Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras

 
 
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
Colégio Dante Alighieri realiza sua feira anual de Projetos de Ciências, a FeNaDante, com participação internacional

03/09/2021
Colégio Dante Alighieri realiza sua feira anual de Projetos de Ciências, a FeNaDante, com participação internacional

Com participação de estudantes de sete países além do Brasil e 214 projetos competindo, FeNaDante se firma como evento do calendário internacional de feiras estudantis com aumento de 81% de inscritos

De 20 a 25 de setembro de 2021, o Colégio Dante Alighieri realiza a terceira edição da Feira Nacional de Ciência e Tecnologia Dante Alighieri, a FeNaDante. Uma das maiores do país, a feira tem como um de seus principais objetivos a divulgação das pesquisas de pré-iniciação científica de estudantes, promovendo a integração e o compartilhamento de experiências.

Neste ano a feira vem com uma novidade: abriu as inscrições para escolas de fora do país, além de ter a participação de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Há projetos de 16 estados e do Distrito Federal, além dos seguintes países: Canadá, Cuba, Malásia, México, Paraguai, Peru e Itália. Por conta da pandemia, o evento será realizado em formato híbrido, com algumas apresentações presenciais, e outras de forma online.

Centenas de trabalhos foram inscritos e submetidos a uma seleção, dos quais 214 foram escolhidos, representando 65 instituições educacionais. A comissão de avaliadores da FeNaDante selecionou projetos baseando-se na qualidade e no potencial de inovação que apresentam.

São 45 projetos na área de Ciências Biológicas; 43 na área de Ciências Exatas e da Terra; 40 projetos de Engenharia; 33 de Ciências Humanas; 30 projetos de Ciências da Saúde; 22 na área de Tecnologia; 14 de Ciências Sociais Aplicadas; e 11 projetos de Ciências Agrárias. A divisão de projetos por estado é: Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Tocantins com 1 projeto cada; Distrito Federal também participa com 1 projeto; Ceará, Mato Grosso do Sul, Pará e Rio Grande do Norte têm 2 projetos cada; Rio de Janeiro tem 3 projetos; Minas Gerais em 9 projetos; Rio Grande do Sul tem 11; Paraná tem 16 e São Paulo, onde está localizado o colégio que realiza a feira, tem 146 inscritos.

“Nos últimos anos a FeNaDante ganhou mais relevância no cenário nacional e hoje tem grande visibilidade como importante espaço para divulgação das produções dos jovens em uma feira nacional de ciências”, afirma Sandra Tonidandel, diretora pedagógica de Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio do Colégio Dante Alighieri e responsável pelo programa de pré-iniciação científica do colégio, o Cientista Aprendiz. “Neste ano estamos muito animados com a participação de outros sete países além do Brasil”, finaliza. Ela relembra números das últimas edições: em 2019 foram 118 trabalhos competindo; em 2020, 185. Além disso, receber estudantes e professores de outros estados e de outras escolas de São Paulo promove ainda mais a excelência no desenvolvimento científico dos jovens participantes. Neste ano são os 214 mencionados, o que comprova o crescimento de 81% no número de inscrições concorrendo.

Formato híbrido

Em 2020, pela situação da pandemia, as apresentações aconteceram totalmente de forma remota e online. Neste ano de 2021, com o avanço da vacinação no país, alguns alunos poderão realizar as apresentações de forma presencial. As apresentações ocorrerão em salas do Dante, com a banca avaliadora de um lado, e os alunos do outro. Cada grupo pode conter de um a três integrantes, e eles decidem se irão apresentar o projeto de forma remota ou presencial. Da mesma forma, os avaliadores também podem escolher se estarão presentes fisicamente ou apenas de forma online. Para aqueles que desejarem ir presencialmente, seguirão os protocolos sanitários que a escola vem praticando desde o ano passado.

Categorias

Os projetos estão divididos em três categorias:

1) Categoria Leonardo da Vinci: inclui projetos com questão-problema e metodologia de pesquisa definida, que já estejam com resultados.

2) Categoria Galileo Galilei: inclui projetos com questão-problema e com metodologia de pesquisa definida, que possam estar ainda com resultados parciais ou ainda sendo obtidos.

3) Categoria Michelangelo (Catalisador Científico): contempla propostas de pesquisa, que precisam de orientação e ideias de avaliadores e orientadores para o desenvolvimento da metodologia e obtenção de resultados.

As duas primeiras categorias, que irão premiar 1º, 2º e 3º lugares, serão divididas nas seguintes áreas: Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Engenharia; Ciências Humanas; Ciências da Saúde; Tecnologia; Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Agrárias. A categoria Michelangelo atende a uma demanda que o segmento das feiras vinha sentindo, que é prestigiar o aluno que recém-iniciou sua jornada na pesquisa pré-científica, colocando-o lado a lado com outros mais experientes em uma feira de Ciências.

Os trabalhos serão apresentados do dia 21 a 23 de setembro (ver programação completa no link: www.colegiodante.com.br/fenadante/) online e ao vivo para bancas compostas por mestres e doutores de instituições de ensino renomadas. Também no site da FeNaDante é possível ter mais informações sobre cada projeto no link: www.colegiodante.com.br/fenadante/files/2021/projetos_finalistas_1a_chamada.pdf. Os projetos também passarão por votações populares no facebook, que serão usadas na contagem final para definição dos selecionados.

Premiação

Nas categorias Leonardo Da Vinci e Galileo Galilei, haverá premiação do 1º, 2º e 3º lugar. os finalistas receberão alguns prêmios e serão credenciados para outras feiras científicas, como Febrace; Mostratec; Febic; Milset; Expoceti; Mctea; Feceap; FetecMS; e também para algumas feiras internacionais como a Feria Internacional de Innovación, Ciencia y Tecnología no México, Red Global Cocitec no Paraguay e Muestra Cientifica Latinoamericana, no Peru.

Os trabalhos premiados também poderão receber convite para publicação do trabalho na revista InCiência, revista do Dante especializada em divulgar projetos de pré-iniciação científica. Todos os participantes receberão uma certificação de participação.

Serviço

FeNaDante - Feira Nacional de Ciência e Tecnologia Dante Alighieri
Data: de 20 a 25 de setembro (segunda-feira a sábado) de 2021
Programação e mais informações: www.colegiodante.com.br/fenadante/

Sobre o Colégio Dante Alighieri - Fundado pela comunidade italiana em 1911, o Dante é um colégio que tem conseguido de forma eficiente unir sua tradição à inovação. Atende alunos desde os três anos até a terceira série do Ensino Médio. Oferece o ensino bicurricular italiano e brasileiro, o curso Ecce, e tem também o High School. Com seu programa de pré-iniciação científica estimula a investigação e resolução de problemas, sendo um dos mais premiados do Brasil em competições científicas internacionais. A abordagem da tecnologia e da experimentação científica começa já na educação infantil. Conta com infraestrutura atualizadíssima em termos de tecnologia, literatura, artes e ciências – com um dos mais proeminentes museus escolares de História Natural do Brasil. A proposta educacional se ampara na excelência do ensino para a formação de um indivíduo com consciência de suas possibilidades e limitações, munido de uma cultura que lhe permita conhecer e compreender o mundo e refletir sobre o papel do homem.
 
 


Últimas Notícias 
17/09/2021
» Seniortec: evento aborda tecnologias para um mundo exponencial
17/09/2021
» EU Esri 2021 acontece esse mês e mostra quem está na liderança da transformação no país
17/09/2021
» Dia do Programador 2021 da DB1 bate recorde de público
17/09/2021
» Inscrições abertas para a ExpoBrahman 2021
17/09/2021
» Inscrições abertas para a 58° Expo Rio Preto
mais...
  buscar notícias: