Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
Primeira edição da Boviexpo deixa sentimento de dever cumprido

12/11/2019
Primeira edição da Boviexpo deixa sentimento de dever cumprido

Julgamento de bovinos, leilão de animais, oficina técnica e campeonato de equinos marcaram as atividades da exposição

O clima de satisfação estava presente no último dia da Boviexpo. A primeira edição da exposição pecuária encerrou no fim de semana, em Chapecó, com destaque para o leilão de animais e competição de equinos. “Como coordenador, estou contente com o evento. Tudo correu de forma tranquila, tivemos participações de qualidade, tanto das empresas quanto dos expositores de animais. Percebi o entusiasmo nas pessoas, muitos já manifestando o desejo de reeditar a feira. Sinal de que cumprimos a missão”, comemorou o presidente do Sindicato Rural de Chapecó e vice-presidente regional da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Ricardo Lunardi. Foram 25 empresas presentes e cerca de 350 animais expostos.

“Chapecó sendo a capital do agronegócio merece uma feira do setor. Por este motivo, os patrocinadores reconheceram a importância da Boviexpo e preciso destacar que não conseguiríamos realizar a exposição sem a sensibilidade por parte dos apoiadores. Mas acredito que demos o devido retorno, cumprindo o objetivo de fomentar a cadeia produtiva da pecuária de corte e leite na região”, destaca Lunardi. A iniciativa foi do Sindicato dos Produtores Rurais de Chapecó com apoio do Sistema Faesc/Senar, Sicredi, Cooperalfa, Sebrae/SC, Prefeitura de Chapecó e Núcleo de Criadores de Bovinos.

Julgamentos

Os julgamentos de bovinos foram realizados na sexta-feira e sábado. Os avaliadores Leandro Warmling Tenfen e Antônio Francisco Neves Neto concordaram quanto à qualidade dos animais de corte e leite e também quanto à quantidade, se comparada a eventos nacionais, garantindo que a Boviexpo tem tudo para crescer nas próximas edições.

Campeonato Laço Comprido

A Boviexpo foi palco da primeira etapa do 7° Campeonato Catarinense de Laço Comprido. O último dia de feira recebeu amantes de cavalos Quarto de Milha de toda a região Sul. Conforme o presidente do Núcleo Catarinense de Criadores do Cavalo Quarto de Milha, João Gschwendtner, a presença do público surpreendeu a expectativa, assim como a qualidade de competidores e treinadores. Ele destacou ainda a realização da prova com crianças, que objetivou motivar o amor pela raça.

Francine Maciel, de Palmas/PR, esteve presente com toda a família: o marido Sandro e os filhos Ster e Sandrinho. Os pequenos foram premiados nas categorias Laço Comprido Aberta Amazona e Amador Jovem, respectivamente. “É um ótimo evento para divulgar a raça e também um momento de companheirismo e amizade”, enfatizou. “As crianças poderem conhecer os animais e conviver com eles é muito saudável, pois são de um docilidade e versatilidade incríveis”, acrescentou.

Leilão

No último dia, foi realizado o leilão de animais. “Foi tudo dentro da minha expectativa. Animais com preços bons e o gado ofertado era de muita qualidade”, enfatizou o comprador Clóvis Both, de São Carlos/SC. “A feira está muito bonita. É bom ter um evento dedicado exclusivamente ao setor pecuário, porque este é o nosso interesse maior”, afirmou.

Foram vendidos um total de 152 animais, sendo 114 fêmeas, 31 machos, dois touros e cinco ovinos. O peso total de animais foi de 39.631, somando R$ 254.830,00 vendidos.

Oficina Técnica

A oportunidade de adquirir conhecimento também teve espaço na Boviexpo. A Oficina Técnica do programa de assistência técnica e gerencial (ATeG), promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), foi realizada durante a feira. O ATeg tem como objetivo proporcionar aumento da produção, evolução na produtividade e no nível de gestão, além do incremento da renda líquida das propriedades rurais catarinenses.

O supervisor técnico do ATeg, Fabio Pereira Neves, e o consultor técnico de Xanxerê, Jonatan Lang, apresentaram tópicos em manejo reprodutivo de rebanhos de cria. Também foram apresentados os resultados parciais de uma propriedade conceito, pelo consultor técnico de Chapecó, Arthur Zanferari. A fazenda Tio Zaca, de Caxambu do Sul, obteve uma taxa de retorno de capital de 27%. Para finalizar, o professor Diego de Córdova Cucco tratou do tema “Como escolher touros/sêmen para a IATF (inseminação artificial por tempo fixo)”.

Resultados dos Julgamentos de Bovinos

Raça Jersey

Melhor Afixo
Timbauba – Enedi Zanchet

Melhor Criador
Enedi Zanchet

Melhor Expositor
Enedi Zanchet

Raça Angus

Campeonato Machos Angus
Campeão: Fazenda Brasil Florestal, de Itaiópolis. Criador Nivaldo Dzyekanski

Campeonato Fêmea Angus
Campeã: Fazenda Faxinal, de Urupema. Criadora Stephany Martins Melo dos Santos

Raça Holandesa

Campeã Fêmea Jovem
Sipal Farylzao 1082 McCutchen
Clair Eloy Dariva

Raça Charolês

Campeonato Macho Charolês
Campeão: Vapor da Fonseca - Cabanha Fonseca

Campeonato Fêmea Charolês
Campeã: Namorada da Fonseca - Cabanha Fonseca

Classificação Campeonato Laço Comprido

Aberto Técnico

1° Alvadir Scopini, cavalo Easy Gunner, de SC
2° Alvadir Scopini, cavalo Filly Highlight, de SC
3° Ademir Jacunasso, cavalo Armani San Bel, do PR

Feminino

1° Maria Isabel Casela, cavalo Ride In Shot, de SC
2° Camila Gheno, cavalo Cindy Starlight, de SC

Amador

1° Iedo Fuga Jr, do RS
2° Lucas Rump, cavalo Filly Nurse, de SC
2° Giancarlo Freder, cavalo Inca Sublime, do PR

Laço Comprido Armado

Aberto

1° Marcelo Coutinho, cavalo Imposto da Harmonia, do RS
1° Edson Teixeira, cavalo Jay Shining, de SC
1° Giancarlo Freder, cavalo Rialex Preta, do PR

Feminino

1° Camila Gheno, cavalo Cindy Starlight, de SC
2° Ster Maciel, cavalo Papoula Eternity, de SC
3° Maria Isabel Casela, cavalo Ride In Shot, de SC

Amador

1° Diego Vieira, cavalo Luna Lena Gun, de SC
2° João Fernando, cavalo Solira Country, de SC
3° Giancarlo Freder, cavalo Rialex Preta, do PR
 
 


Últimas Notícias 
29/09/2020
» No centenário da ExpoLages, feiras e leilões de gado serão virtuais
29/09/2020
» Terminam nesta terça-feira (29) as inscrições para a segunda edição do BGS Cosplay Outback
29/09/2020
» 2ª Expo Motor Paraíba e 1º Congresso Sebrae do Setor Automotivo trazem tendências do segmento
28/09/2020
» DynatraceGo!: evento reúne especialistas em Performance Digital
28/09/2020
» Heli XP é adiada para os dias 12 e 13 de maio de 2021
mais...
  buscar notícias: