Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
Festival Literário Internacional de Belo Horizonte - FLI-BH, realizado pela Prefeitura, traz à capital mineira mais de 50 atrações gratuitas

23/09/2019
Festival Literário Internacional de Belo Horizonte - FLI-BH, realizado pela Prefeitura, traz à capital mineira mais de 50 atrações gratuitas

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, realiza entre os dias 25 e 29 de setembro, o Festival Literário Internacional de Belo Horizonte – FLI-BH. As atividades concentram-se no Parque Municipal Américo Renné Giannetti (avenida Afonso Pena, 1377, Centro). As oficinas ocorrem no Parque e no Centro de Referência da Juventude (Praça da Estação, s/n, Centro) e a Mostra de Cinema, no MIS Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza).

Para o secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira, um festival literário tem tudo para aproximar as pessoas e alargar a compreensão sobre a literatura. “Arrisco-me mesmo a dizer que temos este compromisso ao realizá-lo. Não podemos perder de vista que quando estamos tratando de literatura, estamos tratando em última instância dos diversos usos e formatos que podemos dar a palavra, seja ela escrita, falada, cantada ou declamada”, afirma.

A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin, celebra a realização de mais uma edição do festival. “O FLI-BH é de grande importância para a implementação e a promoção de políticas públicas para a leitura e a escrita, que são desenvolvidas ao longo de todo o ano a partir das inúmeras atividades gratuitas realizadas nas 22 bibliotecas municipais ofertadas em equipamentos públicos nas nove regionais", salienta.

Abordando a temática “Do Livro à Voz: Narrativas Vivas” e com curadoria da poeta Nívea Sabino e da ilustradora Marilda Castanha a terceira edição do FLI-BH apresenta ao público mineiro cinco dias de programação gratuita e diversificada. Serão ofertados ao longo da temporada mais de 50 atrações, divididas entre palestras, rodas de conversa, oficinas, saraus, narrações de histórias, exposições, espaço literário, lançamentos de livros e sessões de autógrafos com escritores e escritoras independentes, mostra de cinema e literatura, biblioteca e intervenções urbanas.

Um destaque é a participação de grandes escritores, ilustradores, críticos e especialistas nacionais e internacionais. Do Brasil, estão participando, por exemplo, o poeta e artista visual Ricardo Aleixo (BH); a contadora de histórias Édina Calegaro (SC); o ilustrador Edson Ikê (SP); o poeta e agitador cultural Sérgio Vaz (SP); o escritor, roteirista e dramaturgo Marcelo Rubens Paiva (SP) e o autor de mais de cem livros infanto-juvenis Ivan Zigg (RJ). Já do exterior a programação conta com a argentina Anabella López, ilustradora e escritora; Cláudia Magnani (Itália), antropóloga e professora de Literatura Italiana na Fundação Torino e a artista Cláudia Manzo (Chile).

Homenagem

O FLI-BH homenageia o poeta Adão Ventura (1939-2004), mineiro nascido em Santo Antônio do Itambé, e autor do clássico “A cor da pele” - importante conjunto de poemas sobre o tema da negritude e do racismo. De acordo com a curadora e poeta Nívea Sabino, reverenciar o legado de Adão Ventura em um evento como o FLI-BH passa por um desejo realizado de propor um olhar sobre nós e, também, de sair do campo das repetições. “A pluralidade e diversidade das produções literárias no Brasil são enormes. Porém, reverenciam-se sempre nomes corriqueiros da nossa literatura. Considerado um dos maiores poetas brasileiros do século XX, pouco se lê ou ouve falar sobre Adão Ventura. Portanto, o FLI-BH é um convite a ampliar o olhar, um convite à leitura, ao desconhecido”, explica.

Sobre a temática e todos os seus recortes, a também curadora e ilustradora Marilda Castanha destaca que o FLI-BH abarca necessidades tanto atuais como históricas. Por isso, a obra de Adão Ventura dialoga tão bem com o tema desta edição, “Do Livro à Voz: Narrativas Vivas”. “Se voltarmos para a questão das ‘narrativas vivas’ encontramos produções do poeta, se pensarmos em memórias, tradições e dar voz a invisibilidades históricas também. Por outro lado, se considerarmos produções contemporâneas a obra de Adão Ventura também é lembrada”, relata.

“Dificilmente não se encontrará na obra de um artista negro algo que denuncie ou aponte as condições sociais das quais estamos sujeitos no mundo. Creio que Adão Ventura está vivo. A identificação que se cria ao ler a sua obra é direta: trata-se do mesmo grito de poetas negros (e negras) que assim como ele, através da arte, ofertam um revide lindo para este país. Um revide poético. Quando algo que foi escrito e dito lá atrás permanece latente e vivo no nosso tempo, é sinal de que estas narrativas estão vivas. E é preciso ter voz para gritá-las ao mundo e registrar nos livros e suportes possíveis”, salienta ainda a curadora Nívea Sabino.

Além da homenagem ao grande poeta Adão Ventura, o FLI-BH traz como destaque em sua programação, menção honrosa a dois renomados escritores: a carioca radicada em Minas Gerais, Leda Maria Martins, e o mineiro do Vale do Rio Doce, Ailton Krenak.

Sobre as escolhas dos escritores para a menção honrosa, a curadora Nívea Sabino revela que ao escrever e dizer sobre a literatura indígena, Ailton Krenak se torna porta-voz de toda uma população que, assim como a negra, no campo literário e social brasileiro, permanecem silenciadas. “Escrever é produzir conhecimento e registro de memória. Já a Leda Maria Martins dialoga com os movimentos culturais e sociais e a sua obra é um registro de pesquisa e afeto que irá evidenciar essas manifestações todas dos povos originários deste país, desde as suas tradições culturais às vestimentas, corpos e vozes. Essa menção é para homenagear as pessoas e os seus legados em vida”, define.

Programação FLI-BH

Diversificada e totalmente gratuita, a programação do FLI-BH oferece mais de 50 atrações ao longo de cinco dias de evento. A programação completa está disponível no site do FLI-BH (http://www.fli.pbh.gov.br).

25 de setembro - quarta-feira

18h30

Abertura

19h - Teatro Francisco Nunes | Duração: 30 minutos

Intervenção Poética a partir da Leitura do Livro A Cor da Pele- Adão Ventura com Júlia Elisa (BH), a poeta, educadora e idealizadora do projeto Preta Poeta.

19h30 - Teatro Francisco Nunes | Duração: 30 minutos

Performance Artística: Os ruídos Vinham do Sul de Nossos Cérebros - Vocalização, por Ricardo Aleixo (BH), de poemas de Adão Ventura escritos em diversas fases de sua trajetória.

20h- Teatro Francisco Nunes | Duração: 75 minutos

Mesa: Homenagem a Adão Ventura - Depois de deduzir o azul: a fortuna crítica de Adão Ventura e outras memórias

Convidados: Gustavo Tanus (RN): Doutorando em Estudos da Linguagem / Leitura do Texto Literário e Ensino (UFRN) e Ricardo Aleixo (BH) poeta, artista visual e sonoro.

Mediação: Jussara Santos (BH), professora, educadora e escritora.

26 de setembro - quinta-feira

9h - Jardim Arena da Palavra (Teatro Francisco Nunes) | Duração: 50 minutos

Contação de Histórias: “Memórias do Mundo”

Convidada: Édina Calegaro (SC), contadora de histórias e pedagoga.

9h30 – Biblioteca do FLI-BH (Teatro de Bolso Parque Municipal Américo Renné Giannetti) | Duração: 60 minutos

Sarau da Metamorfose Especial - Confraria de Poetas Belo Horizonte

9h30 – Palco Literário (Largo em frente ao Teatro Francisco Nunes) | Duração: 50 minutos

Narração de Histórias: “O Menino Sabino - Cia Canta Contos”

Convidada: Bárbara Amaral (BH) da Cia Canta Contos, companhia de Narração de Histórias com carácter lítero-musical.

10h - Teatro Francisco Nunes | Duração: 75 minutos

Mesa: Tecendo Fios de Embaúba e Pescando Conhecimento: Quando a Imagem se Torna Escrita

Convidados: Dona Liça Pataxoop e Kanatyo Pataxoop (Itapecerica - MG), originários do Sul da Bahia, os Pataxoop de Minas Gerais vivem principalmente na Fazenda Guarani, no município de Carmésia, totalizando aproximadamente 400 pessoas. Cláudia Magnani (Itália), antropóloga e professora de Literatura Italiana na Fundação Torino.

Mediação: Ana Gomes (BH), professora titular na Faculdade de Educação da UFMG.

14h - Teatro Francisco Nunes | Duração: 75 minutos

Mesa: Além do Olhar Antropológico: Quando a Aldeia nos Habita.

Convidados: Aparecida Vilaça (RJ), doutora em antropologia e professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (UFRJ) e Ciça Fittipaldi (GO), ilustradora e autora de livros para crianças.

Mediação: Tainah Leite (BH), pesquisadora e doutora em Antropologia Social, trabalhando junto aos Ninam/Yanomami do Norte Amazônico

14h - Palco Literário (Largo em frente ao Teatro Francisco Nunes) | Duração: 40 minutos

Narração de Histórias: De Lobo a Bolo com Samuel Medina (BH) escritor, contador de histórias e mediador de leitura.

14h30 - Jardim Arena da Palavra (Teatro Francisco Nunes) | Duração: 70 minutos

Encontro com o Ilustrador: Edson Ikê (SP) - Sobre Imagens e Identidade

15h – Palco Literário (Largo em frente ao Teatro Francisco Nunes) | Duração: 120 minutos

Circulação Sarau Biqueira Cultural (BH) - O Sarau Biqueira Cultural é uma ação da Biqueira Cultural - Biblioteca Itinerante. Na biblioteca, aproximadamente 300 títulos da literatura, serão disponibilizados para troca.

16h - Teatro Francisco Nunes | Duração: 75 minutos

Encontro com as Autoras | Produção Literária, Representação Popular e a Convergência das Mídias

Convidadas: Cidinha da Silva (BH), editora do Blog da Cidinha, consultora e colunista no portal Revista Fórum e Íris Amâncio (Muriaé -MG), professora de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, de Literatura Portuguesa e de Estudos Comparados em Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Federal Fluminense.

Mediação: Etiene Martins (BH), graduada em Publicidade e Propaganda e em Jornalismo Multimídia. Especialista em Comunicação e Saúde.

17h - Jardim Arena da Palavra (Teatro Francisco Nunes) | Duração: 70 minutos

Encontro com Agnaldo Pinho (Betim - MG): “Autômatos, Quando os Bonecos Tomam Vida e Contam Histórias”. Agnaldo é artista visual, cenógrafo e bonequeiro.

19h - Teatro Francisco Nunes | Duração: 75 minutos

Bate papo: Territórios Poéticos - A Democratização do Espaço Urbano pelos Movimentos Literários com Sérgio Vaz (SP), poeta, agitador cultural e cofundador do Sarau da Cooperifa

Mediação: Zi Reis (BH), poeta marginal e artista visual.

19h - Jardim Arena da Palavra (Teatro Francisco Nunes) | Duração: 70 minutos

Encontro com o Autor: João José Reis (BA), professor do programa de pós-graduação em história da Universidade Federal da Bahia.

Mediação: Heloísa Starling (BH), historiadora e cientista política

20h30 - Palco Literário (Largo em frente ao Teatro Francisco Nunes) | Duração: 50 minutos

Espetáculo: Ode à Esperança com Abrapalavra - Abrapalavra (BH): O projeto é formado pela narradora de histórias e pesquisadora Aline Cântia.

*Programação Associada Programa Cena Plural

27 de setembro - sexta-feira

9h - Teatro Francisco Nunes | Duração: 60 minutos

Narração de Histórias: História do Encantado das Águas

Convidada: Linete Matias (AL), narradora tradicional de histórias, formada em Teatro Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas –UFAL

9h30 - Jardim Arena da Palavra (Teatro Francisco Nunes) | Duração: 70 minutos

Encontro com o Autor: De Espelhos e Histórias

Convidado: Alexandre Rampazo (SP), ilustrador, autor de livros infantis e formado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo.

10h30 - Biblioteca do FLI-BH (Teatro de Bolso Parque Municipal Américo Renné Giannetti) | Duração: 50 minutos

Narração de Histórias: Cantos e Contos das Águas

Convidado: Cia Pé de Moleque (BH), constituída por Isaac Luis (músico, narrador de histórias e educador musical) e Juliana Daher (atriz, cantora, narradora de histórias) em 2013. Realiza apresentações e oficinas em eventos direcionados ao público infantil, bem como formação de educadores e público em geral que lida com a infância.

14h - Teatro Francisco Nunes | Duração: 60 minutos

Narração de Histórias: História do Encantado das Águas

Convidada: Linete Matias (AL), narradora Tradicional de Histórias, formada em Teatro Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas –UFAL

14h30 - Palco Literário (Largo em frente ao Teatro Francisco Nunes) | Duração: 60 minutos

Contação de Histórias: O Griot Velho e o Griot Menino

Convidados: Carlos Barbosa (BH), integrante do coletivo narradores de contadores de BH e Uraci Michael (Contagem - MG), cantador e poeta.

16h - Teatro Francisco Nunes | Duração: 75 minutos

Mesa: Memória da minha Ausência: Literatura Contemporânea e a Transição do Olhar

Convidados: Márcio Junqueira (BA), poeta, professor e artista visual e Kika Sena (AL), arte-educadora, atriz, escritora poeta e performer alagoana radicada no DF.

Mediação: Juhlia Santos (BH), travesti preta, jornalista, atriz, performan, artivista, produtora cultural, agitadora cultural, pesquisadora de gênero, conselheira no quilombo Manzo e cofundadora da plataforma artística pretasT.

19h - Teatro Francisco Nunes | Duração: 75 minutos

Mesa: Saudação aos Povos

Convidados: Leda Maria Martins (BH), poeta, ensaísta e dramaturga e Aílton Krenak (Itabirinha - MG), escritor, ativista indígena dos direitos humanos, pertence à etnia Krenak

Mediação: Rosália Diogo (BH), jornalista, antropóloga e professora de Educação Básica na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte.

17h30 – Jardim Arena da Palavra (Teatro Francisco Nunes) | Duração: 90 minutos

Encontro com a Autora: A Mão Esquerda e o Suspensórios - A Coleção de Ensaios Caderno de Leituras

Convidada: Maria Carolina Fenatti (BH), editora da Chão da Feira e professora.

20h30 - Palco Literário (Largo em frente ao Teatro Francisco Nunes) | Duração: 120 minutos

Roda BH de Poesia - Espetáculo de spoken word, atividade literária que reverencia a poesia falada e a oralidade.

Articulação cultural: Juliana Pacheco (BH), Pedro Bomba (SE) e Luana Costa (BH).

Convidados: Allan Jonnes (SE), Cláudia Manzo (Chile), Douglas Din (Belo Horizonte), Eduardo Dw (BH), Elisa de Sena (BH), Idylla Silmarovi (BH), Jéssica Rodrigues (BH), Márcio Junqueira (BA), Pedro Bomba (SE) e Ventura Profana (BA).

28 de setembro - sábado

9h às 13h - Jardim Arena da Palavra (Teatro Francisco Nunes) |Duração: 240 minutos

Ação de Graça - Intervenção de Rua

Convidado: Marcelo Xavier (BH), artista plástico, escritor, ilustrador, cenógrafo, figurinista e carnavalesco.

10h - Teatro Francisco Nunes | Duração: 120 minutos

Conferência: Literatura e Políticas Públicas com Silvia Castrillón (Colombia) - referência internacional em políticas públicas de leitura, é também voz atuante na defesa das bibliotecas escolares como “comunidades de leitores e escritores”, e grandes aliadas na luta contra a exclusão.

*Atividade com tradução simultânea

Mediação: Daniela Figueiredo (BH) - pedagoga, formada pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), mestre em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

10h - Biblioteca do FLI-BH (Teatro de Bolso Parque Municipal Américo Renné Giannetti) | Duração: 120 minutos

Troca de Vivência - Grupo de Contadoras de Histórias da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte - BPIJ

11h - Palco Literário (Largo em frente ao Teatro Francisco Nunes) | Duração: 45 minutos

Apresentação Artística: Ler é um Espetáculo

Convidado: Ivan Zigg (RJ), autor em mais de cem livros infanto-juvenis, seja como escritor ou ilustrador, Zigg está hoje entre os nomes mais atuantes pela democratização da leitura no Brasil

14h - Teatro Francisco Nunes | Duração: 75 minutos

Mesa: Literatura (também) Visual: Encontros Entre a Palavra, Design e Ilustração

Convidados: Gustavo Piqueira (SP), autor de 25 livros de difícil classificação, todos marcados pela livre mistura entre texto, imagem, design e História e Anna Cunha (BH), ilustradora, graduada em Artes Plásticas pela UEMG.

Mediação: Samara Coutinho (BH), Bacharel em Letras com ênfase em Tecnologias da Edição pelo CEFET-MG, atualmente é mestranda no Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagem na mesma instituição.

15h30 - Palco Literário (Largo em frente ao Teatro Francisco Nunes) | Duração: 30 minutos

Narração de Histórias: Estórias com o Grupo Miguilim (Cordisburgo - MG)

Convidado: Grupo Miguilim atualmente é composto por cerca de 30 jovens, entre 10 e 18 anos. O grupo recebe treinamento e formação permanente em técnicas de narração de estórias e conteúdos sobre a vida e obra do grande autor brasileiro.

16h - Palco Literário (Largo em frente ao Teatro Francisco Nunes) | Duração: 40 minutos

Narração de Histórias: Declamação Poética com o Programa Sócio-Cultural Drummonzinhos (Itabira – MG)

O programa acontece em Itabira - MG desde 2001 em parceria com as secretarias municipais de ação social e educação.

16h - Jardim Arena da Palavra (Teatro Francisco Nunes) | Duração: 50 minutos

Encontro com o Autor: Cordel "A Morte de Antônio Preto"

Convidado: Sérgio Pererê (BH), multi- instrumentista, com destaque para o trabalho como percussionista.

16h30 - Palco Literário (Largo em frente ao Teatro Francisco Nunes) | Duração: 40 minutos

Narração de Histórias: Poetizar: Poemas e Cenas

Convidados: irmãos João e Raisla (BH), são artistas jovens que atuam como atores, modelos, mestres de cerimônia e poetas.

16h30 - Teatro Francisco Nunes | Duração: 75 minutos

Mesa: Ainda Estamos Aqui: A Escrita e a Leitura Literária em Tempos de Turbulência Social

Convidados: Maria Valéria Rezende (PB), formada em Língua e Literatura Francesa, Pedagogia e mestre em Sociologia e Marcelo Rubens Paiva (SP), escritor, roteirista e dramaturgo.

Mediação: Adriane Garcia (BH), poeta

18h30 - Jardim Arena da Palavra (Teatro Francisco Nunes) | Duração: 60 minutos

Performance Poética: Instante Palavra Viva

Convidados: Cristiane Sobral (RJ), escritora, poeta, atriz e professora de teatro; Allan Jonnes (SE), poeta e JoMaKa (BH), ativista, poeta marginal antimanicomial e educador social.

19h - Teatro Francisco Nunes | Duração: 75 minutos

Bate-papo: Melanina Literária

Convidado: Cuti (SP), Cuti é pseudônimo de Luiz Silva. Escritor, mestre e doutor em literatura brasileira.

Mediação: Luana Tolentino (BH), professora e historiadora

20h30 - Palco Literário (Largo em frente ao Teatro Francisco Nunes) | Duração: 90 minutos

Apresentação Artística: Coletivo Negras Autoras (BH)

Coletivo Negras Autoras é formado por Elisa de Sena, Júlia Tizumba, Manu Ranilla, Nath Rodrigues e Vi Coelho.

29 de setembro – domingo

10h - Biblioteca do FLI-BH (Teatro de Bolso Parque Municipal Américo Renné Giannetti) | Duração: 60 minutos

Abrace um livro com Confraria de Poetas Belo Horizonte - Troque um livro por um abraço. Os livros serão distribuídos de forma totalmente gratuita.

10h20 - Teatro Francisco Nunes | Duração: 5 minutos

Performance Cantada

Convidada: Dóris dos Santos (BH) possui uma encantadora trajetória de mais de 20 anos cantando samba.

10h30 - Teatro Francisco Nunes | Duração: 75 minutos

Mesa: Romance à Brasileira

Convidados: Paulo Lins (RJ), poeta, romancista, roteirista de cinema e televisão e professor e Eliana Alves Cruz (RJ), escritora e jornalista.

Mediação: Sérgio Fantini (BH), escritor

11h – Teatro Francisco Nunes | Duração: 75 minutos

Mesa: A Poética da Oralidade: Hip-Hop, Palavra Ritmada e a Expansão dos Movimentos de Sarau e Slam no Brasil

Convidados: Renan Inquérito (SP), doutor em Geografia pela Unesp Rio Claro – SP e poeta e Luz Ribeiro (SP), escritora.

Mediação: Bim Oyoko (BH), catador de palavras que traz seus versos de raízes fincadas na ExtremOeste da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

11h - Jardim Arena da Palavra (Teatro Francisco Nunes) | Duração: 75 minutos

Intervenção de Grafite com Wanatta Rodrigues (BH)

11h - Biblioteca FLI-BH (Teatro de Bolso Parque Municipal Américo Renné Giannetti) | Duração: 75 minutos

Mesa: Livro Ilustrado

Convidados: Anabella López (Argentina), ilustradora e escritora de livros e Odilon Moraes (SP), ilustrador e autor de livros ilustrados.

Mediação: Fabíola Farias (BH), graduada em Letras, mestre e doutora em Ciência da Informação pela UFMG.

12h – Palco Literário (Largo em frente ao Teatro Francisco Nunes) | Duração: 80 minutos

Show com Sérgio Pererê (BH) participação especial Laura Catarina (BH)

*Programação Associada Programa Cena Plural

14h - Teatro Francisco Nunes | Duração: 75 minutos

Mesa: "Meu Sangue Cachoeira é Terreiro de Folia: Poética da Diáspora e a Palavra Escrita"

Convidados: Allan da Rosa (SP), autor de ficção, teatro, poesia e ensaio e Jarid Arraes (CE), escritora, cordelista e poeta.

Mediação: Duda Salabert (BH), Professora de literatura e Idealizadora da Transvest - ong de educação popular para travestis e transexuais de BH.

14h30 – Jardim Arena da Palavra (Teatro Francisco Nunes) | Duração: 70 minutos

Encontro com o Escritor: O Livreiro do Alemão e suas histórias

Convidado: Otávio Júnior (RJ), ator, performance-literário, contador de histórias e produtor executivo teatral.

16h– Teatro Francisco Nunes | Duração: 75 minutos

Mesa: Das Oralituras aos nossos Quintais: A Escrita para Além do Livro

Convidados: Marcelino Freire (PE), escritor e Anna Maria Gonçalves (Ibiá-MG), publicitária por formação, cansou-se do ritmo intenso da profissão e decidiu dedicar-se exclusivamente à literatura.

Mediação: Samuel Medina (BH): escritor, contador de histórias e mediador de leitura.

18h30– Palco Literário (Largo em frente ao Teatro Francisco Nunes) | Duração: 120 minutos

Slam Vencedores: A grande Batalha - Encontro inédito entre as campeãs e os campeões de todas as edições do Campeonato Brasileiro de Poesia Falada – Slam BR desde a sua primeira edição, em 2014.

Convidados: Bell Puã (PE), João Paiva (BH), Lucas Afonso (SP), Luz Ribeiro (SP), Pieta Poeta (Belo Horizonte)

Apresentadores: Rogério Coelho (BH) e Alessandro Dornelos (Uberaba-MG)

Contadora de Notas: Thais Carvalhais (BH)

Oficinas

26 de setembro - quinta-feira

11h - Oficina Poética do Sarau Libertário com Bruna Kalil Othero (BH)

Número de vagas: 20 participantes | Duração: 3 horas | Horário: 11h às 14h | Local: Biblioteca do FLI-BH - Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Av. Afonso Pena, 1377 - Centro, Belo Horizonte) | Classificação indicativa: 15 anos

14h – Oficina Escritas urbanas com Renato Negrão (BH)

Número de vagas: 15 participantes | Duração: 8 horas | Horário: 14h às 18h | Local: Sala Bastidores - Centro de Referência da Juventude (Rua Guaicurus, 50 - Centro)

*A oficina acontece nos dias 26 e 27 de setembro, com 4 horas de duração por dia.

14h30 – Oficina Brincatória com Shirley Rodriguez (BH) e Mateus da Silva (BH)

Número de vagas: 40 participantes | Duração: 50 minutos | Horário: 14h30 às 15h30 | Local: Biblioteca do FLI-BH (Teatro de Bolso Parque Municipal Américo Renné Giannetti)

16h - Oficina Livro-Minuto com Rodrigo Teixeira (BH) e Samuel Medina (BH)

Número de vagas: 20 participantes | Duração: 60 minutos | Horário: 16h às 17h |

Local: Biblioteca do FLI-BH (Teatro de Bolso Parque Municipal Américo Renné Giannetti)

17h30 – Oficina Leitura de Cartas Dramáticas - Oficina + Performance com Lygia Peçanha (São João del Rei - MG)

Número de vagas: 20 participantes |Duração: 6 horas | Horário: 17h30 às 20h30 | Local: Biblioteca do FLI-BH - Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Av. Afonso Pena, 1377 - Centro, Belo Horizonte)

*A oficina acontece nos dias 26 e 27 de setembro, com 3 horas de duração por dia.

27 de setembro - sexta-feira

09h – Oficina Colagem Criativa - Recorte e Composição com Roberto Marques (Belo Horizonte)

Número de vagas: 15 participantes |Duração: 8 horas | Horário: 09h às 13h | Local: Sala Refeitório - Centro de Referência da Juventude - CRJ (Rua Guaicurus, 50 - Centro, Belo Horizonte.

09h30 - Oficina A Criação do Mundo com Kátia Mourão (Belo Horizonte ) e Wander Ferreira (Belo Horizonte)

Número de vagas: 20 participantes | Duração: 60 minutos | Horário: 09h30 às 10h30 | Local: Biblioteca do FLI-BH (Teatro de Bolso Parque Municipal Américo Renné Giannetti)

14h - Oficina Passando a perna na Morte com Kátia Mourão (Belo Horizonte ) e Wander Ferreira (Belo Horizonte)

Número de vagas: 20 participantes | Duração: 60 minutos | Horário: 14h às 15h | Local: Biblioteca do FLI-BH (Teatro de Bolso Parque Municipal Américo Renné Giannetti)

14h - Carolina: A Artista para Além do Diário com Dalva Maria (Baldim - MG)

Número de vagas: 20 participantes | Duração: 4 horas | Horário: 14h às 18h | Local: Sala Didática - Centro de Referência da Juventude - CRJ (Rua Guaicurus, 50 - Centro, Belo Horizonte) | Classificação indicativa: 16 anos

14h - Escritas urbanas com Renato Negrão (Belo Horizonte)

Número de vagas: 15 participantes | Duração: 8 horas | Horário: 14h às 18h | Local: Sala Bastidores - Centro de Referência da Juventude (Rua Guaicurus, 50 - Centro)

*A oficina acontece nos dias 26 e 27 de setembro, com 4 horas de duração por dia.

15h30 - Oficina Monte sua história com Kátia Mourão (BH), Wander Ferreira (BH), Rodrigo Teixeira (BH) e Samuel Medina (BH)

Número de vagas: 20 participantes | Duração: 60 minutos | Horário: 14h às 15h | Local: Biblioteca do FLI-BH (Teatro de Bolso Parque Municipal Américo Renné Giannetti)

28 de setembro - sábado

10h - Tranças do Verbo - Palavra e Imaginário Afro-brasileiro com Allan da Rosa (SP)

Número de vagas: 20 participantes | Duração: 4 horas | Horário: 10h às 14h | Local: Sala Bastidores - Centro de Referência da Juventude - CRJ (Rua Guaicurus, 50 - Centro, Belo Horizonte)

14h - Escrita Criativa e a LiteraRua - Oficina + Ação do Circuito Metropolitano de Saraus com Vito Julião (Belo Horizonte), Dione Machado (Belo Horizonte) e Dudu Luiz (Belo Horizonte)

Número de vagas: 30 participantes | Duração: 4 horas | Horário: 14h às 18h | Local: Biblioteca do FLI-BH - Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Av. Afonso Pena, 1377 - Centro, Belo Horizonte)

29 de setembro - domingo

09h - Oficina Feminina de Rap - Literatura, Poesia e Rima com Lana Black (Belo Horizonte) e Negah Thé (Belo Horizonte)

Número de vagas: 35 participantes | Duração: 01h30 | Horário: 09h às 10h30 | Local: Palco Literário - Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Av. Afonso Pena, 1377 - Centro, Belo Horizonte) | Classificação indicativa: mulheres e homens a partir de 12 anos

09h - Narrativas Insubimissas: Memória, Escrevivência e Mandiga com Júlia Elisa (Belo Horizonte)

Número de vagas: 20 participantes | Duração: 4 horas | Horário: 09h às 13h | Local: Sala Multiuso 1- Centro de Referência da Juventude - CRJ (Rua Guaicurus, 50 - Centro, Belo Horizonte) | Classificação indicativa: 15 anos

15h - Leitura de Imagens - Oficina de Estudo e Análises da Imagem Dentro do Livro Ilustrado com Anabella López (Argentina)

Número de vagas: 20 participantes | Duração: 4 horas | Horário: 15h às 19h | Local: Sala Multiuso 1- Centro de Referência da Juventude - CRJ (Rua Guaicurus, 50 - Centro, Belo Horizonte)

*Todas as oficinas são destinadas ao público inscrito e selecionado previamente

Especial - Mostra de Filmes FLI-BH, 2019

Local: MIS Cine Santa Tereza

Dia 26, quinta-feira, às 19h30

Livro de Cabeceira

(Cartola Filmes | Brasil | 2015 | Websérie | 80 min / 20 episódios de 4’)

O programa de episódios curtos convida grandes escritores para falar dos livros que marcaram suas vidas e influenciaram suas próprias obras. Milton Hatoum, Luiz Ruffato, Bernardo Carvalho, Marçal Aquino, Fernanda Torres, Marcelino Freire, Lourenço Mutarelli, Carola Saavedra, entre outros, narram experiências pessoais como leitores e se propõem a debater literatura a partir da relação afetiva que estabelecem com suas obras prediletas.

Classificação indicativa: Livre

Dia 27, sexta-feira, às 19h30

Ãgtux

(Tania Anaya | Brasil | 2005 | Documentário / Animação | 22 minutos)

Ãgtux, em Maxacali, é 'contar histórias'. O filme traz algumas histórias deste povo que vive no Vale do Mucuri, Minas Gerais, costurando imagens da aldeia com animações. Donos de um notável refinamento plástico e sonoro revelado em desenhos, pinturas, roupas, cantos, poemas, os Maxacali, como a maior parte dos povos indígenas do Brasil, vivem sob uma sombra de miséria. Mas isso já é vastamente divulgado pelos jornais e tevês. O filme busca o que falta nas notícias: a riqueza de suas manifestações plásticas, sua língua, sua vida cotidiana, enfim, sua capacidade de superação da ‘pobreza'.

Classificação indicativa: livre

O Povo Dourado Somos Todos Nós

(Cecília Engels / Daniela Perente / Felipe Kurc | Brasil | 2015 | Documentário | 63 minutos)

Um conto tupi guarani sobre a criação do mundo. Um maestro de uma orquestra de jovens alemães. Um encontro musical, social, cultural. O poder do mito e a transposição da barreira linguística através da música. Quando duas fases de uma mesma criação se encontram.

Classificação indicativa: livre

Dia 28, sábado, às 17h

Carolina

(Jeferson De | Brasil | 2003 | Documentário | 14 min)

A vida de Carolina Maria de Jesus, negra e semianalfabeta, que se tornou um fenômeno literário na década de 1960. Bisneta de escravos, com apenas dois anos de estudos, se apaixonou pela leitura.

Poeta de Sete Faces

(Paulo Thiago | Brasil | 2002 | Documentário | 94 min)

O filme remonta a trajetória do escritor mineiro Carlos Drummond de Andrade. Dos primeiros anos de sua vida, sua mudança para o Rio de Janeiro até o auge de sua carreira.

Classificação indicativa: livre.

Dia 29, domingo, às 17h

Slam: Voz de Levante

(Tatiana Lohmann / Roberta Estrela D’Alva | Brasil | 2017 | Documentário | 81 min)

Documentário sobre uma atividade cada vez mais comum no país nos últimos anos: as Poetry Slams, batalhas de poesia performáticas que atraem ouvintes de diferentes realidades sociais e vivências. A produção ainda viaja para os Estados Unidos, local onde o estilo nasceu e depois se expandiu rapidamente para o mundo todo.

Classificação indicativa: 12 anos.

Serviço

Festival Literário Internacional de Belo Horizonte - FLI-BH
Local: Parque Municipal Américo Renné Giannetti (avenida Afonso Pena, 1377, Centro)
De 26 a 29 de setembro
www.fli.pbh.gov.br

Oficinas

Local: Parque Municipal e Centro de Referência da Juventude – CRJ (Praça da Estação, s/n, Centro)

Mostra de Cinema

Local: MIS Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza)
Toda programação é gratuita
www.fli.pbh.gov.br
 
 


Últimas Notícias 
09/04/2020
» Semana da Transformação Digital: mais de 50 palestras sobre como vencer a crise
09/04/2020
» Mega Artesanal 2020 anuncia nova data
09/04/2020
» Planet Franchise será realizada em São Paulo
08/04/2020
» De forma inovadora e inédita, Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos do Sebrae-PB será 100% digital
08/04/2020
» Associação Brasileira dos Criadores de Girolando cancela Megaleite 2020 por causa do coronavírus
mais...
  buscar notícias: