Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
Fabrik+ promove atividades gratuitas para incentivar a atitude “faça você mesmo”

08/11/2019
Fabrik+ promove atividades gratuitas para incentivar a atitude “faça você mesmo”

Evento busca inspirar público a colocar a mão na massa e fazer seus próprios produtos

O Fabrik+, evento que celebra a cultura "maker" ou "faça você mesmo", chega na sua segunda edição com o objetivo de mostrar que qualquer pessoa pode fabricar, consertar ou modificar os mais diversos objetos com suas próprias mãos. Realizado pela Semente Produções, o evento terá palestras, oficinas e exposição, e vai reunir alguns dos principais pensadores e fazedores ligados a esta cultura no país. Eles estarão debatendo sobre o movimento maker no país, e ensinando a fazer desde brinquedos, móveis com fabricação digital, até softbox com impressão 3D e materiais de baixo custo. O evento é gratuito e será realizado nos dias 20, 23 e 24 de novembro, com atividades no Centro Cultural Oi Futuro, no Lab Oi Futuro e no IAB-RJ (Instituto de Arquitetos do Brasil).

Serão realizadas diversas oficinas para todas as idades, como a de ecojóias, marcenaria, gastronomia e criação de softbox com impressão 3D e materiais de baixo custo. As crianças também poderão aproveitar a oficina de fabricação de brinquedos ministrada pela Karin Rodrigues, do Por Favor Menos Lixo. Em todas essas atividades, os participantes estarão exercitando sua habilidade e criatividade e refletindo também sobre consumo consciente e sustentabilidade. “A ideia é que as pessoas se surpreendam com as inúmeras possibilidades que serão apresentadas no evento, e que saiam inspiradas a colocar a mão na massa e a pensar em coisas que nunca tinham imaginado antes”, destaca Carla Sobrosa, idealizadora do Fabrik+ e sócia da Semente Produções.

Também haverá oficina onde os participantes poderão ter a experiência de criar músicas a partir do toque com plantas ou ervas. Será montado um pequeno circuito elétrico de baixa voltagem, ligando as plantas. “Quando a pessoa encostar a mão nessas folhas, a eletricidade do corpo somada a eletricidade da planta, faz com que o sinal elétrico deste circuito seja amplificado em até 200 vezes, gerando uma onda sonora peculiar a cada folha e a cada pessoa”. explica Negalê Jones, responsável por essa oficina do Fabrik+. Ele acrescenta ainda que a sonoridade pode mudar de acordo com a emoção de cada pessoa.

Haverá também palestras com vários tipos de fazedores de diversas áreas do universo maker. Eles estarão abordando temas como moda, sustentabilidade, cultura maker como ferramenta de inclusão, e a importância de criar coisas novas, consumir menos e conectar-se com a natureza. “Queremos apoiar pessoas a serem mais conscientes e que possam buscar novos hábitos com relação ao cuidado consigo mesmas, com o meio-ambiente, a natureza e com as demais pessoas”, diz Carla.

Nesta segunda edição, o Fabrik+ estará trazendo o conceito faça você mesmo em quatro eixos: Consumir menos, Conectar-se com a natureza, Criar coisas novas e Educação. Uma das novidades, é o dedicado à educação maker. A programação será composta por palestras e apresentação de iniciativas inovadoras que vêm sendo aplicadas em salas de aula. Haverá um espaço de experimentação maker, onde o público terá a oportunidade de realizar pequenas experiências em cada um dos maquinários que serão disponibilizados, em um ambiente de fabricação digital, como impressão 3d e máquina de corte a laser e eletrônica. A proposta deste dia é reunir educadores para debater a importância do aprendizado mão na massa e o papel das escolas como estimuladoras do fazer.

Feira Faça Você Mesmo

Junto com o Fabrik+, será realizada ainda a “Feira Faça Você Mesmo” no IAB/RJ. Trata-se de um evento independente que vai promover o encontro entre empresas, instituições e pessoas que comercializam equipamentos, máquinas, matérias-primas e cursos sobre como fazer bens para uso próprio ou para venda. Na feira, aspirantes a makers, ou pessoas que já produzem objetos como profissão, encontrarão as ferramentas necessárias para a produção em diversas áreas como artesanato, cosmético, casa e jardim, joias, marcenaria, entre outros.

Na Feira, também haverá oficinas, como a de marcenaria, robótica, gastronomia e artesanato. Entre os expositores estarão presentes a AMEBRAS (Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil); Alquimétricos, que produz blocos de montar a partir de materiais reciclados; e a Familia Maker, que atua na criação de soluções em hardware e software com foco em IoT (Internet das Coisas) e Automação.

“A Feira Faça Você Mesmo é um evento prático, de mão na massa. No Fabrik+, o participante vai ouvir experiência de fazedores, exercitar a criatividade, pensar em uma ideia, ser estimulado a criar com as próprias mãos, e a resposta sobre como fazer determinada criação estará nessa feira Faça Você Mesmo”, explica Carla

O Fabrik+ tem o patrocínio do Oi Futuro, Serede e Hilton Copacabana.

Serviço:

Fabrik+
20 de novembro – Dia da Educação – Centro Cultural Oi Futuro (Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo, Rio de Janeiro) Horário: 13h às 19h30
23 e 24 novembro– Lab Oi Futuro (Rua Dois de Dezembro, 107 - 5º andar, Flamengo, Rio de Janeiro) Palestras e Oficinas. Horário 13h às 20h (sábado) e 13h às 19h (domingo)
Feira Faça Você Mesmo – 23 e 24 de novembro – IAB-RJ (Beco do Pinheiro, 10 - Flamengo, Rio de Janeiro) Palestras e Oficinas. Horário: 13h às 21h

Mais informações e inscrições: www.fabrikmais.com.br, www.feirafacavocemesmo.com.br e www.sementeproducoes.com

Acompanhe as redes sociais:

Instagram: @fabrikmais @feirafacavocemesmo
Facebook: www.facebook.com/Fabrikmais/

Sobre a Semente Produções

A Semente Produções é uma empresa criada com o propósito de gerar frutos duradouros na área de economia criativa no país. Faz criação, produção e organização de eventos culturais, turísticos, comerciais, educativos, esportivos e de entretenimento, e também presta consultoria e assessoria em projetos nestas áreas. Realiza ainda agenciamento de talentos com atuação na área esportiva, cultural e artística. Com sede no Rio de Janeiro, pretende atuar em todo o território nacional.
 
 


Últimas Notícias 
18/03/2020
» Comunicado - Feiras do Brasil
13/03/2020
» Hair Brasil Premium 2020 promove eventos para o setor de barbearia
13/03/2020
» Agreste Tex 2020 tem todos os espaços vendidos
13/03/2020
» VTEX Day: Michelle Obama vem ao Brasil para participar de evento em São Paulo
13/03/2020
» Feiras EducationUSA que aconteceriam entre março e abril são canceladas
mais...
  buscar notícias: