 15 mil pessoas mensalmente, 19 mil participantes, 1.200 reuniões nas Rodadas de Conexões e Negócios, 550 marcas participantes, 300 painéis de discussão, 1.100 palestrantes, além de mais de 250 apoiadores. O evento se destaca, ainda, pela ampla participação de prefeituras que, apenas em 2019 (formato presencial), contou com a presença de aproximadamente 300 municípios.

Serviço

Connected Smart Cities & Mobility 2021
Mais informações: http://evento.connectedsmartcities.com.br
Organização: Necta e Urban Systems

Encontro Regional Manaus Data: 06/04 Horário: Às 10h (horário local) e 09h (horário de Brasília) Inscrições gratuitas em: http://evento.connectedsmartcities.com.br/eventos-regionais/

Sobre o Connected Smart Cities & Mobility

O Connected Smart Cities & Mobility, principal plataforma especializada no mercado de cidades inteligentes e mobilidade urbana no Brasil e uma das maiores da América latina. Foi desenvolvida pela Necta e a Urban Systems e envolve empresas, entidades e governos. A iniciativa tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.

Ranking Connected Smart Cities: estudo desenvolvido pela Urban Systems, por meio de metodologia própria e exclusiva, em parceria com a Necta. Além de considerar os conceitos de cidades inteligentes, como tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, o Ranking considera o conceito de conectividade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais das cidades e sustentabilidade econômica. Os indicadores do Ranking Connected Smart Cities 2020 podem ser acessados em: http://conteudo.urbansystems.com.br/csc_urban_atual
 
 


Últimas Notícias 
19/04/2021
» Juruaia - capital da lingerie anuncia a realização da 24ª Felinju em formato online
19/04/2021
» Nucleovet confirma 13º Simpósio Brasil Sul de Suinocultura on-line
19/04/2021
» E-Summit 2021: maior evento sobre mídias sociais do Brasil será em junho
19/04/2021
» Merkator e lideranças calçadistas decidem pela transferência da edição presencial do SICC 2021
19/04/2021
» SET eXPerience 2021 apresentado ao mercado
mais...
  buscar notícias: