Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Assunto do Momento
 
Visite feiras no Brasil e no exterior. Você vai crescer cultural e profissionalmente

Visite feiras no Brasil e no exterior. Você vai crescer cultural e profissionalmente

Contar com executivos e profissionais bem formados, técnica e culturalmente, além de experientes no trato com as principais culturas e ambientes empresariais é um diferencial perseguido pelas grandes organizações. São habilidades que demandam investimento, tanto pessoal como da empresa, mas que, ao longo do tempo, trazem um forte efeito multiplicador.

Em empresas iniciantes ou de pequeno porte, em que normalmente é o próprio empreendedor que se faz presente em feiras e eventos, é ainda mais revelador o impacto das ações de um único executivo muito bem qualificado no sucesso dos negócios.

Pense nisso!

Visitar feiras é uma estratégia comercial que, além de trazer resultados para a sua empresa, ainda tem o poder de acelerar sua formação profissional, elevar seu nível cultural e agregar predicados que, ao longo do tempo, vão abrir novos horizontes e alavancar sua carreira. Então, a importante missão de representar sua empresa em encontros empresariais deve merecer de você toda a atenção e cuidado.

E neste sentido, deixamos aqui valiosas ”dicas” e informações que vão tornar a oportunidade de visitar feiras e eventos empresariais, do Brasil e do exterior, ainda mais proveitosas para você, para sua empresa e para seus negócios:

1. Evite Surpresas Desagradáveis

- Em viagens internacionais, verifique com antecipação, e muito detalhadamente, os procedimentos para obtenção de vistos, obrigatoriedade de vacinação, seguro, assistência médica, entre outras exigências. Não deixe nada para a última hora.

- Verifique os procedimentos de acesso às feiras que vai visitar para que os credenciamentos e inscrições em eventos paralelos possam ser realizados com antecipação e, muitas vezes, com bons descontos. O credenciamento antecipado garante a participação e evita filas no local

- Pesquise a cultura local para fugir das armadilhas que as diferenças culturais colocam nas relações pessoais e evitar, em quaisquer conversas, temas polêmicos que normalmente criam barreiras entre as pessoas como, por exemplo, política, religião e questões de gênero, entre muitas outras.

- É também muito importante pesquisar o ambiente de negócios e a etiqueta empresarial do país. Assim, serão evitados erros de abordagem e "gafes" danosas para sua imagem pessoal e para sua empresa.

- Defina suas rotas de circulação e transporte antes de chegar à cidade do evento. Inclua na relação o aeroporto, o hotel, o centro de eventos e restaurantes previamente selecionados. Consulte a existência de “transfers” entre seu hotel e o centro de exposições ou entre o centro de eventos e o metrô ou terminais de ônibus. Tratando-se de uma primeira visita, faça contato com pessoas que possam contribuir com informações relevantes.

- Verifique a previsão do tempo antes de definir os itens de sua mala de viagem. Na seleção do vestuário, tenha toda atenção à cultura local. Roupas justas para homens ou curtas e decotadas para mulheres, por exemplo, são inaceitáveis em determinados países.

2. Minucie-se de Informações
Setoriais e Macroeconômicas


- Ao viajar para o exterior, reúna informações sobre o segmento econômico das feiras que vai visitar, tais como: acordos comerciais com o Brasil, movimentação econômica, exportações e importações, taxação de produtos e serviços, principais players, lideranças e associações empresariais mais importantes. Isto vai enriquecê-lo profissionalmente. E para esta finalidade, o Google pode ser o ponto de partida.

- Tenha em mãos informações macroeconômicas, tanto do Brasil, como do país para o qual vai viajar, abrangendo dimensões territoriais, principais cidades, número de habitantes, organização política, religiões, produto interno bruto, balança comercial, principais empresas, principais produtos, etc. São informações que normalmente estão presentes em contatos comerciais e quaisquer conversas de alto nível. Assim, partindo mais uma vez de uma pesquisa no Google, você vai ter a oportunidade de “cravar” uma imagem altamente positiva.

- Também vale a pena ficar de olho naquilo que circula na imprensa especializada nos dias que antecedem a realização do evento. Assim você vai ficar por dentro das principais novidades e lançamentos que serão mostrados na feira.

3. Cresça Culturalmente

- Os sites oficiais das feiras costumam reunir informações turísticas e culturais sobre a cidade e a região onde acontecem, tais como: passeios turísticos, monumentos históricos, museus, teatros e restaurantes. Sites das secretarias de turismo também são fontes confiáveis para os viajantes. Aproveita a viagem para crescer culturalmente. Para tanto, você deve programar detalhadamente as etapas da viagem. Com isto, além de cumprir a missão que lhe foi designada, você ainda poderá transformar a oportunidade de viajar em uma experiência enriquecedora.

4. Domine pelo menos o Inglês

- Nos dia de hoje, não basta se expressar com aquele inglês suficiente para uma viagem de férias. Manter bons contatos comerciais requer muito mais do que isto. Então, dominar pelo menos o inglês é uma barreira que se deve superar definitivamente. O crescimento de sua carreira não pode ficar sujeito a este tipo de limitação.


Fonte: Redação Feiras do Brasil
 
 


Últimos Assuntos do Momento 
» Feiras e eventos migram para o formato online
» Impacto do COVID-19 no segmento de feiras e eventos
» Feiras de março: veja os números para o terceiro mês do ano
» Números do setor: 2º trimestre prevê mais de 765 feiras em 178 cidades
» Feiras 2020: veja os números atualizados do 1º trimestre
mais...