Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
A mais completa e atualizada
informação sobre o mercado de feiras
 
 
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
InovAtiva Day destaca importância de conexões para desenvolvimento de startups

25/06/2021
InovAtiva Day destaca importância de conexões para desenvolvimento de startups

Ao longo do dia, evento online promoveu troca de conhecimento e oportunidades de networking entre empreendedores

O primeiro evento InovAtiva Day, que ocorreu neste sábado (19), reuniu grandes nomes do empreendedorismo, inovação e tecnologia para compartilhar experiências com donos de startups de todo o país. O encontro online faz parte do programa InovAtiva Brasil realizado pelo Sebrae, em parceria com o Ministério da Economia e a Fundação Certi. Foram quase 10 horas de atividades ao longo de todo o dia, com painéis sobre negócios inovadores, troca de conhecimento e oportunidades de networking.

Logo na abertura do evento, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, destacou a importância do fomento à inovação para o país por meio de eventos como o InovAtiva Day. “Essa união de startups, parceiros e demais interessados para o desenvolvimento da inovação no país é fundamental em um momento em o Brasil precisa tanto de ferramentas de inovação”, declarou.

O secretário adjunto da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (SEPEC/ME), Bruno Portela, aproveitou a ocasião para reforçar o compromisso do governo federal no fortalecimento do ecossistema de inovação de todo o país. “Nossa meta é apoiar até 2024, 15 mil startups em todos os estágios de desenvolvimento porque acreditamos no potencial dessas empresas inovadoras para geração de emprego e renda por meio de mais produtos e serviços inovadores”, ressaltou.

Para começar o dia de intensa programação, a palestra magna de abertura foi realizada pelo CEO da startup Rocket.Chat, Gabriel Engel. Apaixonado por ferramentas de colaboração e novas tecnologia, o especialista compartilhou os bastidores da criação da plataforma de comunicação híbrida, de código aberto, que atualmente é formada por um time de mais de 100 pessoas espalhadas pelo mundo.

Com uma história inspiradora, ele deu dicas de como fazer as conexões certas para desenvolver o negócio. Ao final da palestra, Gabriel também convocou os empreendedores a tirarem as ideias do papel. “Ser empreendedor para mim é ir contra todas as probabilidades e ter a coragem de fazer o que parece impossível. Por isso, eu digo para vocês pensarem em modelos de negócios diferentes, se arriscarem e pensarem logo de início na possibilidade de ter uma empresa global”, disse.

Em seguida, o painel de Impacto, teve a participação da CEO do Impact Hub Florianópolis, Gabriela Werner, que integra uma rede global de apoio à negócios inovadores, e da empreendedora e CEO da startup Neuroganho, Ana Beatriz Correa, que participou do programa InovAtiva Brasil e foi destaque da edição do ano passado. Além de contar um pouco da história da criação dos seus negócios, elas deram orientações para os empreendedores de como mensurar o impacto real das empresas e os desafios do empreendedorismo feminino.

Ainda pela manhã, o gerente de comunidade na Ambev, Marcos Medeiros e o fundador da 49 Educação, Leandro Piazza, participaram do painel de Negócios para tratar sobre como empreender e se reinventar no empreendedorismo por meio da inovação. Os dois especialistas também deram dicas valiosas para os participantes do painel. Como mentor de startups, Leandro destacou a necessidade de apoio às empresas, principalmente no momento de lançar o produto no mercado. “Todo mundo pensa que para ter uma startup é preciso apenas identificar um problema e criar uma solução. Na verdade, existe um longo ciclo de validação que vai te dar elementos para o “Go to Market” e para isso, é preciso muita paixão, determinação e disciplina”, ressaltou.

Medeiros também compartilhou o começo da sua trajetória no mundo do empreendedorismo inovador quando ele facilitar do Startup Weekend e depois integrou a Abstartups. Ele falou sobre o desafio de empreender muito jovem e dos desafios que surgiram pelo caminho. “Para quem é muito jovem e comanda uma startup, eu aconselho que compartilhe os resultados com seu time e busque sempre respaldo com outros grupos. Eu acredito muito no poder das pequenas vitórias”, revelou.

Durante a tarde, a programação do InovAtiva Day ainda apresentou cinco painéis regionais simultâneos com diferentes temáticas. Em cada painel regional foram abordadas as especificidades dos ecossistemas de inovação ao redor do país, como validação e primeiros clientes (região Norte); propriedade industrial e proteção (região Nordeste); inovação além do Agro (região Centro-Oeste); importâncias das redes para negócios de impacto (região Sudeste) e investimentos (região Sul).

Além acompanhar as palestras e painéis, à tarde os participantes também tiveram acesso às Salas de Conexão, onde tiveram a oportunidade de se apresentar e trocar experiências entre si sobre temas de interesse, como vendas, marketing digital, visão estratégica, direcionamento da empresa, construção da rede de relacionamento e acesso a investidores.

Para encerrar o evento, foi realizada a palestra "Empreendendo com propósito: desenvolvendo pessoas e startups" com duas mulheres incríveis, a fundadora Fundadora e CEO da Blend Edu, Thalita Gelenske e a Head of Startups do Cubo Itaú, Amanda Graciano.

www.inovativabrasil.com.br/inovativaday/
 
 


Últimas Notícias 
23/09/2021
» Começa nesta quinta (23) a exposição "Veículo Elétrico Latino-Americano"
23/09/2021
» Vidrosom e Encontro Nacional da Indústria de Esquadrias e Alumínio anunciam a programação na Fesqua Virtual 2021
23/09/2021
» Associados Aviesp e Abav-SP terão hospedagem gratuita durante a Aviesp Expo
23/09/2021
» Ministro da Infraestrutura confirma presença no maior Encontro de Obras Públicas do país
23/09/2021
» Festival Teen Live Show 2021 faz sua edição mais interativa de todos os tempos
mais...
  buscar notícias: