Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
Francisco Jardim reafirma compromisso do Governo do Estado com a produção orgânica na Bio Brazil Fair

12/06/2018
Francisco Jardim reafirma compromisso do Governo do Estado com a produção orgânica na Bio Brazil Fair

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Sergio Ferreira Jardim, reafirmou o compromisso do Governo do Estado no fomento à produção de orgânicos, durante visita à Bio Brazil Fair/Biofach America Latina - Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia no último dia 7, na capital paulista.

“A agroecologia é um dogma na atual sociedade, um processo fundamental na produção de alimentos éticos. Temos um grande compromisso com o setor de orgânicos”, afirmou, revelando que ele próprio mantém uma pequena produção de orgânicos. “O governador Márcio França recomendou que déssemos uma atenção especial ao setor produtivo, especialmente ao pequeno e médio produtor”.

Francisco Jardim enfatizou o potencial de produção agropecuária do País, que nas últimas décadas passou por um período de transição de grande importador de alimentos para quinto maior exportador para cerca de 160 países. “Vivenciamos no Brasil o crescimento do setor produtivo brasileiro e precisamos preservar essa história, para que isso não se repita. A partir da estrutura dos institutos de pesquisa paulista, foi criada uma estrutura nacional de produção de conhecimento da agropecuária dos trópicos”.

De acordo com o secretário, o custo da alimentação era de até 55% do salário do trabalhador, caindo para 17% nas últimas décadas. “Além das políticas públicas elaboradas nos últimos 45 anos, o que induziu este processo foi a vontade do produtor rural”, finalizou.

O titular da Pasta Estadual entregou, ao lado do secretário adjunto da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), Jefferson Coriteac, a concessão de uso do Selo de Identificação de Participação da Agricultura Familiar (Sipaf) a três cooperativas e duas associações de produtores rurais: Cooperativa da Agricultura Familiar e Agroecologia de Americana (Cooperacra); Cooperativa de Produtores Familiares de Santa Isabel (Cooaipro); Associação dos Apicultores de Botucatu e Cooperativa de Produtores Agrícolas de Registro e Região (Cooparr). “É motivo de muito orgulho participar dessa entrega hoje”, comemorou Francisco Jardim.

“O selo garantirá ao agricultor que tem um produto de qualidade melhor venda, pois o grande gargalo dos agricultores muitas vezes não é só na produção, mas como fazer a comercialização”, observou Jefferson Coriteac, explicando que o selo é ofertado em diversas categorias como “Sociobiodiversidade”, “Juventude Rural” e “Mulher rural”, assim como também identifica as empresas que compram da agricultura familiar.

Maior feira do setor de orgânicos da America Latina, a Bio Brazil Fair/ Biofach America Latina espera receber mais de 25 mil visitantes até o próximo dia 9. Conta com 167 expositores e mais de 1.200 lançamentos de produtos orgânicos certificados, como alimentos cosméticos, roupas, acessórios, produtos pet, funcionais, veganos e vegetarianos. Simultaneamente ao evento, ocorre a Naturaltech 2018 – 14ª Feira Internacional de Alimentação Saudável, Suplementos, Produtos Naturais e Saúde.

Durante a feira, estão sendo realizadas palestras e reuniões como a da Câmara Setorial de Agricultura Ecológica, da Secretaria, e palestra sobre a Transição Agroecológica, projeto da Pasta em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, Associação de Agricultura Orgânica (AAO) e Instituto Kairós.

“Viemos com uma série de atividade comemorando os 30 anos da Associação Trouxemos para aproximar e facilitar que o agricultor possa fornecer alimentação escolar orgânica”, afirmou o secretário-executivo da Associação de Agricultura Orgânica, Marcio Stanziani, que também preside a Câmara Setorial de Agricultura Ecológica.

Também participaram da feira o diretor do Centro de Execução, Monitoramento e Controle de Programas e Projetos da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), Emilio Bocchino, acompanhado do assessor Nelson Teixeira; e Silvana Margatho, João Carlos Pimentel e Miriam Ioshico Takahashi, da Assessoria Técnica do Gabinete.
 
 


Últimas Notícias 
20/10/2020
» Estetika Academy 2020: o primeiro evento de saúde e beleza totalmente digital e gratuito
20/10/2020
» SP-Foto Viewing Room acontece em novembro com foco na produção fotográfica brasileira
20/10/2020
» Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) promoverá um encontro entre tecnologia e sustentabilidade no “Fórum Online de CO2”
19/10/2020
» Sebrae anuncia Feira do Empreendedor 100% digital
19/10/2020
» Equipotel promove Semana da Hospitalidade
mais...
  buscar notícias: