Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
Plástico Brasil - Feira Internacional do Plástico e da Borracha começa nesta segunda-feira (25)

25/03/2019
Plástico Brasil - Feira Internacional do Plástico e da Borracha começa nesta segunda-feira (25)

Ampla e variada oferta de produtos e soluções da feira cria uma janela de oportunidades para a indústria ganhar produtividade e competitividade.

Começa nesta segunda-feira, dia 25 de março, e vai até o dia 29 (sexta-feira), a Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico e da Borracha, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo.

Uma iniciativa da Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Abiquim – Associação Brasileira da Indústria Química e Informa Exhibitions, a Plástico Brasil consolidou-se como o maior evento do segmento na América Latina já em sua segunda edição.

Com crescimento de 20% sobre a edição anterior, reúne mais de 800 marcas nacionais e internacionais, que representam os setores de máquinas, equipamentos e acessórios, matérias-primas e resinas, moldes e porta moldes, automação industrial e robótica, periféricos, entre outros produtos, serviços e soluções.

Primeira grande feira setorial do ano, a ampla e variada oferta de produtos e soluções da Plástico Brasil cria uma janela de oportunidades para os transformadores e demais atividades ganharem produtividade e competitividade, e se prepararem para a retomada do consumo.

Números da feira

- Expositores: Mais de 800 marcas do Brasil e de outros 13 países: Alemanha, Argentina, Áustria, China, Estados Unidos, Hungria, Índia, Itália, México, Portugal, Taiwan, Turquia e Suíça
- Expectativa de visitação: 45 mil compradores, transformadores e profissionais do setor
- Apoio: mais de 60 entidades representativas nacionais e internacionais
- Eventos integrados: Cerca de 80 horas de conteúdo

Sustentabilidade

A indústria do plástico encara a questão da Sustentabilidade com extrema responsabilidade e vem fazendo seu papel para aumentar os índices de reciclagem do plástico, que hoje se encontram na base de 25%, segundo a Fundação Instituto de Administração (FIA/USP).

A área de exposição da Plástico Brasil reflete o constante investimento em pesquisa e desenvolvimento feito pelos fornecedores de máquinas voltadas para o processamento de resíduos plásticos de origem pós-consumo ou pós-industrial, e para economia de recursos naturais.

Equipamentos

- Steinert

Unisort Film: destinado à separação de plástico filme para reciclagem. O equipamento possui uma esteira de aceleração de alta velocidade que permite atingir 4,5 m/s, resultando em um rendimento de 50% a mais em relação aos sistemas convencionais.

Unisort Blackeye: faz a separação de plásticos na cor preta por tipo, sendo o primeiro separador ótico lançado no mundo para esse tipo de aplicação.

- Wortex Máquinas

Linha Challenger Recycler Geração II: Além da capacidade de processar somente materiais flexíveis ou rígidos, a máquina permite o trabalho com até 20% de rígidos agregados a flexíveis (filmes lisos, impressos, metalizados e multicamadas, entre outros). Um sistema opcional de dupla filtragem viabiliza o processamento de materiais com níveis maiores de contaminação.

Linha Challenger Recycler Conical: se destaca pelo tamanho compacto, e por isso, proporciona uma solução ideal para reciclagem ao pé da máquina. Trabalha com baixíssimo consumo de energia.

- Mecalor

DryCooler 4.0: permite ao setor industrial economizar praticamente 100% do gasto de água utilizada nos processos de fabricação. O equipamento substitui as torres de resfriamentos das fábricas utilizadas para represar a água empregada na refrigeração das máquinas que produzem plástico. Sua tecnologia diferenciada propicia mais eficiência e economia, tanto na água consumida quanto na energia, reduzindo muito os custos industriais.

Reciclagem

Coleta Seletiva: Desde a montagem até a desmontagem da Plástico Brasil, os resíduos gerados pelos expositores e visitantes serão coletados por catadores da Cooperativa Prioridade Ambiental, que farão a separação tipo de material em caçambas. Estes resíduos serão posteriormente convertidos em renda à comunidade.

Ao término da coleta, a cooperativa transportará os materiais para seu galpão, onde os cooperados darão destino ambientalmente correto aos resíduos recicláveis por meio da comercialização dos produtos, sendo a arrecadação financeira revertida aos próprios cooperados.

Tampinha Legal: projeto que promove a educação ambiental por meio da coleta de tampas plásticas de garrafa para que sejam recicladas e/ou reutilizadas. Serão coletadas as tampinhas de produtos consumidos na feira em um ponto de coleta instalado na Praça de Alimentação, bem como as tampinhas produzidas pelas empresas expositoras nas demonstrações de seus equipamentos.

Bicicleta Sustentável: Inovadora tecnologia de bicicletas com quadro feito de plástico reciclado. Sem contar os benefícios ambientais, a bicicleta Muzzicycles oferece uma série de vantagens: dispensa pintura, não enferruja, tem garantia vitalícia e amortecimento natural oferecido pelo plástico. Patenteada mundialmente, está presente no Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai, Peru, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Holanda, França, Itália, Espanha, Portugal, Ucrânia, Áustria e Alemanha.

Conteúdo

Programação técnica com palestras selecionadas especialmente para o tema da Sustentabilidade.

Especial Plastivida de Sustentabilidade: Especialistas na questão ambiental com foco no consumo responsável, coleta seletiva e reciclagem dos plásticos ministram palestras gratuitas para os visitantes.

Dia 25, às 15h: Lixo nos mares e o setor plástico, por Alexandre Turra, Professor Doutor do Instituto Oceanográfico da USP.

Dia 26, às 12h: Reciclagem de EPS, por Vanessa Vilata, do Comitê de EPS Plastivida.

Dia 27, à 12h: Sustentabilidade da Indústria Plástica na Argentina: problemáticas locais e internacionais, por Verônica Ramos, diretora-executiva da Ecoplas.

Dia 28, às 12h: Panorama Legislativo, por Fernando Chaib, assessor Legislativo da Plastivida.

Dia 29, às 11h: Política Nacional de Resíduos Sólidos, por Silvia Piedrahita Rolim, assessora Técnica da Plastivida.

TriCiclos: Empresa de engenharia de economia circular aplicada, abre a programação com a palestra Demanda tecnológica para plásticos mais sustentáveis, ministrada por Marilia Gabriela dos Santos, consultora de Sustentabilidade na TriCiclos.

Braskem: No dia 27, às 13h, Fabiana Quiroga, diretora da área de Reciclagem e Plataforma Wecycle da Braskem, maior produtora de resinas das Américas, fala sobre Economia Circular Braskem.

Produtividade

Diminuir o tempo de setup para troca de moldes é um dos grandes desafios da indústria de transformação do plástico para ganhar produtividade e competitividade.

Em parceria com a Romi e a Stäubli, a Plástico Brasil apresenta uma inovadora versão do SMED – Single Minute Exchange of Die – Troca Rápida de Moldes totalmente automatizada, sem qualquer interação humana e totalmente alinhada com a Indústria 4.0.

A injetora Romi EN 170 é equipada com um sistema de troca rápida de moldes composto por mesas troca-moldes, placas magnéticas e sistemas de multiacoplamentos rápidos. Todo o ciclo – carregamento, fixação e conexão dos moldes – é realizado ao vivo e em tempo real inferior a 5 minutos, sem necessidade de um operador. A própria injetora informa para o sistema automatizado qual o molde necessário para o próximo lote e carrega a receita de programação.

Lançamentos

A Plástico Brasil reúne mais de 800 marcas nacionais e internacionais, que representam os setores de máquinas, equipamentos e acessórios, matérias-primas e resinas, moldes e porta moldes, automação industrial e robótica, periféricos, entre outros produtos, serviços e soluções.

A ampla e variada oferta de produtos e soluções da Plástico Brasil cria uma janela de oportunidades para os transformadores e demais atividades ganharem produtividade e competitividade, e se prepararem para a retomada do consumo.

Confira alguns dos lançamentos neste link: https://bit.ly/2HFlGPz

Conhecimento

A Plástico Brasil contribui para o desenvolvimento profissional e tecnológico da indústria de plástico com uma programação técnica com cerca de 80 horas de seminários, palestras e workshops, a maioria deles gratuita. Confira:

1º Abinfer Buisiness Center – ABC 2019: Novidade nesta edição, o espaço criado em parceria com a Abinfer (Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais) é dedicado aos fabricantes de moldes, matrizes e ferramentas, e oferece uma solução completa ao reunir tecnologia e conhecimento.

Roadshow VDI - Boas práticas alemãs para a Indústria 4.0: Organizado pela VDI Brasil (Associação de Engenheiros Brasil – Alemanha), em parceria com a VDMA (Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais), demonstra os benefícios da aplicação de boas-práticas alemãs por meio de palestras ministradas por especialistas internacionais e convidados.

PETtalk 2019: Realizado pela Abipet (Associação Brasileira da Indústria do PET), é o maior encontro do ano para o setor de embalagens PET. Durante dois dias, serão apresentadas e debatidas as novas tecnologias, cenários e temas atuais que abrangem toda a cadeia produtiva.

Parque de Ideias: Promove a aproximação entre universidades e o setor produtivo, fator preponderante para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social dos países industrializados. Instituições de ensino do Brasil apresentam seus projetos de inovação e ministram palestras, bem como escolas técnicas e empresas expositoras.

Sebrae Móvel: Uma van customizada oferece gratuitamente conteúdos sobre empreendedorismo e gestão a empresários e empreendedores. O veículo é equipado com todos os instrumentos necessários para a realização de atendimentos presenciais feito por funcionários do Sebrae-SP, e oferece auxílio a todos os interessados em ter seu próprio negócio ou melhorar os resultados.

Senai - Escola Móvel da Indústria 4.0: Inovadora e moderna estratégia de ensino totalmente voltada à Indústria 4.0. A unidade volante percorre todo o Estado de São Paulo e capacita pessoas em cidades onde não há escolas físicas do Senai-SP.

Serviço

Plástico Brasil - Feira Internacional do Plástico e da Borracha
Data: 25 a 29 de março de 2019
Horário: Das 10h às 19h
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo – SP)
Iniciativa: Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e Abiquim – Associação Brasileira da Indústria Química.
Promoção e organização: Informa Exhibitions
Expositores: mais de 800 marcas nacionais e internacionais
Setores: Máquinas; equipamentos e acessórios; matérias-primas e resinas; moldes e porta moldes; automação industrial e robótica; periféricos; entre outros produtos, serviços e soluções.
Público: em torno de 45 mil visitantes/compradores
Entrada: Gratuita para profissionais do setor, com credenciamento online (www.plasticobrasil.com.br ) ou no local
Mídias Sociais: facebook.com/plasticobr
 
 


Últimas Notícias 
21/10/2020
» Estão abertas as inscrições para jogos e sugestões de palestras no BIG Festival 2021
21/10/2020
» Congresso Fehosp debate gestão na saúde filantrópica
21/10/2020
» Smart City Sessions: Brasil vai realizar o primeiro evento global 100% online de smart cities
21/10/2020
» Agricultura familiar marca presença na Exposuper Acats Online
21/10/2020
» Conexão Feipet promove Campeonato de Tosa Feipet | Groom Sul
mais...
  buscar notícias: