Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
III Expocietec traz novas soluções para a Biotecnologia brasileira

26/11/2018
III Expocietec traz novas soluções para a Biotecnologia brasileira

Diagnósticos precoces de doenças graves em recém-nascidos, tratamento de câncer menos agressivo e dispositivo que identifica doenças relacionadas à saúde oral são alguns dos destaques a serem apresentados pelas startups do Cietec

A Biotecnologia é um componente-chave para o desenvolvimento da humanidade. Segundo o relatório The biotechnology indicators (2015) da OECD, os Estados Unidos apresentam 11.367 empresas de Biotecnologia, seguidos por Espanha com 2.831 e França com 1.950. O Brasil aparece na posição 18º com 155 empresas. Algumas dessas empresas brasileiras participarão da III Expocietec, que acontece entre os dias 27 e 28 de novembro, no Espaço Investe São Paulo, para apresentar suas soluções inovadoras voltados ao setor biotecnológico.

Promovido pelo Cietec, entidade gestora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo USP/Ipen, com o apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, a III Expocietec destacará os setores como Indústria 4.0, Medicina e Saúde e Tecnologia da Informação, visando aproximar o ecossistema de inovação a investidores, governo, pesquisadores, corporações e academia.

Saiba mais sobre as tecnologias inéditas que serão apresentadas para a área de Biotecnologia no evento:

Immunogenic: Exames para diagnósticos precoces de doenças graves em recém-nascidos

A Immunogenic desenvolve exames especializados em imunodeficiências genéticas que podem diagnosticar precocemente doenças graves em recém-nascidos. Dessa forma, o médico consegue indicar o tratamento mais adequado para a doença identificada no exame. Com a solução, é possível melhorar a qualidade de vida aos pacientes e até mesmo a curá-lo.

YLive: Produto natural para crescimento sustentável na criação animal

A YLive desenvolve probióticos voltados para a indústria de insumos veterinários. Os produtos são baseados no sequenciamento de DNA de microrganismos do sistema digestivo animal, melhorando o sistema imunológico, a flora intestinal e a eficiência digestiva do animal para promover o seu crescimento de maneira sustentável. Trata-se de um produto natural e sem efeito colateral que reduz o uso de químicos na criação animal.

Genera: método de medicina personalizada identifica riscos para doenças e mutações raras

A Genera, startup reconhecida por popularizar testes de ancestralidade, desenvolveu o myGene, solução que permite verificar traços que marcam doenças e mutações. A partir da análise, é possível verificar a suscetibilidade do paciente para diabetes, doenças cardíacas e neurológicas, além de mutações raras que seriam sinal de câncer e outras síndromes genéticas. Também são analisados resultados relacionados à tendência à calvície, metabolismo de cafeína, intolerância à lactose, entre outros. Os resultados são lidos em um retorno ao médico geneticista, que direciona o paciente aos especialistas, de acordo com o laudo. Dessa forma, o paciente consegue personalizar a prevenção e antecipar tratamentos.

Celluris: Novo tratamento de câncer menos agressivo

A Celluris traz ao Brasil uma tecnologia inédita e menos agressiva de combate ao câncer, trata-se da solução CAR-T, novo tipo de tratamento para os tumores hematológicos (leucemias), que transforma o próprio corpo do paciente em um “remédio vivo”.

O CAR-T funciona com a reprogramação genética das células atacando o mal de maneira individual, atingindo somente as células doentes e poupando as saudáveis.

Na prática, retira-se uma amostra de sangue do paciente do qual são extraídos os linfócitos T, que atuam no sistema imunológico e formam a defesa do organismo. Em seguida, dentro do laboratório os linfócitos passam a ter o seu DNA modificado para reconhecer e atacar somente as células cancerígenas e com mais precisão, pois é específico para um alvo da célula tumoral. Então elas são multiplicadas e reinseridas no paciente para que destruam o tumor.

Scheme Lab: Dispositivo identificar doenças relacionadas à saúde oral pelo DNA

A Scheme Lab criou uma solução que auxilia os agentes de saúde, dentistas e a população em geral, na prevenção de doenças dentais, o point-of-care. Por meio do dispositivo portátil, inovador, rápido e descartável, que pode ser usado em todos os seres vivos, de animais a plantas e insetos, a Scheme Lab faz testes genéticos que agregam valor na cadeia produtiva de empresas de todos os segmentos. Com os resultados, a empresa identifica a presença de organismos por meio da diferença no DNA, em um único método. Além de soluções para a saúde oral, o produto da Scheme Lab é utilizado para outras soluções como auxílio do manejo para extermínio do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e da febre amarela.

Serviço

III Expocietec
Data: 27 e 28 de novembro de 2018
Horário: das 9h às 18h
Local: Investe SP – Av. Escola Politécnica, 82 – Jaguaré – São Paulo, SP
Inscrições: www.expocietec2018.com.br

Sobre o Cietec

O Cietec - Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, fundado em abril de 1998, tem como missão incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica por meio da criação, fortalecimento e a consolidação de empresas de base tecnológica. O Cietec apoia a transformação de conhecimento em produtos e serviços para o mercado, a inserção no ecossistema de inovação, a capacitação técnica e de comercialização, contribuindo para o aumento da competitividade no Brasil. O Cietec é a entidade gestora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica USP/Ipen, onde são conduzidos processos de incubação de empresas inovadoras, em diferentes níveis de maturidade. Nesses processos, são oferecidos serviços de apoio para demandas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica, aproximação com o investimento-anjo, capital semente e venture capital, recursos de fomento público, além de infraestrutura física para a instalação e operação dessas empresas.
 
 


Últimas Notícias 
25/11/2020
» Mercoagro transferida para 2022
25/11/2020
» MTur promove ecoturismo em congresso sobre Reservas Privadas de Patrimônios Naturais
25/11/2020
» Abracd realizará o Congresso Nacional de Ciência de Dados (CONACD) em dezembro
25/11/2020
» L'Oréal Produtos Profissionais realiza Fórum de Líderes que busca construir o futuro da beleza profissional
25/11/2020
» Fundação do ABC organiza ‘6° Fórum de Sustentabilidade’
mais...
  buscar notícias: