Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
A mais completa e atualizada
informação sobre o mercado de feiras
 
 
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
Festival Digital de Economia Criativa, Sustentabilidade e Inclusão acontece na próxima semana

21/05/2021
Festival Digital de Economia Criativa, Sustentabilidade e Inclusão acontece na próxima semana

De 25 a 27 de maio, a Associação Objeto Brasil e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, via Proac Lab Expresso – Lei Aldir Blanc, realizarão o Festival de Economia Criativa, Sustentabilidade e Inclusão.

A partir dos pilares de Sustentabilidade, da Inclusão Social e da Diversidade, o festival tem como o objetivo principal promover a Economia Criativa e as manifestações artísticas, como instrumentos de fomento à geração de cultura, de forma a sensibilizar, apoiar e capacitar novos talentos e negócios sustentáveis.

Inspirado pelo Ano Internacional da Economia Criativa para o Desenvolvimento Sustentável 2021, oficializado pela 74ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, o evento aproveita o momento para reascender o poder da Economia Criativa no Brasil, por meio do crescimento econômico sustentável e inclusivo, a cooperação e networking entre os governos e o setor privado, além de proporcionar um ambiente de oportunidades e empoderamento por todos os direitos humanos (etnias, mulheres, população negra, povos indígenas, pessoas com deficiência e LGBTQIA+).

“A presença da criatividade na sociedade contemporânea se dá de forma transversal. Como vetor de crescimento, está na origem de inúmeros outros conceitos. Da Economia Criativa de John Howkins a Richard Florida, extrapola o âmbito artístico para se instalar como agente ativo na solução de problemas complexos e vetor de desenvolvimento. A economia, incluindo a criativa, só pode existir se apoiada no tripé conceitual da sustentabilidade que, além da perspectiva econômica, contempla também a ambiental e a social.”

Com o propósito de integrar, conectar e promover a cultura, o Festival Digital de Economia Criativa, Sustentabilidade e Inclusão conta com parcerias e apoio de organizações, associações e empresas que vislumbram os mesmos valores, como a Universidade São Judas, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo/PROAC LAB e a Secretaria da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São Paulo.

Para democratizar o acesso à cultura e contribuir para a geração de empregos e oportunidades aos profissionais e agentes culturais, o evento será gratuito, veiculado digitalmente em plataformas de streaming. A divulgação espontânea do conteúdo audiovisual será inclusiva e diversa por meio dos canais de comunicação digitais: website do festival e aplicativos de redes sociais como Facebook, Instagram, Linkedin, YouTube e Spotify.

Em relação às boas práticas de inclusão, serão utilizadas diferentes ferramentas para acessibilidade comunicacional: audiodescrição para compreensão de narrativas por parte de pessoas cegas e com deficiências visuais ou intelectuais, tradução em Libras e Closed Caption, legendas, para pessoas surdas ou com deficiência auditiva.

Durante os três dias, a programação incluirá várias ativações sobre design, artesanato, sustentabilidade, inclusão e diversidade, tais como uma palestra sobre “Economia Criativa e Inclusão Social”, o espetáculo teatral “22, Semana de Arte Moderna”, uma rodada de conversa sobre “A Criatividade como Agente de Transformação Cultural, Econômica e Social”, cinco apresentações musicais com os artistas Caliandra, DJ Ramilson, Yzalú, Neusa Romana e Ayrton Salvanini, uma oficina de Teatro Acessível e outra com o tema “Construindo um Negócio Criativo”, além dos talks “Dimensões Criativas: Acessibilidade e Diversidade”, “Mulheres Criativas”, “Design Universal” e “Economia Circular”.

Em paralelo, o Festival lança a Plataforma de Exposição e E-commerce, com foco na promoção do Artesanato, ferramenta para divulgar os produtores e empreendedores criativos, uma iniciativa de curadoria e apoio a marcas e produtos do artesanato brasileiro, bem como um incentivo à geração e crescimento de negócios. Por meio da plataforma, localizada no website do Festival, vitrines e catálogos virtuais estarão disponíveis com objetos contemporâneos, criações independentes, presentes culturais, arte brasileira, popular e indígena, além de design autoral. A partir do interesse, o visitante será direcionado aos canais das empresas, especialmente selecionadas por compartilharem os mesmos conceitos e valores do Festival.

Participam os criativos Arte Tribal Brasil, Feira na Rosenbaum, Museu A Casa do Objeto Brasileiro, *Marco 500 e a designer Nara Ota. A exposição virtual ocorrerá durante os três dias de ações do Festival e continuará disponível por mais um mês após evento.

Criativos Convidados | Talks E Oficinas

Ângela Tamiko Hirata | Christiano Braga | Caetana Franarin | Cid Torquato | Claudia Facca | Cris Rosenbaum | Edilson Flausino | Fabio Ota | Fred Gelli | Guilherme Castellini Jessica Sandin | Jorge Grimberg | José Luiz Tejon | Marcus Novello | Maria Do Carmo Filippini | Monica Orcioli | Nicole Facuri | Regina Galvão | Regina Monteiro | Silvana Cambiaghi | Silvia Grecco | Victor Megido

Artistas | Espetáculos E Performances

Ayrton Salvanini | Caliandra | Ca Cau | Guilherme Rodio | Neusa Romano | Yzalú | Dj Ramilson Maia

Expositores de Artesanato

Arte Tribal | Feira Na Rosenbaum | Marco500 | Museu A Casa do Objeto Brasileiro | Nara Ota

A criatividade por trás do festival

- Associação Objeto Brasil

- Constituída há quase 30 anos junto a parceiros e colaboradores de múltiplos setores, incluindo o industrial representado pelo bibliófilo José Mindlin, Presidente de Honra do Conselho da entidade (in memoriam), a Associação Objeto Brasil é liderada por Joice Joppert Leal, referência internacional na área do Design, da Economia, Cidades e Indústrias Criativas. Direcionada à promoção do Design Brasileiro no país e exterior, a instituição tem sede em São Paulo, com consagrada abrangência nacional e em mais de 20 países, tais como Alemanha, Argentina, México, Costa Rica, Canadá, China, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, Japão, Portugal entre outros.

- Joice Joppert Leal

Responsável pela idealização do Festival Digital de Economia Criativa, Sustentabilidade e Inclusão, Joice Joppert Leal atua há mais de 40 anos na promoção do design brasileiro, essência da economia criativa e circular, no âmbito nacional e internacional. Nos anos 1970, trabalhou na promoção comercial do Consulado Geral do Brasil em Milão, Itália. Entre 1980 e 2002, implementou e dirigiu o Departamento de Engenharias e Tecnologia-DETEC e o Núcleo de Desenho Industrial (NDI) da FIESP-Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Em 1996, fundou a Associação Objeto Brasil que organiza exposições e premiações ao redor do mundo. Como Diretora executiva da associação, realiza curadorias culturais, consultorias e publicações.

- Willian Casarim

Willian Casarim é Diretor Criativo e de Conteúdo do Festival Digital de Economia Criativa, Sustentabilidade e Inclusão. Internacionalista, especialista em gestão de projetos, com atuação global, é movido pela criatividade, inovação, tecnologia, sustentabilidade e design, a partir de projetos e causas que contribuam para construção de um ambiente de desenvolvimento econômico, cultural, social e ambiental que promovam impactos e transformem o universo dos negócios, governos, pessoas, cidades e países.

- Bebé Castanheira

Coordenadora de Pesquisa e Curadora adjunta do Festival Digital de Economia Criativa, Sustentabilidade e Inclusão, Bebé Castanheira é Doutora e Mestre em Arquitetura & Urbanismo, graduada em Design pela FAAP. Designer, professora universitária, pesquisadora e consultora no desenvolvimento de projetos Elisabete Castanheira possui sólida experiência de mercado, acadêmica e de conteúdo para as áreas do design, da inovação e da economia criativa. Em 2017 integrou a comitiva que representou o Brasil no júri do Prêmio Cannes Lions e foi a coordenadora técnica do dossiê vitorioso de candidatura de Brasília à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, para a categoria Design.

Serviço

Festival Digital de Economia Criativa, Sustentabilidade e Inclusão
25 a 27 de maio de 2021
Instagram @objetobr
Facebook f Objeto Brasil
Para demais plataformas, acesse: www.festdig.com.br
 
 


Últimas Notícias 
23/09/2021
» Começa nesta quinta (23) a exposição "Veículo Elétrico Latino-Americano"
23/09/2021
» Vidrosom e Encontro Nacional da Indústria de Esquadrias e Alumínio anunciam a programação na Fesqua Virtual 2021
23/09/2021
» Associados Aviesp e Abav-SP terão hospedagem gratuita durante a Aviesp Expo
23/09/2021
» Ministro da Infraestrutura confirma presença no maior Encontro de Obras Públicas do país
23/09/2021
» Festival Teen Live Show 2021 faz sua edição mais interativa de todos os tempos
mais...
  buscar notícias: