Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 

25/01/2018
Bonecas feitas com cabaça chamam atenção na Feira de Sergipe

Artesã conta seu processo criativo para confecção de bonecas e outras peças a partir da cabaça.

A cabaça é um fruto, cuja casca dura pode ser aproveitada na confecção de diferentes peças artesanais. A capacidade de transformar esse fruto em belas bonecas para decoração é o talento da artesã Vera Ávila, que expõe seus trabalhos na 17ª edição da Feira de Sergipe.

Em seu espaço, uma diversidade de bonecas, com os mais variados tipos de materiais para complementar o trabalho. Um deles é a massa de biscuit que dá formato e volume a saias, enfeites e echarpes, como elementos para conferir uma identidade particular a cada boneca.

“Se faço uma bailarina jogo uma saia, por exemplo. Também faço espanholas, Carmen Miranda e odaliscas. Aproveito o metal para fazer pulseiras, colares e brincos para ornamentar as bonecas”, relata Vera.

Outra peça que se destaca é a imagem de Nossa Senhora Aparecida. “Eu usei a juta para o manto, a massa de biscuit cobrindo a cabaça para dar essa nervura e a ideia de manto”, explica a artesã.

Criação

No exercício criativo de Vera, entra o processo de decoupage (para envolver a cabaça), que pode ser feito com tecido e papel dos mais variados tipos. Dentre as peças em exposição, uma no estilo animal print foi confeccionada com o uso de um guardanapo. São técnicas que aprendeu a fazer na madeira e que utiliza na cabaça.

Para vestir as bonecas, a artesã utiliza o couro, o macramê e a juta, além de miçangas e cerâmica. Finalizando a confecção de seus trabalhos, ela faz uma pintura com cores fortes e alegres, refletindo o folclore sergipano.

Vera conta que seu processo de criação é intuitivo e inquietante.“Muitas vezes eu olho para a cabaça e já penso no que vou fazer. Pode ser uma galinha, uma porquinha ou uma boneca mesmo. Quando a gente trabalha com isso, não consegue nem dormir direito. Fica com aquilo na mente”, brinca.

A programação completa do evento está disponível no www.se.sebrae.com.br. Mais informações pelo 0800 570 0800. A Feira de Sergipe é promovida pelo Sebrae e conta com o apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Aracaju, Fecomércio, Faese, Fies, Faciase, FCDL e CDL.


Fonte: Assessoria de Imprensa
 
 


Últimas Notícias 
26/01/2021
» SAHE inicia as discussões em Saúde de 2021
26/01/2021
» Sociedade Rural de Maringá define nova data da Expoingá 2021
26/01/2021
» Show Rural Coopavel: devido a restrições, feira terá versão reduzida e visitas pré-agendadas
26/01/2021
» Belasafra será realizado de 26 a 29 de janeiro 100% digital
26/01/2021
» Femagri e a Feira do Cerrado 2021 serão realizadas 100% online
mais...
  buscar notícias: