Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 

22/03/2018
Estão abertas as inscrições para o Concurso Literário da 18ª Feira do Livro de Ribeirão Preto

As inscrições do Concurso Literário “Marina Colasanti” vão até o dia 20 de abril. A premiação será dividida, em duas categorias: estudantil municipal restrita a escolas públicas e ou privadas, e categoria: adulto, que será realizada em âmbito nacional

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promove o Concurso Literário “Marina Colasanti” da 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. A premiação foi criada, em conjunto, pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e pela ARL (Academia Ribeirãopretana de Letras) com apoio e parceira de entidades como União Brasileira de Escritores/RP, União dos Escritores Independentes, Casa do Poeta e do Escritor, União Brasileira dos Trovadores, Ordem dos Velhos Jornalistas e Proyecto Cultural SUR/Brasil.

Neste ano, o concurso leva o nome de “Marina Colasanti”, autora infantojuvenil homenageada nesta edição da Feira e também uma das selecionadas entre os escritores do projeto Combinando Palavras. Ela é artista plástica de formação, e deu início à sua carreira de jornalista no Jornal do Brasil. Depois passou a atuar em televisão, apresentando programas culturais. Marina lançou obras famosas como: A Moca Tecelã, Contos de Amor Rasgados, Uma Ideia Toda Azul, e vários outros livros que renderam diversos prêmios em sua trajetória. Seu primeiro livro data de 1968. Hoje são mais de 60, de poesia, contos, crônicas, livros para crianças e jovens, ensaios.

Premiação

O concurso foi dividido em duas categorias: estudantil municipal (escolas públicas e ou privadas de Ribeirão Preto e adulto (em âmbito nacional), de acordo com o estilo literário escolhido.

A categoria estudantil municipal integra as modalidades Desenho, Poema e Livre Interpretação. Na modalidade Desenho Infantil, podem participar estudantes com faixa etária de até 10 anos de idade que estejam matriculados no município de Ribeirão Preto. O tema de inspiração para os participantes foi A primeira tarefa de todas as crianças, em qualquer tempo, e em qualquer lugar, é, e sempre será, aprender a viver.

Já no quesito Poema estudantil (faixa etária de 11 a 13 anos), o tema é Eu sei que nós nos acostumamos a coisas demais, para não sofrermos mais não devíamos. Os estudantes devem escrever no mínimo 3 (três) versos e no máximo 14 versos. Já os participantes que escolherem a Livre Interpretação devem ter entre 14 a 17 anos. Este tema está vinculado ao projeto Combinando Palavras com participação de cerca de 5.500 estudantes.

A categoria adulto compreende a modalidade Livre Interpretação, que poderá ser: Poema, Crônica ou Conto. Podem participar interessados de qualquer localidade do Brasil. A faixa etária aceita é a partir de 18 anos. O tema escolhido para cada uma das modalidades é Confesso que me enternece a ideia de que, pelo menos no início dessa nova era ainda haverá avós que ensinarão suas netas a costurar roupinhas de boneca.

Segundo a superintendente da Fundação do Livro e Leitura, Viviane Mendonça, a Fundação trabalha na divulgação do concurso literário visando gerar oportunidades e crescimento no âmbito cultural dos leitores em geral e desenvolver o conhecimento dos estudantes das redes municipais, estaduais e particulares da cidade. “O objetivo é estimular e atrair a participação de novos escritores, em todas as faixas etárias”, comenta. A expectativa da Fundação é que o número de participantes cresça a cada ano, de maneira que crianças e adolescentes criem e cultivem o hábito de ler e escrever.

Mais informações detalhadas no Regulamento no site da Fundação: www.fundacaodolivroeleiturarp.com/concurso-literario .

a 18ª Feira Nacional do Livro

A 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão terá como tema “As histórias que os livros contam e as leituras que a gente faz” e será realizada de 20 a 27 de maio de 2018, com abertura oficial na noite do dia 19 de maio. Como em todos os anos, a Feira fará homenagem a um país – e o escolhido foi Uruguai. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Sérgio Buarque de Holanda. O autor educação escolhido é Antônio Candido; a autora infantojuvenil é Marina Colasanti; autor local, Camilo Xavier e a professora homenageada, Heloisa Martins Alves. Como patrono, a Feira indicou o advogado Sérgio Roxo da Fonseca.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade - hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.


Fonte: Assessoria de Imprensa
 
 


Últimas Notícias 
26/01/2021
» SAHE inicia as discussões em Saúde de 2021
26/01/2021
» Sociedade Rural de Maringá define nova data da Expoingá 2021
26/01/2021
» Show Rural Coopavel: devido a restrições, feira terá versão reduzida e visitas pré-agendadas
26/01/2021
» Belasafra será realizado de 26 a 29 de janeiro 100% digital
26/01/2021
» Femagri e a Feira do Cerrado 2021 serão realizadas 100% online
mais...
  buscar notícias: