Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
A mais completa e atualizada
informação sobre o mercado de feiras
 
 
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
Brazilian Game Week: a semana do jogo eletrônico brasileiro

06/09/2021
Brazilian Game Week: a semana do jogo eletrônico brasileiro

O mercado mundial de vídeo-games é composto por 2,8 bilhões de jogadores e corresponde a US$ 175 bilhões – quantia muito acima do valor combinado das indústrias do cinema, do “streaming” de vídeos, e da música digital. É um setor que cresce rapidamente, e que prospera mesmo em momentos de crise, como o da pandemia da COVID-19, e o Brasil acompanha esse potencial global.

Pesquisas recentes apontam que 72% dos brasileiros têm o costume de jogar vídeo-games nas mais diversas plataformas, um espaço riquíssimo para se ofertar jogos. Estima-se o tamanho do mercado brasileiro em US$ 1,7 bilhão, montante que atrai a atenção de empresas nacionais e internacionais. É um valor significativo, mas representa apenas 1% do mercado global, o que significa que apesar das boas oportunidades para desenvolvedores de jogos no Brasil, o potencial de expansão para o exterior é imenso.

O Brasil alcançou diversos triunfos no cenário mundial de jogos eletrônicos e, mesmo assim, pouco se conhece sobre o mercado e a indústria de vídeo-games no Brasil. A Abragames e a Apex-Brasil promovem o projeto Brazil Games desde 2014, com excelentes resultados, mas com o crescimento vertiginoso do mercado internacional, o Itamaraty identificou oportunidade para, utilizando a capilaridade de postos no exterior, expandir a mensagem sobre jogos brasileiros, de forma simultânea, em outros países.

Assim surgiu a ideia da “Brazilian Game Week”, evento que ocorrerá entre os dias 20 e 24 de setembro e contará com a participação de Embaixadas e Consulados em mais de 20 países. Durante a semana, será apresentado nas mídias sociais dos postos conteúdo referente a jogos, empresas, tecnologia e o estado atual da indústria de vídeo-games no Brasil, conforme a agenda abaixo:

20 de setembro – A indústria brasileira

O Brasil conta com rico ecossistema na indústria de vídeo-games, evolvendo dezenas de pequenos e médios estúdios, com acesso a estruturas de suporte e financiamento, cursos universitários especializados, grandes eventos, como o BIG Festival e o Brasil Game Show, e uma associação nacional de desenvolvedores de jogos (Abragames). Nesse dia será apresentada essa realidade que se desenvolve a cada dia, e que alavanca cada vez mais o potencial dos games brasileiros.

21 de setembro – Jogos Brasileiros de Destaque

Os jogos brasileiros são sucesso de crítica e de público por suas mecânicas originais, seus bons gráficos e sua divertida jogabilidade, disponíveis em celular, consoles ou PC. Nesse dia serão apresentados, de forma sucinta, os games brasileiros de maior destaque.

22 de setembro – E-sports no Brasil

O Brasil já é um dos países com maior número de jogadores profissionais e maior audiência para e-sports, uma tendência que aumentou significativamente com o isolamento social decorrente da pandemia. Nesse dia será apresentado o contexto do e-sport no Brasil e seu significado para a indústria do vídeo-game.

23 de setembro – “Jogos Sérios”: Educação, Saúde e outros setores

Jogo também é coisa séria! Nesse dia serão apresentados possíveis usos de jogos eletrônicos como suporte a diversas atividades em todos os setores da economia. Apoio à educação, capacitação em empresas, treinamento na área de saúde…as possibilidades são inúmeras.

24 de setembro – Realidade Virtual

A indústria brasileira de vídeo-games também atua com tecnologias de ponta! Nesse dia serão apresentados os esforços mais recentes no segmento de realidade virtual, jogos premiados e o potencial de crescimento e de inovação com o uso da tecnologia.

Além do esforço de comunicação para a comunidade “gamer” internacional, serão realizados contatos com as empresas locais do setor e outras partes interessadas, tais como o meio acadêmico e a imprensa. Atuando em diversas frentes simultâneas, espera-se coletar dados mais precisos sobre os diversos mercados locais e identificar potenciais investidores em empresas brasileiras.

Game on!

www.apexbrasil.com.br
www.abragames.org
 
 


Últimas Notícias 
27/09/2021
» Itaúsa realiza evento digital para discutir estratégias e visão de futuro da holding
27/09/2021
» Estão abertas as inscrições para o Futurecom Digital Week
27/09/2021
» Credenciamento antecipado abre o conjunto de medidas sanitárias para a Zero Grau
27/09/2021
» Fimma e Movelsul na contagem regressiva
27/09/2021
» Franchise4u, a primeira e maior feira de franquias focada em negócios, está de volta
mais...
  buscar notícias: