Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras

 
 
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
2ª Digital Journey by Hospitalar discute os temas mais urgentes da saúde no mundo

10/08/2021
2ª Digital Journey by Hospitalar discute os temas mais urgentes da saúde no mundo

Evento digital coloca em pauta assuntos como o papel da saúde digital pós-pandemia, o uso da telessaúde na realização dos atendimentos represados na crise sanitária, os avanços tecnológicos no monitoramento remoto, a importância da acreditação hospitalar na segurança do paciente e o desenho dos espaços de saúde face às novas necessidades dos pacientes.

De 16 a 30 de agosto, mais de 50 renomados especialistas do Brasil e do exterior, entre profissionais de saúde, gestores, executivos, acadêmicos e representantes de entidades vão debater os temas mais urgentes do setor de saúde na 2ª Digital Journey by Hospitalar, encontro online que integra a Hospitalar, o mais importante evento de saúde e a principal plataforma de geração de negócios e networking do setor na América Latina. Serão nove horas de conteúdo e discussões em diversas áreas – desde tecnologia e inovação, passando por atenção domiciliar até gestão e liderança. Durante todo o mês de agosto, a plataforma Hospitalar Hub possibilitará a realização de networking e reuniões de negócios e acesso a uma vitrine de produtos e às sessões de conteúdo.

“Na esteira do sucesso da primeira edição, que em maio reuniu 4 mil participantes, a 2ª Digital Journey by Hospitalar pretende se consolidar como um fórum privilegiado para tratar dos novos desafios vividos pelos profissionais da área da saúde, trazer insights e soluções”, afirma Juliana Vicente, gerente de Marketing da Informa Markets.

O evento contará com a participação de profissionais do exterior como os médicos Felipe Fregni, brasileiro radicado nos Estados Unidos e professor da Harvard Medical School, e o israelense Ran Balicer, consultor sênior da Organização Mundial da Saúde (OMS) e diretor da Clalit, a maior operadora de saúde de Israel. Também integram a programação o executivo Greg Caressi, vice-presidente da norte-americana consultoria Frost & Sullivan; a médica Odet Sarabia, diretora do Instituto Mexicano de Saúde, e o médico argentino Ezequiel Garcia Elorrio, presidente eleito da International Society for Quality in Health Care (Isqua).

Sob o tema “O novo urgente: como redesenhar o setor de saúde em meio a uma sociedade híbrida”, a jornada vai abordar conteúdos voltados para dez comunidades – uma a mais do que na edição anterior. A comunidade recém-incluída é Medicina Diagnóstica. A outras nove são TI e Digital Health, Atenção Domiciliar e Reabilitação, Qualidade Assistencial e Segurança do Paciente, Gestão e Liderança, Facilities e Arquitetura, Inovação e Tecnologia, Compras e Engenharia Clínica.

A segunda edição da Digital Journey conta com patrocínio da Pixeon, MV, Stryker, ASP, Hangzhou Alltest, Intersystems, Philips e Nilo Saúde e apoio da Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para a Saúde (Abimed), Associação Brasileira de Engenharia Clínica (Abeclin), Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH), Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CBEXs), Encontro Nacional do Serviço de Atenção Domiciliar (Enconsad) e Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (SindHosp).

TI e Digital Health

Na pandemia, a saúde digital assumiu um protagonismo. Mesmo com a vacinação em massa da população e a redução de casos da covid-19, a saúde digital promete continuar desempenhando um importante papel na saúde. Em entrevista à 2ª Digital Journey by Hospitalar, o médico Ran Balicer, uma das maiores autoridades do mundo da saúde, vai explicar como Israel usou a Digital Health na era pós-covid-19. Consultor sênior da OMS, diretor da operadora Clalit e professor da Ben Gurion University of Negev, em Israel, ele mostrará como as ferramentas de eHealth poderão transformar a saúde depois da pandemia.

Em seguida, uma mesa-redonda vai avaliar o uso da telessaúde para dar suporte ao atendimento dos procedimentos clínicos represados durante a pandemia. Participam do debate Vander Corteze (CEO Beep Saúde), Felipe Reis (gerente executivo de Inovação, Tecnologia e Soluções Médicas da BP, Beneficência Portuguesa de São Paulo), Marcos Loreto (diretor-médico da Omint) e Dr. Raimundo Nonato B. Cardoso (Healthcare Business Development Director, InterSystems). “O principal eixo do painel é entender como cada um desses players está se preparando tecnologicamente para esse “desaguar” de procedimentos eletivos (e seletivos) hoje drenados pela covid-19”, afirma Guilherme Hummel, coordenador científico do evento.

Para fechar o tema, o executivo Greg Caressi, vice-presidente da consultoria norte-americana Frost & Sullivan, uma das cinco mais importantes influenciadoras da cadeia mundial de saúde, traçará um panorama sobre a saúde digital e analisará o futuro das aplicações tecnológicas depois da pandemia.

Atenção domiciliar e reabilitação

A crise sanitária deu grande visibilidade à atenção domiciliar, que ajudou a liberar leitos hospitalares para a covid-19 e viabilizou a continuidade do tratamento a pacientes em isolamento. Não por acaso, o setor cresceu 35% desde o começo de 2020 como apontam dados do Núcleo de Empresas de Atenção Domiciliar (Nead). A médica Linarama Rizzo Batistella, professora titular de Fisiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) vai mostrar como a tecnologia está ajudando o monitoramento remoto de pacientes atendidos em casa. “Com devices distintos podemos monitorar a saturação de oxigênio, a frequência cardíaca e respiratória e a qualidade do sono do paciente”, explica.

A professora será mediadora da mesa-redonda sobre o futuro da tecnologia na reabilitação dos pacientes. O médico Felipe Fregni, da Escola de Medicina de Harvard, vai contar a experiência norte-americana na área. Os avanços tecnológicos aplicados ao tratamento da dor serão avaliados pela médica Marta Iamamura do Laboratório de Dor do Hospital das Clínicas de São Paulo. Gilson Shinzato, diretor de tratamento por ondas de choque da Axis Clínica de Coluna, vai falar sobre tecnologia no tratamento de Alzheimer.

Ainda nesse dia, o médico André Minchillo (CEO da Casa e Saúde Home Care) vai comandar uma entrevista sobre a atuação da Unidade de Transição e da Atenção Domiciliar na pandemia. Os entrevistados serão os médicos Leonardo Salgado (presidente do Nead) e Carlos Alberto Chiesa (presidente da Associação Brasileira de Hospitais e Clínicas de Transição).

A executiva Adriana Grassmann Wanter, diretora-executiva na Hospitalar ATS, do Rio Grande do Sul, vai encerrar a programação do dia pontuando aspectos sobre o momento estratégico da indicação e captação de pacientes para a transição de cuidados.

Qualidade assistencial e segurança do paciente

A relação entre a acreditação dos serviços da saúde, a segurança do paciente e os impactos da pandemia em diversos cenários da América Latina serão discutidos no dia dedicado à qualidade assistencial e à segurança do paciente. Na visão de Fabio Gastal, presidente do Conselho de Administração da Organização Nacional de Acreditação (Ona), curador do painel, o tema é relevante porque “já existem estudos mostrando que os hospitais acreditados conseguiram responder melhor às demandas provocadas pela crise sanitária, o que resultou em melhores desfechos para os pacientes”. Gastal também é presidente da Comissão Científica do Congresso Internacional dos Serviços da Saúde (CISS) e da Hospitalar.

O médico argentino Ezequiel Garcia Elorrio, presidente eleito da Isqua vai avaliar o papel da acreditação no enfrentamento da pandemia na América Latina. Três médicas vão falar sobre o mesmo tema com foco no Brasil. São elas: a intensivista e especialista em Segurança do Paciente Elenara Ribas; a especialista em Redes Assistenciais e consultora da Unimed Brasil Mônica Monteiro e Castro e a diretora do IAG e do Programa DRGBrasil Tânia Grillo Pedrosa. A médica Odet Sarabia, diretora do Instituto Mexicano de Salud, vai analisar a importância da acreditação na crise sanitária em seu país.

Facilities e arquitetura

Os temas propostos para estas duas comunidades vão levar a uma reflexão sobre a busca de melhoria na experiência do paciente e a importância da identificação de estratégias para o desenvolvimento de serviços, da infraestrutura e do edifício. Neste contexto, o presidente Nacional da Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH), Flavio Kellner, incentivará os participantes a repensar os espaços de saúde com a percepção nas necessidades dos dias de hoje.

“Vamos mostrar a convivência e o envolvimento de pacientes, de familiares e da equipe assistencial e de operações na criação e desenvolvimento dos projetos vislumbrando as pessoas dentro da operação e na prestação dos serviços”, afirma Marcelo Boeger, coordenador científico de facilities da jornada.

Importantes nomes da área como Paula Naffah (C+A Arquitetura), Marianne Oliveira (Diretora de Operações da DF Star) e Adriana Sarnelli (VP ABDEH) participarão do debate.

Dentro da programação, a gerente nacional de Nutrição e Gastronomia da UHG Américas Serviços Médicos Larissa Lins vai conversar com Marcelo Boeger sobre os instrumentos existentes para a medição de qualidade dos serviços hospitalares. Larissa é uma gestora corporativa com vasta experiência na área.

Serviço

Digital Journey by Hospitalar – 2ª edição
Keynotes, Industry Talks, Painéis de debate, entrevistas e salas comunidade
Quando: de 16 a 30 de agosto, das 18h às 21h20
Inscrições online: https://hos2021.e-event.com.br/

Conteúdo por comunidade:

16/8 – Atenção domiciliar e Reabilitação
17/8 – Qualidade assistencial e Segurança do paciente
18/8 – Gestão e Liderança
19/8 – TI e Digital Health
23/8 – Facilities + Arquitetura hospitalar
24/8 – Engenharia clínica
25/8 – Supply chain
26/8 – Tecnologia e Inovação
30/8 – Medicina diagnóstica

Outras informações: https://www.hospitalar.com/pt/digital-journey.html
 
 


Últimas Notícias 
17/09/2021
» Seniortec: evento aborda tecnologias para um mundo exponencial
17/09/2021
» EU Esri 2021 acontece esse mês e mostra quem está na liderança da transformação no país
17/09/2021
» Dia do Programador 2021 da DB1 bate recorde de público
17/09/2021
» Inscrições abertas para a ExpoBrahman 2021
17/09/2021
» Inscrições abertas para a 58° Expo Rio Preto
mais...
  buscar notícias: