Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
Festival Hacktudo celebra a tecnologia e a inovação em ambiente 100% virtual e gratuito

16/10/2020
Festival Hacktudo celebra a tecnologia e a inovação em ambiente 100% virtual e gratuito

Voltada para todos os públicos, a quarta edição do evento de cultura digital acontece de 16 a 25 de outubro. Exposições virtuais, laboratórios, conferências online e uma corrida de drones, fazem parte da programação

Para quem achava que a inovação e tecnologia pertenciam a um futuro distante, a quarta edição do festival Hacktudo — um dos principais eventos de cultural digital do país — prova o contrário. De 16 a 25 de outubro, o futuro aporta em um ambiente 100% virtual onde será possível navegar através do site www.hacktudo.com.br e conhecer as tendências de tecnologia, inovação, sustentabilidade e empreendedorismo, participando de oito diferentes atividades culturais e de entretenimento.

Além do já tradicional Hackathon, que deu origem ao evento, o público também poderá acompanhar a corrida de drones (HackDrones), as palestras da Hack Conference, mulheres que são destaque no mercado durante o Hack Delas, atividades de faça-você-mesmo no espaço Maker, o trabalho do artista Jota Azevedo no Expo e as propostas criativas no LAB. “O Hacktudo é um grande encontro para ensinar, engajar e integrar pessoas de todas as idades, sobre as novidades do mundo digital e da tecnologia”, diz Miguel Colker, um dos idealizadores do festival.

Surgido como uma maratona de programação universitária, os chamados hackathons, em 2014, o Hacktudo evoluiu para um grande festival agregador de diferentes públicos, que celebra o conhecimento através de gerações, além de tocar em questões importantes, como equidade de gênero e racial. Por isso, que, este ano, traz como parceiro de mídia a página Quebrando o Tabu, uma das mais acessadas nas redes e que possui 6,5 milhões de seguidores em seu perfil do Instagram. O festival também conta com a parceria da OLX, Clear Corretora, BNY Mellon, Liberty Seguros, Escola Parque e Dataprev.

Programação variada e opções para todos os públicos

Para quem não abre mão de uma maratona de programação sem se esquecer do engajamento nas causas sociais, o Hacktudo está com inscrições abertas para o Hackathon OLX, que acontece de 16 a 25 de outubro. A principal plataforma de compra e vendas do Brasil é parceira do festival nesta competição voltada para universitários de qualquer área de atuação. Durante 36 horas, 30 times irão desenvolver projetos relacionados ao tema “Economia Colaborativa em Tempos de Pandemia”, e serão avaliados por especialistas. Os 3 times vencedores receberão R$10 mil em prêmios e o estudante que tiver a melhor performance fará um estágio na OLX.

Uma das atrações mais aguardadas pelo público, a corrida de drones ou Hack Drones, desta vez será transmitida por meio de uma websérie entre os dias 19 e 25 de outubro. O conteúdo, previamente gravado dentro das recomendações da OMS, promete transformar a Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, em um cenário da disputa para oito pilotos profissionais do eixo Rio-São Paulo, que participam da prova com um circuito de 400 metros quadrados repleto de obstáculos que desafiam a habilidade dos competidores. A atividade conta com o apoio da Dataprev.

Para quem está em busca de ficar por dentro das ideias mais inovadoras e criativas, a Hack Conference, patrocinada pela Clear Corretora, é parada obrigatória na programação do evento. A conferência online de painéis e palestras com os principais especialistas do mercado acontece de 19 a 25 de outubro e tem a curadoria de André Simões, fundador da Passei Direto, maior plataforma de estudos do Brasil, e também um dos fundadores do Hacktudo. A apresentação será de Ronaldo Lemos, advogado e especialista em tecnologia da informação.

Já o poder das mulheres no mercado da tecnologia será exaltado no Hack Delas, atração com curadoria assinada pelo coletivo Minas Programam. Seguindo o quinto objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a equidade de gênero, a atividade acontece de 16 a 25 de outubro e oferece ao público a oportunidade de acompanhar entrevistas com mulheres profissionais da área, que compartilharão vivências e os desafios do meio predominantemente masculino. Além disso, o coletivo também vai disponibilizar pesquisas sobre a temática de equidade de gênero e raça no ambiente corporativo e tecnológico. O Hack Delas tem o apoio da Liberty Seguros.

A seguradora também assina o espaço Maker, uma feira online de projetos criativos e invenções no estilo DIY (faça-você-mesmo, em português), que está com inscrições abertas. Este ano, foi firmada uma parceria inédita com o Nav Digital, iniciativa da plataforma Nave à Vela, com atividades maker para alunos do ensino fundamental.

E para mostrar que muita coisa pode ser reaproveitada, o artista pernambucano Jota Azevedo retorna ao Hacktudo para apresentar suas obras feitas com material reciclável e resíduos eletrônicos no espaço Expo, assinado pelo BNY Mellon. Na mostra virtual “O Poder da inovação”, o espectador poderá usar recursos como o zoom para aproximar e ver detalhes das peças. Já no “Expo-Robô”, as esculturas feitas com sucatas eletrônicas poderão ser visualizadas em 360º.

Fechando as atividades propostas pelo festival, o espaço LAB será o lugar para soltar a criatividade em oficinas transmitidas virtualmente. Apoiada pela Escola Parque, instituição de ensino reconhecida pela metodologia inovadora, a programação acontece nos dias 24 e 25 de outubro. Entre os destaques, estão os especialistas da Code Buddy, que levarão práticas de ciências da computação ao público, além do youtuber Victor Lamoglia, que ministrará oficinas para os espectadores virtuais.

Sobre inscrições

O festival tem inscrições gratuitas e limitadas para grupos que quiserem participar do Hackathon e para jovens que se interessarem em fazer as oficinas. Também são gratuitas a inscrição para coletivos makers que desejarem expor seus projetos. As inscrições para participação nesses espaços do festival podem ser feitas através do site oficial do evento: www.hacktudo.com.br. As outras atrações serão de acesso irrestrito, pelo portal, e poderão ser usufruídas dentro do período de cada programação.

Serviço:

Hacktudo 2020 – Festival de Cultura Digital
16 a 25 de outubro de 2020
Informações e inscrições: www.hacktudo.com.br
 
 


Últimas Notícias 
20/10/2020
» Estetika Academy 2020: o primeiro evento de saúde e beleza totalmente digital e gratuito
20/10/2020
» SP-Foto Viewing Room acontece em novembro com foco na produção fotográfica brasileira
20/10/2020
» Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) promoverá um encontro entre tecnologia e sustentabilidade no “Fórum Online de CO2”
19/10/2020
» Sebrae anuncia Feira do Empreendedor 100% digital
19/10/2020
» Equipotel promove Semana da Hospitalidade
mais...
  buscar notícias: