Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
Congresso Brasileiro do Agronegócio
 
     
 
Entrevistas
 
Entrevista com Marina Cappi, gerente de negócios da Fispal Tecnologia

04/07/2025
Entrevista com Marina Cappi, gerente de negócios da Fispal Tecnologia

Por: Gustavo Albuquerque

Estivemos na Fispal Tecnologia, ocorrida no final de junho no São Paulo Expo.

Conversamos com Marina Cappi, gerente de negócios da Fispal Tecnologia, feira pertencente ao portfólio da Informa Markets.

Confira a conversa abaixo:

Feiras do Brasil: Marina, conta um pouco a jornada, o que é a Fispal Tecnologia, esse evento enorme aqui?
Marina Cappi - "A Fispal Tecnologia é a principal feira da América do Sul para as indústrias de alimentos e bebidas. É uma feira que reúne soluções para o processamento de alimentos e bebidas, desde automação, logística, processo, embalagem.

A feira este ano está na 41ª edição, então é uma feira muito sólida, muito tradicional. E a nossa expectativa para este ano é reunir 42 mil visitantes, nós temos mais de 400 expositores, e a expectativa é até sexta-feira, já falei dos 42 mil visitantes, e de área de exposição nós temos 47 mil metros quadrados. A gente vê várias ilhas de países que vieram expor aqui, muitos estrangeiros aqui, como é que está o mix de público aqui, está bem agitado? Olha, em termos de mix, a gente está bem coberto de expositores, a gente conseguiu reunir mais de 10 países sendo representados aqui na parte de exposição.

Visitantes, a gente tem uma estratégia de focar mais na América do Sul, e a gente fez um projeto focado em Uruguai, Paraguai, Chile e Argentina. Então fizemos parceria com mídias locais, associações locais, então a gente foca em trazer a visitação desses países específicos, tem crescido na ano a visitação de América do Sul, porque a gente acaba que é a maior feira do segmento na América do Sul, existem feiras regionais em outros países, mas comparado a Fispal Food Service são todas bem menores."


Feiras do Brasil: Em relação a novidades, tem ilhas de conhecimento aqui, inclusive tem até o congresso, o que está tendo de novidade de conteúdo, de experiência aqui, e de novidade de maquinário e de soluções?
Marina Cappi - "Olha, de novidade de conteúdo esse ano a gente teve o congresso Fispaltec, é um congresso focado em alta gestão, então são mais de 45 palestrantes das indústrias de alimentos e bebidas, ele começou ontem, na terça vai até quinta, a gente reúne ali um público que flutua entre umas 200 pessoas, porque realmente é algo bem focado para alta liderança.

Hoje pela manhã aconteceu o Fispal Women Connected, que é um café da manhã, aconteceu das oito e meia, meia e meia, exclusivo para a liderança das mulheres nas indústrias de alimentos e bebidas, a gente discute muito sobre como que a mulher vai se fazer ouvir numa indústria tão masculina, que é essa indústria, esse mercado industrial, e aí 75% dos visitantes da Fispaltec Lounge são homens, então a gente acredita que essas iniciativas dão luz para essa minoria que são as mulheres nesse mercado.

Então em termos de conteúdo tivemos essas duas ações, a gente também criou três ativações dentro da feira alincadas à sustentabilidade, que é um tema muito importante para a Informa Markets, então a gente implementou a bilheteria da Fispaltecnologia esse ano, que as pessoas que comprassem o ingresso solidário e trouxessem um quilo de alimento, além de pagar metade do valor, elas também contribuíam para o projeto Cuida Alimenta da Safrater, a gente já arrecadou muito alimento, enfim, no final da feira a gente vai fazer esse balanço para trazer um número fechado dessa arrecadação.

A gente também tem uma ativação chamada Mulheres na Fispal, em que as mulheres podem tirar foto, a foto delas passa num telão, elas ganham uma água personalizada que foi criada em parceria com duas mulheres importantes da indústria, que é a Bolo, que fornece a latinha, a Poti, que tem a marca de água Levite, então a Fispal entrou aí com uma ponte para fazer essa parceria e criar essa água especial para o evento, e a gente tem uma outra ativação voltada muito à temática do evento de tecnologia, que são ações com os Robotecs, que são robôs que dançam, tiram foto e também ensinam sobre essa questão de tecnologia na indústria, então foram brincadeiras que fizemos na feira para dar uma experiência melhor para o nosso visitante."


Feiras do Brasil: E uma pergunta recorrente, e a IA, como é que está dentro do mercado de vocês aqui?
Marina Cappi - "Está presente em tudo, eu acho que não existe nenhum mercado que não se fale de IA, nós dentro da própria Informa desenvolvemos uma IA, a gente está usando a nossa IA, então assim, nós somos uma empresa de eventos e temos a nossa própria IA, imagina as indústrias de alimentos e bebidas que tem produtos direto para o consumidor, o que elas não estão usando de dados para desenvolver novos produtos, então o que eu tenho visto nas discussões de conteúdo é que baseado nos dados do consumidor, então dentro dos pontos de varejo, o comportamento do consumidor baseado em dados, ele instrui a indústria para desenvolver novos produtos, então a IA vem para compilar esses dados, criar estatísticas, ajudar os gestores das indústrias a tomarem decisão baseado em comportamento e assim criar cada vez mais produtos que o consumidor vai consumir."

Feiras do Brasil: A feira ainda vai ter alguns dias de feira, mas terminado aqui, qual o desafio e as novidades que vão vir para 2026?
Marina Cappi - "Olha, em 2026 a gente volta com a Tecnocarne, então a novidade é que é um evento que acontece a cada dois anos focado exclusivamente no mercado de proteína, ele aconteceu ano passado, esse ano não, então ele volta ano que vem, então muita novidade atrelado a frigorífico, indústria de proteína e sempre lançamentos que os expositores trazem, então acho que ano a ano a gente consegue trazer cada vez mais um mix de expositor diversificado, tem clientes novos, esse ano a gente conseguiu acho que mais de 60 expositores novos que não estavam ano passado, então isso faz com que o visitante possa vir todo ano e conhecer novos produtos"

Confira os números da Fispal Tecnologia 2025

- expositores: 400
- visitantes:40.631

www.fispaltecnologia.com.br
 
* Gustavo Albuquerque é editor-chefe do portal Feiras do Brasil.
Engenheiro e jornalista, atua a quase 20 anos na geração de
conteúdo e informações voltadas ao segmento de feiras
 
 

Últimas entrevistas 
30/06/2025
» Entrevista com Diana Rodrigues, CMO da TOTVS
25/06/2025
» Entrevista com Fernanda Sereno, CEO da Diversão Offline
24/06/2025
» Entrevista com Vanessa Martin, Diretora da VM Consultoria
23/06/2025
» Entrevista com Vanessa Chiarelli, diretora executiva da Bop Comunicação
20/06/2025
» Entrevista com Bruno Costa, Principal Solutions Engineer da Acquia