Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
A mais completa e atualizada
informação sobre o mercado de feiras
 
 
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária tem excelente resposta do público

28/09/2021
27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária tem excelente resposta do público

Foram quatro dias debatendo temas de interesse do setor. Evento contou com expressivo público acompanhando os seminários, os trabalhos técnicos e os workshops remotamente

Com o tema “Trilhos para um futuro sustentável”, a 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária (STMF) aconteceu de 14 a 17 de setembro. Promovida pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (Aeamesp), a STMF, reconhecida como um dos mais importantes congressos técnicos do setor de transporte metroferroviário do País, debateu a atual realidade e as expectativas para o setor. Durante a STMF também aconteceu a Metroferr Lounge Experience 2021, reunindo fornecedores de serviços e produtos para o segmento.

“A STMF contou com mais de 80 palestrantes nacionais e internacionais, divididos em salas técnicas, workshops, painéis e debates. Foram mais de 40 horas de conteúdo exclusivo, que trouxeram luz a uma série de temas de interesse do nosso setor. Pelo segundo ano consecutivo foi realizada remotamente e chegamos a um público expressivo do Brasil e do Exterior”, conta Sílvia Cristina Silva, presidente da Aeamesp.

O evento também celebrou importantes patrocinadores. Este ano, apoiaram a STMF as empresas Alstom, Backroom, BYD, CAF, Genetec, Liebherr, Linha Uni, Metrus, P2A, Proimage, Rumo, Siemens, Thales, voestalpine Railway Systems e Voith.

A STMF, que contou com apoios e parcerias institucionais, presença da mídia, painéis temáticos, seminários, workshops, estandes virtuais e muitos trabalhos técnicos, reuniu presidentes, dirigentes e profissionais de empresas, como engenheiros, arquitetos urbanistas e especialistas das áreas de planejamento e controle, projetos, infraestrutura e obras, logística, compras, planejamento estratégico, engenharia, tecnologia, manutenção, operação e especificação. Também participaram representantes de órgãos públicos, entidades de classe e de instituições não governamentais de representação autônoma.

Na abertura do evento foi promovida a entrega do 8º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em parceria com a Aeamesp, que reconheceu, entre 45 trabalhos melhor classificados, os vencedores em três categorias. Os trabalhos foram apresentados ao público durante os quatro dias da 27ª STMF. Em seguida, Silvani Pereira, presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, falou sobre o momento da empresa e as perspectivas para o futuro. No final do dia, em uma cerimônia seguida, foram celebrados os 31 anos de fundação da Aeamesp e os 47 anos do início de operação do Metrô de São Paulo.

O segundo dia foi dedicado a temas ligados ao transporte de passageiros. Abriu o evento o painel “Tendências Digitais Aplicadas à Indústria Metroferroviária”, promovido pela Alamys. Também, na parte da manhã, aconteceu a 4ª Sessão Internacional, abordando “O Futuro da Mobilidade Urbana: Tendências, Sustentabilidade e Economia” e a sessão “Mútua e os Benefícios para os Profissionais do CREA”. Ainda foram realizados os painéis “Aprendizados e Inovações para o Futuro do Transporte sobre Trilhos”, “Novas Tecnologias e o Futuro da Mobilidade” e a Sessão da Linha UNI com o tema “O projeto da Linha 6-Laranja de metrô”.

O terceiro dia também contou com apresentações de trabalhos técnicos e foi dedicado a workshops e seminários sobre o transporte de cargas e infraestrutura. Na abertura, aconteceu o “2º Seminário de Inovações Tecnológicas Aplicadas para a Melhoria dos Processos Ferroviários”. Na parte da tarde, os participante acompanharam remotamente o “V Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário”. Nesse encontro, o Ministério da Infraestrutura promoveu, a palestra magna “Empreendimentos Ferroviários e o Desenvolvimento do Brasil”. Ainda aconteceu sessão promovida pela UNIMETRO sobre “Desafios de como Disseminar o Know How Metroviário”.

No último dia do evento novamente aconteceram discussões sobre o transporte de passageiros e sessões especiais. Pela manhã, a primeira participação foi a Sessão UITP com os temas “Estratégias para Retomada de Passageiros” e “Cenário: Metrôs e Retomada”. Em seguida, teve o painel “ESG – Environment, Social & Governance e o Futuro da Mobilidade”. Na parte da tarde, aconteceram as sessões “Nova Estação João Dias, Linha 9-Esmeralda”, com a palestra de Pedro Moro, presidente da CPTM. Seguida pela apresentação “Relatório Profissional Metroferroviário”; “Conversa com Engenheiro Plínio Assmann”; Palestra do Secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Alexandre Baldy e encerramento do congresso.

Sílvia Cristina Silva, presidente da Aeamesp, ao final, juntamente com membros da diretoria da entidade, celebrou os bons resultados da 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária (STMF). Segundo ela, novos tempos devem vir para o mundo, uma nova realidade para todos. “O setor metroferroviário vem, ao longo dos anos, se adaptando às mudanças, crescendo e evoluindo na medida do possível. Estamos vivenciando um tempo de aprendizados sobre como viver esse chamado ‘novo normal’. Temos esperança que o mundo seja melhor, que nosso futuro seja ainda mais sustentável. Queremos que todos possam contar ainda mais com o transporte sobre trilhos”, defendeu.

Para ela, a 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária (STMF) já começa a ser preparada desde já. “A STMF de 2022 acontecerá de 13 a 16 de setembro, o que vamos deliberar sobre isso ao longo dos próximos meses, sempre de acordo todos os protocolos sanitários e de segurança. Mas temos certeza que o mundo estará diferente e nosso setor acompanhará todas as evoluções”, concluiu.

Todo o conteúdo da STMF está disponível na plataforma do congresso, no seguinte link https://semanadetecnologia.com.br/27semana.

Sobre a 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária – Em sua 27ª edição, a Semana de Tecnologia Metroferroviária aconteceu no período de 14 a 17 de setembro, com o tema “Trilhos para um futuro sustentável”. Trata-se de um dos mais importantes congresso técnico do setor de transporte metroferroviário do País. Durante os quatro dias de evento, técnicos das operadoras, dirigentes empresariais e profissionais do setor debaterão, de forma virtual, questões importantes relacionadas à mobilidade urbana nas grandes cidades.

Sobre a Aeamesp - A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (Aeamesp), fundada em 14 de setembro de 1990?, é uma entidade de fins não econômicos que agrega engenheiros, arquitetos, geólogos e outros profissionais de nível superior, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – CREAs e de Arquitetura e Urbanismo – CAUs.

https://semanadetecnologia.com.br/
 
 


Últimas Notícias 
22/10/2121
» Inovação, Tecnologia e Digitalização na retomada econômica são temas do 3º Innovation Xperience Conference
22/10/2121
» Congresso Brasileiro de Agronomia abre com homenagem a personalidades do setor no País
22/10/2121
» ABCasa Fair 2022: feira de artigos para casa e decoração será realizada em fevereiro
22/10/2121
» Oficinas, atrações culturais e bate-papos: confira a programação gratuita do Open Campus da PUCRS
22/10/2121
» Seagro prepara vasta programação da Pecshow 2021 para o seguimento pecuarista
mais...
  buscar notícias: