Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 

02/07/2018
Conferência do Ibracon debateu o futuro da atividade de auditoria independente

Questões relacionadas a riscos cibernéticos, novas tecnologias e futuro da profissão foram alguns dos destaques na 8ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente

O evento, promovido pelo Ibracon - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil recebeu mais de 800 participantes na edição deste ano, realizada nos dias 11 e 12 de junho, no Teatro Bradesco, em São Paulo.

O encontro reuniu profissionais e acadêmicos renomados internacionalmente para debater a utilização de novas tecnologias e o futuro da atividade de auditoria independente. Além disso, foram abordadas questões técnicas, como os Relatórios de Auditoria, as Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) e as Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (IPSAS).

"Todos os temas que abordamos estão correlacionados e se desenvolveram em uma dinâmica muito interessante, que permitiu compartilhar com os participantes, em sua maioria, auditores independentes de firmas de todos os portes, as grandes preocupações do momento, como a questão tecnológica, os riscos cibernéticos e o relacionamento do auditor com a governança", salienta Francisco Sant'Anna, presidente do Ibracon. "É fundamental entendermos esses novos desafios para que possamos superá-los, reforçando a importância da contabilidade e da auditoria independente para as transformações pela quais o Brasil e o mundo passam".

Com esses propósitos, a programação da 8ª Conferência contemplou teoria e prática, contando com mais de 30 painelistas, dentre eles a equipe de acadêmicos da Rutgers Business School, dos Estados Unidos, uma das mais importantes escolas de negócios do mundo, sob a liderança de Miklos Vasarheyli.

Na abertura solene, compuseram a mesa, Francisco Sant'Anna, presidente do Ibracon; Zulmir Ivânio Breda, presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC); e Marcelo Barbosa, presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Em suas palavras iniciais, Sant'Anna refletiu sobre o atual cenário e o futuro da atividade de auditoria independente, destacando o importante papel que o evento assume neste momento. "Esperamos que o consistente conteúdo desta conferência contribua para que vocês enfrentem com êxito os desafios de nossa profissão".

Breda, por sua vez, salientou que o desenvolvimento da contabilidade e da auditoria independente passa pela evolução tecnológica e o aperfeiçoamento dos profissionais frente a um novo cenário. "Será o fim de carreira apenas para aqueles que fecharem os olhos à educação continuada e à tecnologia". Sua opinião foi compartilhada pelo presidente da CVM, que destacou que o mercado é sensível aos movimentos profissionais de contabilidade e auditoria independente. "Não há nada mais importante para o mercado de capitais do que a informação de qualidade. Por isso, dependemos de uma atuação eficiente da auditoria independente", afirmou Barbosa.

O Futuro da Profissão

A palestra de abertura foi proferida pelo PhD Miklos Vasarhelyi, professor de Sistemas de Informação Contábil na Rutgers Business School. Ele abordou as principais questões acerca do impacto da tecnologia na área da auditoria independente. Vasarhelyi destacou a Automação Robótica dos Processos (ou, RPA, sigla em inglês) para otimizar a análise das amostras e agregar mais qualidade aos serviços prestados pelos auditores, dando um exemplo claro de como a tecnologia pode contribuir para a profissão.

Na fase de debate, Claudio Camargo, sócio-líder de Auditoria da EY, Charles Krieck, presidente da KPMG no Brasil e América do Sul, e Eduardo Camillo Pachikoski, presidente da PP&C Auditores Independentes, reiteraram a urgência do aprimoramento profissional no âmbito das novas tecnologias disponíveis no Mercado.

Riscos cibernéticos

O painel sobre a segurança cibernética no mundo corporativo reforçou a necessidade dos auditores independentes em compreender a área da Tecnologia da Informação (TI), destacando a importância desse conhecimento para assegurar a troca de dados no ambiente digital. Paula Ester Leitão, chefe-adjunta do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor) do Banco Central do Brasil (BCB), Kevin C. Moffitt, professor de Sistemas de Informação Contábil na Rutgers Business School, e Leandro Augusto Marco Antonio, representante do Ibracon e sócio-líder de Cyber Security em firma de auditoria, apontaram questões essenciais para a gestão da cibersegurança durante debate moderado por Rogério Garcia, diretor Técnico do Ibracon.

Kevin C Moffitt dissertou sobre o desenvolvimento do trabalho dos auditores independentes, frisando a importância de se possuir referências na área da tecnologia da informação (TI) para compreender as implicações desses riscos no ambiente digital e como se proteger dessas ameaças.

Paula Ester Leitão fez um alerta sobre os cenários de instabilidade que um ataque virtual pode causar, prejudicando o trabalho e a comunicação entre instituições financeiras. "Ataques podem causar danos à confidencialidade, à integridade e à disponibilidade de informações do sistema financeiro".

Leandro Augusto Marco Antônio, sócio-líder de Cyber Security em firma de auditoria independente, apontou que o Brasil, embora ainda não seja um alvo, pode receber ataques no futuro, uma vez o que o crescimento dessas ações é uma tendência global.

Setor público – IPSAS

O painel reuniu especialistas para debater a importância de mensurar os gastos públicos e prover novas informações sobre as IPSAs (Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público). Estas são consideradas fundamentais no momento pelo qual o Brasil passa, de uma cobrança cada vez maior por transparência e ética.

Participaram do debate, Leonardo Nascimento, coordenador-geral de Normas de Contabilidade da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e coordenador operacional-adjunto do Grupo Assessor (GA) da Área Pública do Conselho Federal de Contabilidade (CFC); Tiago Alves de Gouveia Lins Dutra, secretário de Controle Externo da Fazenda Nacional do Tribunal de Contas da União (TCU); Deniz Appelbaum, doutora em Sistemas de Informação Contábil na Rutgers Business School; e Ney Ribas, presidente do Observatório Social do Brasil (OSB). O debate teve como moderador Francisco de Paula dos Reis Júnior, diretor de Administração e Finanças do Ibracon.

Durante as argumentações a respeito dos benefícios da aplicação da nova norma, Leonardo Nascimento anunciou que, com a implementação das IPSAS, o Tesouro Nacional identificou um passivo a descoberto de quase R$ 2,5 trilhões.

A doutora Deniz Appelbaum, da Rutgers, destacou como funciona a relação da sociedade com a máquina pública na maior economia do mundo e por que é fundamental que haja esse controle. "Nos Estados Unidos, nós pagamos mais impostos do que gastamos em aluguel ou com alimentação", disse.

Para Ney Ribas, presidente do Observatório Social do Brasil, entidade que tem o intuito de promover mais transparência pública, prevenção à corrupção e eficiência da gestão, todo brasileiro pode ser um fiscal atuante no cotidiano. "Tudo o que tem dinheiro do contribuinte no município é da nossa conta".

Normas internacionais

A 8ª Conferência do Ibracon teve, ainda, o painel "Atualidades das IFRS", que atualizou aos presentes o andamento da implementação das Normas Internacionais de Relatórios Financeiros (IFRS), com destaque às atualizações da IFRS 17. Em sua palestra, Amaro Gomes, membro do Board do International Accounting Standards Board (IASB), indicou essa norma como modelo único voltado para o setor de seguros e como ela deve acrescentar transparência a industrias com contratos de longuíssimo prazo.

Além disso, Amaro destacou que a aplicação das novas tecnologias associadas aos padrões internacionais de contabilidade é um grande desafio, que determinará o futuro da profissão em escala global. "O 'data mining' é o 'petróleo' da atualidade. E o problema para a contabilidade é que, para a indústria de tecnologia, o grande ativo é intangível, pois fica dentro das companhias".

Jorge José Gil, representante do Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financeira (Glenif), fez um alerta sobre o impacto da inflação e da hiperinflação, recorrentes na América Latina, para as demonstrações contábeis. "Países cuja taxa anual supera os 8% começam a ter sérios problemas com suas demonstrações".

Também participaram, José Carlos Bezerra, superintendente de Normas Contábeis e de Auditoria da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e Edison Arisa Pereira, coordenador Técnico do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Monica Foerster, diretora de Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes (FAPMP) do Ibracon, atuou como a moderadora do painel.

Novas tecnologias na auditoria

As novas tecnologias na auditoria foram tema de um dos painéis mais esperados da 8ª Conferência de Contabilidade e Auditoria Independente. Os especialistas reforçaram a mensagem de que a contabilidade está em constante atualização, mas as mudanças não estão somente entre a utilização de plataformas e ferramentas na web para análises de ativos intangíveis. Um exemplo da revolução também no ambiente físico é a inclusão de equipamentos de monitoramento remoto, que permitem o mapeamento de terrenos, rastreamento de objetos e escaneamento de dados.

Deniz Appelbaum, doutora pela Rutgers Business School, incluiu na apresentação, vídeos que demonstram a utilização de drones para agilizar a triangulação de dados para o trabalho de amostragem da área da auditoria independente, como fotografias aéreas.

Para o professor Miklos Vasarhelyi, também da Rutgers, os 'cognitive aides' ou 'decision making aides', que são robôs capazes de aprender e agir a partir de determinados padrões de comportamentos, também deverão ser a tecnologia mais aplicada na auditoria independente. "Por meio delas, as firmas poderão expandir o escopo de atuação do profissional, oferecendo novos serviços".

Auditoria e governança

O relacionamento entre os auditores independentes e os representantes das áreas de governança das empresas foi tema do debate entre os painelistas Richard Blanchet, membro do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Tiago Isaac, superintendente de empresas e estruturadores de ofertas da B3, e Marco Castro, membro do Conselho de Administração do Ibracon. A moderação foi de Clinton Fernandes, diretor de Comunicação do Ibracon.

Segundo Marco Castro, o tema precisa e deve ser visto como uma oportunidade para o fortalecimento do mercado de capitais. Para ele, "o papel da governança corporativa é colocar a ética a serviço da perenidade da organização. Na profissão de auditores independentes, somos um dos pilares do mercado de capitais.

"E justamente por isso, "a contratação de uma auditoria independente deve ser diligente, dedicada e analisada. Ou seja, não pode ser simplesmente por tomada de preço", analisou Richard Blanchet. Sua opinião foi ratificada por Castro, que declarou que, "na maioria das vezes em que o custo é o único fator de decisão, a escolha não dá certo".

Na ocasião, a B3 anunciou que a entidade identificou, no ano de 2018, a aprovação da instalação de quase 50 conselhos fiscais em companhias brasileiras de capital aberto. A informação foi apresentada em primeira mão por Thiago Isaac. "A discussão da diferença entre conselho fiscal e comitê de auditoria e sobre a função do conselho fiscal já está superada no Novo Mercado da B3. Isso mostra que as companhias brasileiras de capital aberto já alcançaram um grau elevado de amadurecimento", completou.

Relatório de Auditoria

O último painel da 8ª Conferência abordou o tema "Relatórios de Auditoria". Na ocasião, Adriana Caetano, gerente Técnica do Ibracon, apresentou uma pesquisa realizada pela entidade a respeito dos Principais Assuntos de Auditoria (PAAS) contidos no Novo Relatório do Auditor. Foram avaliados os conteúdos de mais de 540 companhias abertas, incluindo as 100 maiores listadas na Bolsa de Valores, identificando-se um aumento de 2,5% nos PAAs.

O painel também contou com a presença de Madson de Gusmão Vasconcelos, gerente de Normas de Auditoria da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e Rogerio Mota, coordenador da Comissão Nacional de Normas Técnicas (CNNT) do Ibracon. Tadeu Cendón, diretor de Desenvolvimento Profissional do Ibracon, foi o moderador.
 
 


Últimas Notícias 
19/09/2018
» Aberto o credenciamento para a FebraTêxtil 2018
19/09/2018
» Feitintas 2018 marca retomada do setor de tintas e vernizes no Brasil
19/09/2018
» Hotel Design mostra tendências e lançamentos para o setor de hospitalidade na Equipotel 2018
19/09/2018
» Campus Party sediará etapa paulista da Fórmula 1 nas Escolas 2019
19/09/2018
» Fesqua 2018 se consolida como um evento internacional
mais...
  buscar notícias:
 
Feiras 2019; Feiras 2018; Feiras 2017; Feiras Janeiro 2018; Feiras Fevereiro 2018; Feiras Março 2018; Feiras Abril 2018; Feiras Maio 2018 ; Feiras Junho 2018; Feiras Julho 2018; Feiras Agosto 2018 ; Feiras Setembro 2018 ; Feiras Outubro 2018; Feiras Novembro 2018; Feiras Dezembro 2018; Feiras Janeiro 2019; Feiras Fevereiro 2019; Feiras Março 2019; Feiras Abril 2019; Feiras Maio 2019 ; Feiras Junho 2019; Feiras Julho 2019; Feiras Agosto 2019; Feiras Setembro 2019 ; Feiras Outubro 2019; Feiras Novembro 2019; Feiras Dezembro 2019; Feiras Industriais; Feiras do Brasil; Feiras e Eventos; Feiras e Congressos; Feiras no Brasil; Feiras Brasil; Calendário de Feiras; Calendário Feiras do Brasil; Feiras; Feiras 2019 SP; Feiras 2019 São Paulo; Feiras 2018 SP; Feiras 2018 São Paulo; Eventos SP; Eventos São Paulo; Feiras Anhembi; Feiras Expo Center Norte; São Paulo Expo; Calendário 2019; Calendário 2018; Calendário 2017; Eventos 2019; Eventos 2018; Eventos 2017; Congressos 2019; Congressos 2018; Congressos 2017; Turismo de Negócios; Agenda de Eventos; Agenda de Feiras; Agenda de Exposições; Exposição Agropecuária; Eventos Empresariais; Expo 2019; Expo 2018; Expo 2017; Expo Center Norte; Anhembi Parque; Transamérica Expo Center; Riocentro; Centro de Eventos Pro Magno; Bienal do Ibirapuera; Centro de Convenções Frei Caneca; NFeiras; feiras 2019 brasil; feiras 2018 brasil; calendário brasileiro de exposições e feiras 2019; calendário brasileiro de exposições e feiras 2018; feiras 2019 sp; feiras 2018 sp; calendario de feiras em sp 2019; calendario de feiras 2019; calendário de feiras e eventos 2019; calendario de feiras 2019 brasil; calendario de feiras em sp 2018; calendario de feiras 2018; calendário de feiras e eventos 2018; calendario de feiras 2018 brasil; calendário brasileiro de exposições e feiras; Feiras em 2019; Principais feiras realizadas em 2019; Acesse as feiras que se realizam em 2019; Feiras em 2018; Principais feiras realizadas em 2018; Acesse as feiras que se realizam em 2019; Acesse as feiras que se realizam em 2018; Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras; Exposições e Feiras; Expofeiras; Sistema de Gerenciamento de Exposições e Feiras; Eventos & Feiras; Feiras & Negócios; Feiras & Congressos; Calendário das Principais Feiras de Negócios do Brasil 2019; Calendário das Principais Feiras de Negócios do Brasil 2018; Calendário de Eventos; Sistema de Exposições e Feiras; Feiras em Brasil. Calendário de feiras em Brasil; Calendário de Feiras SP 2019; Calendário de Feiras SP 2018; Calendário Brasileiro de Feiras e Eventos; feiras e eventos empresariais; feiras de negócios e eventos empresariais; CALENDÁRIO de EVENTOS e FEIRAS 2018; Calendário de Eventos - Sistema de Exposições e Feiras; CALENDÁRIO de EVENTOS 2018 SÃO PAULO; EVENTOS, FEIRAS E CONGRESSOS 2018 SP; Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras; Calendário de Feiras de Artesanato de 2018; Calendário Varejo 2018; Calendário de Feiras de Artesanato de 2018; Eventos & Feiras;; Abav Expo; ABF FRANCHISING EXPO; ABF FRANCHISING EXPO NORDESTE; AES BRASIL EXPO; AIRPORT INFRA EXPO; AT!BAZAR ATEAL EXPO OUTLET; AUDIOTECH – Feira de Sonorização, Acessórios e Customização de Automotiva; Auto Esporte Expo Show; Aviation Expo; BeefExpo 2018; Bike Brasil Expo; BIONAT EXPO; Brasil Signage Expo; Brasília Expo Franquias 2018; Brazil Road Expo; Burda Expo; BW EXPO; Caça Talentos Expo 2018; CAKE DESIGN EXPO; China Products Expo Brazil; CHURCH TECH EXPO; Conferência & EXPO HDI Brasil; Congresso Fenabrave e ExpoFenabrave; CONSTRUCTION EXPO; ConverExpo Latin America; Del Rei Expo; DIVINAEXPO; ENERGEN EXPO; EXPO 2018; Expo Abióptica; EXPO ACABAMENTO; Expo Agro Concórdia 2018; Expo Airport; Expo Alimentos Funcionais & Nutracêutico; EXPO ANFAMEC; EXPO AQUA FEED; Expo Arquitetura Sustentável; Expo Barbacena; EXPO BEBÊ & GESTANTE; Expo Biomassa; Expo Bomboniere; EXPO BRASIL CHOCOLATE; Expo Business LGBT; Expo Carangola 2018; Expo Casa Nova; Expo Casamento Espetacular; EXPO CAVALOS 2018; EXPO CELL & TECNOLOGIA; Expo ClicNoivos; EXPO CONDOMÍNIO / EXPO DECORMÓVEIS SC; EXPO CONSTRUÇÕES 2018; EXPO CURVELO; Expo de Moda Pronta Entrega; Expo Disney; Expo Emergência; EXPO ENAF BELO HORIZONTE; EXPO ENAF Guarapari; EXPO ENAF JUIZ DE FORA; EXPO ENAF MANAUS; EXPO ENAF POÇOS DE CALDAS; EXPO ENAF RIBEIRÃO PRETO; EXPO ENAF SÃO JOSÉ DOS CAMPOS; EXPO ENAF TERESINA- Feira de Sport, Fitness e Saúde; EXPO ENAF UBERLÂNDIA; Expo Enfermagem; EXPO EVENTOS 2018; Expo Fashion Noivas; EXPO FEMI; EXPO FERNANDÓPOLIS; EXPO FESTAS; Expo Festas Infantis; Expo Figueirão; EXPO FINAN; Expo Fitness & Sports; Expo Formiga; Expo Fórum de Marketing Digital 2018; Expo Geek Brasil; Expo Guaçu 2018; Expo Havan Noivas; Expo Hotel Búzios; Expo Indústria do Maranhão; Expo Israel 2018; Expo Itaguaí; Expo Japão; Expo Jardim; Expo Lar & Decoração; Expo Licensing Brasil; Expo Madalena; Expo Madeira & Construção; Expo Mamãe & Cia; Expo Mineração, Energia & Construção; EXPO MIRACEMA; EXPO MOTO SÃO PEDRO; EXPO NELORE AVARÉ; EXPO NOIVAS & FESTAS; Expo Noivas & Festas do Interior; Expo Óleos & Gorduras; EXPO PAISAGISMO BRASIL 2018; Expo Palmeira; Expo Paper; Expo Parking; EXPO PARQUES E FESTAS; Expo Pet Curitiba; Expo Pet Food; Expo Pet Show 2018; Expo Petrópolis 2018; Expo PetShop; EXPO PHARMA; Expo Picos Ambiental; Expo Pizzaria; Expo Proteção; EXPO RELIGIÃO 2018; Expo Revestir; EXPO RIO PRETO; Expo Rio Run; Expo Rio Verde; EXPO SAMU; Expo São Pedro; EXPO SCALA; Expo Schroeder 2018; Expo Segurança Amazonas; EXPO SUPERMERCADOS; EXPO TOLEDO 2018 e 12 INTERNACIONAL; EXPO TOUR Católica; Expo Toys; EXPO UMUARAMA; Expo Unhas; EXPO USIPA; Expo Vinhos; EXPO ZEBU; Expoac; EXPOACIAF 2018; EXPOAÇO; EXPOAGAS; Expoagri; Expoagro; Expoagro Afubra; EXPOAGRO BRAGANÇA PAULISTA; ExpoAgro Cotricampo; Expoagro de Barra do Bugres; EXPOAGRO GV; EXPOAGRO MIRANORTE; Expoagro Rolim de Moura; Expoalta; ExpoAlumínio; EXPOAMA; EXPOANA; EXPOANICER; Expoara; EXPOARAXÁ; EXPOARI; EXPOARROZ; EXPOASEAC 2018; Expobahia; Expobeauty Estétic; Expobeauty Hair; EXPOBEL; EXPOBELEZA 2018; ExpoBento; ExpoBev; EXPOBOR; ExpoBrasil; EXPOBRASIL 2018; EXPOBRINK; Expobur; EXPOCACHAÇA; EXPOCAFÉ; EXPOCAM; Expocamp; ExpoCarreira; Expocasório; ExpoCatadores; ExpoCatólica; EXPOCBTD; EXPOCENTRO; Expocer; EXPOCÉU; Expocine 2018; EXPOCLARA; EXPOCOL; Expocon Brasília; EXPOCONGREGARH; EXPOCONQUISTA; Expocoop 2018; EXPOCORDEIRO; ExpoCorrente; ExpoCultura 2018; Expodireto Cotrijal; EXPOELEVADOR 2018; EXPOEND; EXPOEQUIP; Expoeste; EXPOEVANGÉLICA; EXPOFAR 2018; Expofarma; EXPOFEIRA; EXPOFEIRA 2018; Expofeira Caprinovinos de Sergipe; Expofeira de Guaramirim; Expofeira do Agronegócio; Expo-Feira Ovinos de Verão; Expoflora; Expoforest; Expofrai; EXPOFRÍSIA 2018; EXPOFRUIT; EXPOGAÚCHA; EXPOGESTÃO; EXPOGOIABA; EXPOGOIÁS; EXPOGRANDE; Expogua; EXPOGUARÁ; ExpoGurupi; EXPOHAIR & ESTHETIC; EXPOIJUÍ / FENADI; ExpoIN; EXPOINEL; EXPOINEL Minas 2018; EXPOINEL NACIONAL; EXPOINGÁ; EXPOINTER; Expojipa; EXPOJU 2018; EXPOJUKEBOX; EXPOLAGES; EXPOLAR; ExpoLaticínios; EXPOLAZER & WELLNESS; EXPOLEITE; EXPOLESTE; EXPOLESTE 2018; EXPOLÍDER; EXPOLIXO; EXPOLOG; EXPOLONDRINA; EXPOLUX; EXPOLUX NORDESTE; EXPOMAC; EXPOMAFE; EXPOMAQ; ExpoMáquinas; EXPOMARA; EXPOMARCOS; Expomatupá; EXPOMEAT; EXPOMINAS DF; EXPOMINERAIS; EXPOMONTES; EXPOMUSIC; Expomutum; EXPONOP; EXPONORMAS; ExpoNutrition; EXPOPARANAVAÍ; Expopato; EXPOPEC; EXPOPEDRAS 2018; ExpoPérola; EXPOPOSTOS E CONVENIÊNCIA; EXPOPRAG 2018; ExpoPredialTec; EXPOPRINT DIGITAL; EXPOQUÍMICA; EXPOR FETAS 2018; EXPORÃ; Exporriso; EXPORURAL 2018; EXPOSAFRA; EXPOSEC; EXPOSERRALHERIA; EXPOSHOPPING; EXPOSIBRAM; EXPOSIBRAM AMAZÔNIA 2018; Exposição Agropecuária de Cachoeiro de Itapemirim; Exposição Agropecuária de Itajubá; Exposição Agropecuária de Patrocínio do Muriaé; Exposição Agropecuária de Santa Helena; Exposição Agropecuária de São Roque; Exposição de Girolando 2018; Exposição Estadual Agropecuária; Exposição Feira Agropecuária de Floriano; Exposição Internacional do Cavalo Lusitano; EXPOSIÇÃO NACIONAL DE HÍBRIDOS DE ORQUÍDEAS; Exposição Nacional Hereford & Braford 2018; EXPOSOL; EXPOSOLAR; ExpoSorvetes; EXPOSUCATA; EXPOSUL; Exposul Saúde; Exposuper; ExpoSustentat; EXPOSYSTEMS; EXPOTAPURAH; Expotáxi Brasil; Expotchê; Expotec; EXPOTEL; EXPOTEL – Feira Internacional para Hotelaria; Expotrês; EXPOTUR-ES; EXPOUR; Expovale; EXPOVALE 2018; EXPOVENDING & OCS LATIN AMERICA; Expoverde; EXPOVEST; Expovet Minas; EXPOVIL; EXPOVINIS BRASIL; EXPOWORK; EXPOZAL; Feira 1 a 99 Brasil; Feira Agrometal do Mato Grosso do Sul; Feira Ambiental e Social de Bonito; Feira Baby Nit; Feira Beleza & Saúde MS; FEIRA BEM CASADOS; Feira Biomassa & Bioenergia; Feira Brasil de Porcelanas, Vidros e Acessórios para o Lar; Feira Brasil Moda Show; Feira Brasil Mostra Brasil; Feira Brasileira da Cerveja; FEIRA CASA E CONSTRUÇÃO; Feira da Agricultura Familiar de Campo Maior; Feira da Casa Própria Marília; Feira da Floresta; Feira da Gestante, Bebê e Criança; Feira da Indústria de Fundações e Geotecnia; Feira da Louça; FEIRA DA LOUCURA POR SAPATOS; Feira da Madeira 2018; Feira da Mamãe, Bebê & Criança; Feira da Moda de Gramado; Feira da Música de Fortaleza; Feira das Noivas; Feira de Agroturismo; Feira de Artes da Vila Pompéia; Feira de Carreiras da PUCRS; FEIRA DE FIXAÇÃO; Feira de Formaturas e Eventos de Maringá; Feira de Imóveis de Maringá; Feira de Imóveis do Paraná 2018; Feira de Imóveis e Oportunidades; Feira de Intercâmbio Teen; Feira de Inverno e Variedades; FEIRA DE MALHAS DE TRICÔ SUL DE MINAS; Feira de Malhas, Fios e Couros ; FEIRA DE MEIO AMBIENTE & CNMAPC; Feira de Negócios; Feira de Negócios do Mercado Cervejeiro; Feira de Oportunidades Viacredi; FEIRA DE SANEAMENTO DA ASSEMAE; Feira de Sergipe; Feira de Turismo ABAV Bahia; Feira de Turismo da Abav-MG; FEIRA DO BEBÊ E GESTANTE BH; FEIRA DO BEBÊ E GESTANTE UBERLÂNDIA; FEIRA DO BEBÊ E GESTANTE VITÓRIA; Feira do Bordado de Ibitinga; Feira do Caminhão; Feira do Caminhoneiro de Cubatão; Feira do Caminhoneiro de Guarulhos; Feira do Caminhoneiro de Rondonópolis; Feira do Campo Cresol; Feira do Carreteiro; Feira do Construtor; Feira do Empreendedor; Feira do Empreendedor Bahia 2018; Feira do Empreendedor Distrito Federal 2018; Feira do Empreendedor Maranhão 2018; Feira do Empreendedor Mato Grosso 2018; Feira do Empreendedor Rio de Janeiro 2018; FEIRA DO ESTUDANTE; Feira do Livro da UFSCar; Feira do Livro de Canoas; Feira do Livro de Jaraguá do Sul; Feira do Livro de Joinville; Feira do Livro de Montenegro; Feira do Livro do Sesc; Feira do Livro Infantil de Fortaleza; Feira do Livro Infantil de Porto Ferreira; Feira do Material Escolar; Feira do Polo Naval do Rio Grande do Sul; Feira dos Municípios Alagoanos; Feira dos Municípios Paraibanos; Feira dos Países; Feira e Congresso Panorama Audiovisual | Broadcast & Cable; Feira EBS; FEIRA EDUCANDO; Feira Estética in Nordeste; Feira Estética in Rio; Feira Estética in São Paulo; Feira Farma; Feira Festas & Noivas; FEIRA FLORESTAL DA AMAZÔNIA; Feira Forte; FEIRA FUNERÁRIA DO BRASIL 2018; Feira Funerária do Norte e Nordeste; Feira Grande ABC; FEIRA MANUTENÇÃO; Feira Móveis & Decoração Curitiba; FEIRA MULHER BRASIL; Feira Nacional das Malhas; Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto; Feira Noiva Vip; Feira Noivas Curitibanas; Feira Noivas Douradas e Eventos; Feira Pan-Amazônica do Livro; Feira Ponta de Estoque; Feira Profissional de Beleza Rio Belleza; Feira Rio Pet; Feira Rua 25 de Março; Feira RUA SETE; Feira Shopping; FEIRA SOU 60+; Feira SUPERPET; FEIRA TÉCNICA E NEGÓCIOS DA BELEZA, CABELOS E ESTÉTICAS; Feira Vegana; Feira Vegana das Nações; Feira Vegana de Outono; FEIRAMODA; FEIRATUR; FIAFLORA EXPOGARDEN; FIREXPO; Fórum e Exposição Abisolo; GRAND EXPO BAURU; GranExpoES; Green Expo; HAIR BEAUTY EXPO; HG FEIRA PARA HOTELARIA E GASTRONOMIA; HIGH DESIGN HOME & OFFICE EXPO; HIGIEXPO; HSM Expo 2018; ILUME EXPO; ÍNTIMIexpo; ITFORUM EXPO | BLACK HAT; M&T Expo 2018; Maquintex 2018- Feira de Máquinas, Equipamentos, Serviços e Química para a Indústria Têxtil; Mega Expo Regional Noivas, Debutantes e Festas; MEGAFEIRA; Miami Condo Expo; MOVEXPO; NATAL EXPO CRISTÃ; NT EXPO; Outdoor Living Expo 2018; PANEXPO; PETSHOP EXPO; Piauí Expo Show 2018; PORK EXPO; PUERI EXPO; RCDExpo; Reality Expo Noivas & Debutantes do ABC; Reciclamais South American Expo; RIO OIL & GAS Expo and Conference 2018; Roofing Expo Brazil; Salão Baiano de Turismo e Feira dos Municípios; Salto Expo Noivas & Festas; SET EXPO; SMARTPHONE CONGRESS & EXPO; Sport Infratech & Expo Estádio; SUPER RIO EXPOFOOD; Tecnofeira; Vet Expo; VITÓRIA EXPOVINHO; VUC EXPO;