Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
A mais completa e atualizada
informação sobre o mercado de feiras
 
 
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
Pacaembu terá feira de arte em parceria com galerias

30/04/2021
Pacaembu terá feira de arte em parceria com galerias

Evento inova com modelo colaborativo com as associações de galeristas e deve acontecer no segundo semestre de cada ano; em 2021, a previsão é que seja em novembro

São Paulo vai ganhar uma nova Feira de Arte, num dos locais mais icônicos da cidade, o Complexo Esportivo do Pacaembu. O evento, que será realizado anualmente sempre no segundo semestre, é fruto da parceria entre a concessionária Allegra Pacaembu, a Associação Brasileira de Arte Contemporânea (Abact), a Associação de Galerias de Arte do Brasil (Agab) e 70 galerias brasileiras que integram as duas entidades. A primeira edição está prevista para ocorrer em novembro de 2021.

A exemplo do que ocorreu no evento Arte em Campo, realizado no final de 2020, a Feira irá oferecer à cidade uma grande ocupação ao ar livre, gratuita, ocupando áreas do complexo. Simultaneamente, as galerias farão suas apresentações individuais. A partir de 2023, parte do evento acontecerá no centro de convenções e eventos que ocupará o subsolo da edificação que será construída no processo de restauro e modernização do Pacaembu, a cargo da concessionária.

“Essa é mais uma ação que reforça a retomada dos pilares de cultura e lazer que, ao lado do esporte, compunham a proposta original do Pacaembu e é resgatada por nosso projeto. Nosso objetivo é intensificar o uso desse equipamento público pela população. Queremos um Pacaembu mais democrático, plural e acessível. A difusão das artes plásticas é um dos caminhos que vamos percorrer para chegar lá”, diz Eduardo Barella, CEO da Allegra Pacaembu.

“A Feira vai trazer um novo polo cultural para a cidade, visando aproximar ainda mais públicos diversos e não especializados do universo da arte, com um viés educativo, de difusão cultural e de fortalecimento do mercado de arte brasileiro”, afirma Ulisses Cohn, presidente da Associação de Galerias de Arte do Brasil (Agab).

Além de ocupar o espaço do Pacaembu, a grande novidade da feira é seu modelo colaborativo inédito no setor, com as associações representantes dos galeristas tendo um papel de protagonismo na criação e desenvolvimento do evento. “As associações das galerias de arte farão parte do núcleo de organização e vão poder definir desde a concepção original do evento até as questões práticas relacionadas à gestão e governança”, diz Luciana Brito, presidente da Associação Brasileira de Arte Contemporânea.

Sobre Allegra Pacaembu

A Allegra Pacaembu é a concessionária que, em 25 de janeiro de 2020, assumiu a gestão do Complexo Esportivo do Pacaembu por 35 anos. A concessionária prevê investir cerca de R$ 300 milhões no equipamento público tombado, entregando-o para a cidade totalmente restaurado e modernizado, respeitando sua história e amplificando seu significado. Será um Pacaembu aberto a todos os paulistanos, democrático, inclusivo, plural e um espaço de convivência, de serviços, esporte, cultura e lazer.

Sobre Abact

A Abact – Associação Brasileira de Arte Contemporânea, criada em 2007, é uma associação privada sem fins lucrativos que compreende 59 galerias de arte de 7 estados brasileiros e do Distrito Federal.

Como missão, a Associação visa ampliar o intercâmbio cultural, promover a profissionalização e desburocratização do mercado e fomentar o diálogo e a educação em torno do setor de arte contemporânea no Brasil através de diversas ações e projetos, entre os quais se destacam o Art Weekend, os leilões Abact, o Galerias em Debate, e, principalmente o Projeto Latitude – uma parceria entre a Abact e a APEX Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que promove a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea com o objetivo de criar oportunidades de negócios no exterior através de ações de capacitação, apoio à inserção internacional, promoção comercial e cultura.

Sobre Agab

A Agab – Associação de Galerias de Arte do Brasil foi fundada em 2018 por galerias e casas de leilões do mercado secundário e reúne parte das mais relevantes e atuantes galerias de arte e casas de leilão do Brasil.

A Agab tem como objetivo organizar e estabelecer práticas e procedimentos comuns às entidades deste setor, estimulando seus membros a adotar parâmetros e boas práticas de governança, gestão e ética que conduzam à maior qualificação do mercado de arte do país, além de procurar desenvolver e fortalecer o setor através de iniciativas diversas como exposições, feiras e congressos

http://abact.com.br
www.agab.com.br
https://allegrapacaembu.com
 
 


Últimas Notícias 
24/09/2021
» Mercoagro 2022: ACIC Chapecó altera data da feira
24/09/2021
» XIII Congresso Nacional de Feijão começa no dia 28 e será totalmente virtual
24/09/2021
» DevCamp: um evento além de tecnologia
24/09/2021
» Expoagro Digital movimenta mais de R$ 50 mi em Feira de Negócios
24/09/2021
» APP Ribeirão abre inscrições para o 30º FestGraf
mais...
  buscar notícias: