Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 

11/05/2018
Congresso ABQV Debate sobre Métodos de Como Prevenir e Agir diante do Assédio

Atleta olímpica Joanna Maranhão falará sobre o tema no dia 22 de maio, em São Paulo no Instituto Sírio-Libanês.

Estatísticas apontam nos últimos anos altos índices de violência contra a mulher. No Brasil os números são alarmantes, de acordo com pesquisa feita pelo Datafolha*, 503 mulheres brasileiras são vítimas de agressão física a cada hora. Entre as mulheres que sofreram violência, 52% se calaram, apenas 11% procuraram a delegacia da mulher e 40% das mulheres acima de 16 anos já sofreram algum tipo de assédio. Outra pesquisa revela que metade dos brasileiros já sofreu assédio no trabalho, dos 4,9 mil profissionais ouvidos pelo site Vagas.com**, 52% disseram ter sofrido algum tipo de abuso sexual ou moral, mas apenas 12,5% das vítimas fizeram denúncia.

Diante deste cenário de hostilidade, a ABQV resolveu discutir a temática durante a 17º edição do Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida, com o objetivo de trazer mais esclarecimento e soluções para as empresas e seus gestores. “O assédio no ambiente de trabalho é um dos problemas mais sérios enfrentados pela sociedade atual. A discussão sobre este assunto tão polêmico precisa ser realizada com o objetivo de atuarmos na prevenção e ensinar as pessoas agirem. A prática do assédio é geradora de desarmonia no ambiente de trabalho e causadora de prejuízos para a empresa, para a sociedade e para o assediado”, declara Eloir Edilson Simm, presidente da ABQV.

A palestra “Assédio: Atuando para Prevenir e Agir” será promovida no dia 22 de maio, às 9h15, no Instituto Sírio-Libanês, em São Paulo. O assunto será abordado pela nadadora pernambucana Joanna Maranhão, recordista brasileira e sul-americana e fundadora da ONG Infância Livre em Recife (PE), que atua na defesa de direitos sociais, com apoio às crianças de baixa renda que sofreram abuso sexual, além de ministrar palestras para crianças jovens sobre o assunto.

Joanna tem um trabalho sério, dedicado à defesa das pessoas vítimas de assédio, tanto que temos hoje a Lei Joanna Maranhão, nome dado em homenagem à atleta nadadora brasileira que denunciou seu treinador por abuso sexual sofrido quando era criança. Joanna explica que as empresas podem e devem ter em seus programas de saúde e bem-estar ações para a prevenção do assédio. “As empresas precisam dar espaço para que as mulheres possam falar com segurança, sem ter perigo de perder seus respectivos empregos e que elas possam falar também de possíveis assédios. Todas essas ações precisam ser muito bem pensadas, por meio do serviço de profissionais, de preferência do sexo feminino, com formação em psiquiatria ou psicologia”, relata.

Para Joanna “todo movimento precisa ser enfrentado com base na educação” e as maneiras de se prevenir o assédio também estão alinhadas a um trabalho contínuo. “Nenhuma mudança de cultura acontece do dia para a noite, precisamos de um suporte da legislação para que as mulheres tenham mais espaço para falar sobre isso e, para isso, a sementinha do dia a dia precisa ser plantada”, pontua. A atleta, que é uma referência na atualidade quando se trata de superação pelo assédio, demonstra que é incansável sua luta por esta causa. Desta maneira, conta como tem ajudado de maneira prática tanto na prevenção como as vítimas de assédio. “Através da minha própria história e de ter vivido tudo isso dentro do meu ambiente de trabalho e, mesmo assim, não ter desistido da natação apesar das muitas crises normais e muito dolorosas, tenho ajudado muitas pessoas. Paralelo a isso, realizo palestras em escolas e entidades sobre o assunto, e, com as vítimas de assédio, a maior demanda é de adultos querendo desabafar com uma pessoa que também passou e viveu as mesmas coisas e, na medida do possível tento responder dando todo meu apoio e suporte para que ninguém se sinta culpado”, completa a atleta Joanna Maranhão.

As inscrições para a 17º edição do Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida estão abertas e podem ser realizadas por meio do site do http://congresso.abqv.org.br/. Informações pelo e-mail congresso@abqv.org.br ou através do telefone (11) 5081-7028.

O Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida tem patrocínio diamante do Hospital Sírio-Libanês, patrocínio esmeralda da Sodexo e patrocínio bronze da Gympass e Sharecare. Os simpósios tem o patrocínio da AON e Ezvida.

* Pesquisa feita pelo Datafolha e encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança. Dados referentes ao ano de 2016.
**Pesquisa feita pelo site Vagas.com e publicada com exclusividade pela BBC Brasil em 2015.

Serviço:

17º Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida
Data: 20 a 22/05/2018
Local: Instituo Sírio-Libanês
Endereço: Rua Prof. Daher Cutait, 69 - Bela Vista - São Paulo – SP - CEP 01308-060.
Horário: das 9h às 17h
Inscrições e Informações: http://congresso.abqv.org.br/
Tel.: (11) 5081-7028, (11) 5081-4246 ou (11) 3266-6497
E-mail: congresso@abqv.org.br

Tema: “Assédio: Atuando para Prevenir e Agir”
Palestrante: Joanna Maranhão, atleta olímpica.
Data: 22/05/2018
Horário: 9h15 – 10h30

Sobre a ABQV – Fundada em 1995, a ABQV é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo estimular ações e programas de qualidade de vida em ambientes corporativos, bem como desenvolver parcerias e convênios com importantes entidades da sociedade brasileira. Tem como foco desenvolver e integrar profissionais para atuação em Qualidade de Vida e influenciar processos de transformação organizacionais e sociais. Para atingir tal meta, oferece subsídios atualizados e relevantes a profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos na área, e atuar como multiplicadores de uma rotina que alie harmoniosamente trabalho e bem-estar. Atua em âmbito nacional e possui empresas associadas em todo o Brasil. www.abqv.org.br


Fonte: Assessoria de Imprensa
 
 


Últimas Notícias 
28/01/2021
» Nova data da Abrin 2021
28/01/2021
» Edição 2021 da Bahia Farm Show é cancelada
28/01/2021
» Inovação, sustentabilidade e crescimento focado no lucro são recomendações para o setor moveleiro
28/01/2021
» Fenatran terá em 2021 novo ambiente online para reforçar visibilidade de expositores e incrementar negócios
28/01/2021
» Startups no 14º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos: inscrições abertas
mais...
  buscar notícias: