Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 

03/05/2018
Bett Educar 2018: Empresas apresentam soluções reais para a educação do século XXI

Em São Paulo, principal evento sobre educação, tecnologia e inovação da América Latina reúne centenas de empresas para mostrar aplicações e soluções para o mercado educacional

Maior evento de educação, inovação e tecnologia da América Latina, e um dos principais do mundo, a Bett Educar 2018 apresentará em sua 25ª edição inúmeras novidades, tanto na parte pedagógica em inúmeras atividades e palestras quanto em experiências, produtos e serviços para a transformação digital na sala de aula. Mais de 200 empresas e dezenas de Startups (Edtechs) estarão expondo produtos, serviços e soluções para os desafios educacionais, que poderão ser experimentados pelo público durante exposição na Feira Bett Educar. O evento acontece de 8 a 11 de maio, no Expo São Paulo (Rod. dos Imigrantes, km 1,5, SP), na capital paulista.

“Na área de exposições, congressistas e visitantes poderão experimentar e tirar dúvidas sobre as principais soluções que as empresas trazem para os mais diversos desafios educacionais. Além disso, muitos dos nossos expositores realizarão palestras gratuitas em seus estandes, muitas delas conduzidas por educadores e renomados especialistas brasileiros e internacionais”, explica Vera Cabral, diretora de conteúdo e curadora da Bett Educar.

Inovação, tecnologia, conexão e ação: inteligência artificial, robótica, realidade aumentada, Internet das Coisas (IOT). Estes são alguns dos itens que serão apresentados na Feira Bett Educar. Tudo isso em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a reforma do ensino médio, por incluírem em seus textos competências e habilidades que envolvem as tecnologias digitais. O Congresso Bett Educar é o primeiro evento de grande porte a colocar essas questões como seu tema central.

Espaço Bett Startups – As edtechs, Startups de tecnologia educacional, realizarão palestras no modelo semelhante ao TEDx, com apresentação de cases de sucesso e informações sobre este mercado em constante ebulição. Haverá ainda a participação de representantes de aceleradoras e de grandes investidores do setor. O objetivo é que estas edtechs mostrem como resolver alguns problemas ainda enfrentados no dia a dia das instituições de ensino.

Veja abaixo algumas empresas que estarão presentes na Feira Bett Educar:

Microsoft – a empresa entende que não se pode atingir os alunos sem passar pelos professores. Por isso, lança no evento o programa Hacking the STEM (sigla em inglês para as áreas de Ciências, Tecnologia, Artes e Matemática), que será apresentado em demos e workshops sobre como os professores podem implementar o conteúdo na sala de aula. A empresa vai aproveitar a grande circulação de educadores para criar um espaço de mais de 400m² para compartilhamento de conhecimento no seu estande.

Serão mais de 70 sessões de meia hora de duração abordando conteúdos como: gamificação, sala de aula do futuro, trabalho colaborativo, programação, entre outros.

A empresa terá ainda palestras gratuitas com três executivos ligados à área de educação: Anthony Salcito, VP global de educação da Microsoft, Eve Psalti, diretora global para programas acadêmicos, e Karon Weber, diretora responsável pela estratégia Hacking the STEM.

Mundo4D – A partir de um projeto voluntário na Escola Estadual Profª. Marina Cintra, no centro de São Paulo, os engenheiros mecatrônicos Fernanda e André Emil Getschko criaram o Mundo4D. Quando iniciaram o projeto, usavam robôs educacionais que haviam colecionado ao longo do tempo, sucata e muita criatividade para ensinar programação e robótica para crianças entre 7 e 10 anos. A proposta do Mundo4D é demonstrar como levar programação, robótica e a cultura maker para dentro da sala de aula. A aposta da empresa é aplicar estes conceitos, embasados na extensa pesquisa de métodos e modelos já consolidados por entidades brasileiras e internacionais.

Edify – o programa de ensino bilíngue Edify, novo investimento do Gera Venture (Eleva Educação e Cultura Inglesa), lança o programa que visa inspirar alunos a investigarem e resolverem problemas autênticos, através de jogos e conteúdos, que ampliam a visão dos alunos e os prepara para as profissões ainda desconhecidas do futuro. Com atividades práticas, a experiência completa será dentro de uma sala de aula, colocando diretores e professores no lugar do aluno. O objetivo é definir estratégias e criar regras de jogos, sejam eles de tabuleiros, em grupos, indoors ou Outdoors, tendo a comunicação como peça-chave na interação entre alunos e professores, garantindo a fluência na língua.

Be - Bilingual Education – Apresentará o Zu3D, equipamento que permite a gravação de vídeos em stop-motion e com fundo verde (chroma key), que possibilita ao aluno transformar em realidade tudo o que ele quiser criar. Usado em sala de aula com o objetivo de desenvolver as quatro habilidades do século XXI: criatividade, colaboração, comunicação e pensamento crítico. Em seu estande, a empresa terá ainda a ferramenta de realidade aumentada o 4D+, que permite que os alunos vejam dinossauros e veículos se movimentando em 3D com todas suas características, proporcionando o desenvolvimento de habilidades científicas, como observação, comparação, classificação, entre outras. Além de Realidade Virtual, que poderá ser observada com a utilização do aplicativo VR, uma solução que leva o aluno a explorar o mundo e estimula o aprendizado de um segundo idioma, conhecendo coisas e lugares a partir de uma experiência única e significativa.

Microduino – Pesquisas indicam que 85% dos empregos do futuro ainda não existem. E, com o avanço da tecnologia, saber conversar com uma máquina (programá-la) será tão necessário quanto qualquer língua. Para descomplicar, a empresa terá três workshops que mostrarão de maneira prática como educadores podem implementar e adaptar o ensino de diversas matérias fazendo uso dos kits de robótica, com aplicações focadas em Inteligência Artificial, Internet das Coisas (OiT) e, em primeira mão no Brasil, o programa Ideaboard, versão 3.0 do Stratch, hoje considerado o software mais utilizado para o ensino de programação a crianças no mundo, pensado para ser a porta de entrada na implementação de práticas relacionadas a robótica e eletrônica, com conceito que une de maneira prática as áreas de Ciências, Tecnologia, Artes e Matemática em sala de aula.

Mind Lab - lançará o Mindzup, game interativo que utiliza tecnologia para estimular competências exigidas pela Base Nacional Comum Curricular, com demonstração experimental em seu estande. Disponibilizada através de uma web app, trata-se de uma expansão da metodologia da empresa, nascida em Israel, que integra jogos de raciocínio e tabuleiro ao ensino para conferir significado dos conteúdos e desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais. Com o programa, os alunos trabalham capacidades como a resolução colaborativa de problemas, o equilíbrio das emoções e a empatia.

Happy Code – a escola de tecnologia e inovação lançará o curso “Internet das Coisas”, que propõe aos alunos um aprendizado prático e divertido utilizando robótica, internet das coisas, programação e desenvolvimento de projetos, por meio do kit SAM LABS Education, desenvolvido e fornecido pela empresa britânica SAM LABS, uma das finalistas do prêmio Bett Awards 2018, na categoria Innovator of the Year. De maneira interdisciplinar com a metodologia STEM, coloca em prática a criatividade dos alunos para criar protótipos e soluções customizadas, introduzindo-os ao universo Maker, a partir de blocos contidos no kit para desenvolver projetos e dispositivos inteligentes que utilizem robótica e internet das coisas.

Pearson - apresentará um estande projetado para reproduzir uma sala de aula e inserir os visitantes na experiência Pearson Bilíngue. Já em outro estande, apresentará ao mercado a Pearson Formação, divisão de cursos online de extensão e aprimoramento para professores e gestores escolares. Além disso, Shannon White, Diretora de Desenvolvimento Profissional para Professores da Pearson, vem de Nova Iorque para falar sobre a formação de educadores.

Zoom - alinhadas às competências do século XXI, a empresa apresentará novas plataformas de soluções de aprendizagem, como os novos programas extracurriculares por meio do Genius, de iniciação à robótica e à Cultura Maker, para crianças de 7 a 10 anos, e do Roboter, em que estudantes acima de 10 anos são desafiados a solucionar problemas do cotidiano, a partir da montagem e da programação de robôs, trabalhando em equipe, desenvolvendo projetos e se preparando para os principais torneios de robótica do Brasil.

Relacionando-se com conceitos de tecnologia, engenharia, empreendedorismo, ciências, matemática e robótica, as oficinas da Zoom envolvem Contação de Histórias (Ensino Infantil), Storytelling (Ensino Fundamental I), Torneio de Futebol de Robôs, de Corrida de Carros e de Conquista Espacial. Cada uma dessas novas oficinas da Zoom education for life terá um apoiador de destaque no mercado, de acordo com o seu know how. Na Oficina de Torneio de Futebol de Robôs, o Instituto Projeto Neymar Jr., em Praia Grande/SP, patrocinará e sediará a competição.

Escape 60 – Com o objetivo de apresentar ao público toda a expertise que possui em jogos de fuga, o Escape 60 terá uma sala de reunião temática, que traz como objetivo salvar a Bolsa de Valores de um ataque de hackers. O jogo poderá ser testado pelos visitantes da feira em um período menor (10 minutos), para que vivenciem a experiência. A solução auxilia nas atividades interdisciplinares e permite avaliar e treinar habilidades como planejamento, trabalho em equipe, autonomia e muitas outras. No contexto da educação, o Escape 60 propõe que alunos decifrem uma série de códigos, enigmas e segredos para escapar do local e trabalhar, assim, desenvolvam suas competências individuais e de equipe. Os conteúdos didáticos também são explorados, com desafios que podem ser trabalhados em sala de aula.

Anglo - também com a experiência da gestão pedagógica em ‘Escape Room’, levará para o evento um espaço de 12m², onde os participantes serão desafiados a procurar a chave da saída, ao mesmo tempo que precisarão percorrer todas as fases do Sistema Anglo – planejar, desenvolver, checar e agir - para identificar pistas e dicas.

Youtz – a empresa traz o Bitsbox, uma linguagem simplificada de programação, que compõe o arsenal didático do processo de aprendizagem da Matemática, do Inglês e da Programação de Jogos e Aplicativos na Youtz.

ItCore - vai mostrar soluções de inteligência artificial, como bots e serviços cognitivos por detecção de face, para aperfeiçoar o controle de evasão de alunos e controle de frequência em tempo real.

Conexia – empresa do Grupo SEB, a Conexia traz três grandes novidades que prometem se diferenciar de tudo que o mercado já viu em termos de inovação educacional e de auxílio às mais de 40 mil escolas do Brasil, por meio de conteúdos transmídia, plataformas que utilizam a mais avançada tecnologia digital, inteligência artificial e ferramentas de gestão, que visam revolucionar a dinâmica escolar e a organização da abordagem pedagógica, colaborando com a formação integral dos alunos e com o desenvolvimento do corpo técnico e docente.

Sobre a Bett Educar

A Bett Educar é um evento inspirado na Bett Show Londres, referência global do segmento e organizados nos dois países pela Ascential Events, que faz parte da Ascential plc, empresa internacional de mídia Business to Business com um portfólio focado em eventos líderes de mercado, produtos e serviços de informação.

Serviço:

Bett Educar 2018 - 08 a 11 de maio de 2018
Local: São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo- SP
Horários: Terça (8/5Quarta (9/5), quinta (10/5) e sexta (11/5): das 9h às 19h
Site: www.bettbrasileducar.com.br


Fonte: Assessoria de Imprensa
 
 


Últimas Notícias 
26/10/2020
» Concrete Show Xperience: evento 100% online é aposta para conectar o setor da construção
26/10/2020
» Zero Grau: empresas engrossam mix de lançamentos em primeira feira presencial na retomada do setor calçadista
26/10/2020
» Embrapa lança IX Congresso Brasileiro de Soja e Mercosoja 2021
26/10/2020
» Feira do Empreendedor do Sebrae está com inscrições abertas
26/10/2020
» 1ª Conferência da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica acontece de 16 a 19 de novembro
mais...
  buscar notícias: