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Smorgasburg, o maior evento gastronômico ao ar livre dos EUA, chega a São Paulo

14/12/2018
Smorgasburg, o maior evento gastronômico ao ar livre dos EUA, chega a São Paulo

Conhecida nos Estados Unidos como o Woodstock da comida, a feira, nascida em Nova Iorque, reúne mais de 100 operações diversificadas, com opções inéditas e exclusivas, que irão tomar conta do Obelisco do Ibirapuera em maio de 2019

O Smorgasburg, maior evento gastronômico ao ar livre - conhecido como o Woodstock da comida - dos EUA, chega a São Paulo a partir de 15 de dezembro. O festival foi viabilizado pela Pipoca, empresa especializada em experiências culturais gratuitas em espaços públicos, que tem como principal objetivo resgatar a rua como o principal ponto de encontro entre as pessoas. A meta é transformar os hábitos e costumes nas relações entre moradores de grandes cidades e suas interações com a própria cidade.

Reconhecida pela sua atuação no Carnaval, a empresa faz a concepção de novos blocos em parceria com grandes artistas nacionais, promove curadoria de blocos e cria estratégias de atuação no carnaval para grandes marcas em todo o Brasil. Além do carnaval de rua, a plataforma também realiza eventos de literatura, gastronomia (como o Smorgasburg) e artes. O faturamento da Pipoca é de R$ 6 milhões em 2018, e o crescimento da empresa atingiu 60% com relação a 2017. A expectativa para 2019 e 2020 é um crescimento de 50%.

A primeira experiência do Smorgasburg, em versão pocket no dia 15/12 (sábado), mostrará a sua informalidade e inovações culinárias, distribuídas nas diversas tendências gastronômicas presentes na feira. Com expectativa de vendas em torno de 100 mil refeições, o evento conta com investimento de R$ 1,6 milhões e envolve o trabalho direto e indireto de cerca de 1.200 pessoas.

Cada expositor apresenta um cardápio exclusivo com estes atributos, reforçando a grande variedade de pratos e especialidades. Conhecida nos Estados Unidos como o Woodstock da comida, a feira, nascida em Nova Iorque, em São Paulo irá reunir mais de 100 operações diversificadas, com opções inéditas e exclusivas, que irão tomar conta de 10.000m² no Obelisco do Ibirapuera em maio de 2019.

O evento conta com três chefs especialistas em comida de rua: o ítalo-americano Francesco Brachetti, do Avocaderia - chef do primeiro “avocado bar” do mundo, vindo diretamente de Nova Iorque, e os brasileiros Márcio Silva, do Buzina, e Adolpho Schaefer, do Holy Pasta;

Cada um deles apresenta, durante quase 10 horas da edição pocket, seus pratos mais cobiçados, como o Avocado Rose Toast (pão multigrão, purê de abacate, rosa de abacate, citronette de limão, sal, pimenta e flocos de pimenta), do Avocaderia, o Mac Bomb (mac & cheese frito empanado na farinha de pão) do Holy Pasta e o Parm (Hambúrguer, tomate assado e queijo Parmigiano - Reggiano ralado, no pão artesanal) do Buzina Food Truck.

Serão cinco edições pockets, gratuitas, programadas mensalmente, aos sábados, das 12h às 21h, na House of Food, um espaço gastronômico badalado e descontraído, localizado em Pinheiros. Os demais eventos pockets serão realizados em 2019 nos dias 19/01, 09/02, 09/03 e 13/04.

Sobre o evento

Smorgasburg no Brasil: O Smorgasburg foi viabilizado pela Pipoca, empresa especializada em experiências culturais gratuitas em espaços públicos, que tem como principal objetivo resgatar a rua como o principal ponto de encontro entre as pessoas. Além de food trucks, barracas, bike foods, chefs e restaurantes renomados, o evento conta com operações experimentais, marcadas por receitas inovadoras e exclusivas. Estudantes de gastronomia ou iniciantes selecionados pela curadoria também integram a feira.

Os especialistas em Street Food Márcio Silva, do Buzina, e Adolpho Schaefer, do Holy Pasta, assinam a curadoria do festival. Os expositores serão selecionados por critérios como qualidade, inovação, estrutura, apresentação, preços e diferenciação.

Smorgasburg: Em operação desde 2011, o mercado reúne aproximadamente 30 mil pessoas todos os fins de semana, de abril a setembro. Destaca-se por ser um grande laboratório de inovações gastronômicas com receitas criativas e apresentações inusitadas, mantendo o aspecto informal característico da comida de rua e garantindo o programa oficial dos finais de semana de verão de moradores e turistas.
 
 


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