Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
A mais completa e atualizada
informação sobre o mercado de feiras
 
 
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
Maior Web Congresso do setor condominial reúne especialistas e síndicos em evento exclusivo em São Paulo

01/12/2021
Maior Web Congresso do setor condominial reúne especialistas e síndicos em evento exclusivo em São Paulo

A segunda edição do "Dia do Síndico - Papo Condominial" apresentou mais de 10h de conteúdo inédito, novidades e tendências para o segmento

A pandemia da Covid-19 revolucionou o setor condominial, principalmente no que diz respeito à convivência entre moradores. Denominado os “5C’s”: cachorro, carro, cano, criança e calote, esses sempre foram os principais problemas encontrados por síndicos e administradores, mas, durante o período de isolamento, outras queixas surgiram, como o fechamento de áreas comuns, obrigatoriedade do uso de máscaras, barulhos excessivos durante o home office, proibição de visitantes e aumento de contas.

A segunda edição do Web Congresso Dia do Síndico, realizado no último sábado (27), em Interlagos, São Paulo, atingiu um pico de 2300 internautas simultaneamente ao longo de 10h de Live, transmitida pelas principais plataformas: YouTube, LinkedIn e Facebook.

O evento seguiu todos os protocolos sanitários e reuniu síndicos e especialistas do universo condominial. Márcio Rachkorsky, especialista em condomínios e conflitos entre vizinhos; comentarista da Rádio CBN, do telejornal SP1, da TV Globo e colunista do Jornal Folha de S.Paulo, falou por cerca de uma hora e comentou tendências e problemas recorrentes. “Alguns síndicos querem proibir decorações natalinas, por exemplo. Devemos pensar no que essa proibição pode acarretar e se há vantagens em agir dessa maneira. Vamos pensar nas famílias que esse ano podem se reunir novamente”, opinou Márcio.

Para Daniel Lima, idealizador do Web Congresso, síndico profissional com experiência em projetos nos EUA e Portugal, palestrante e fundador do Papo Condominial, o papel do síndico vai além de um administrador. “Demoramos muito tempo nos aperfeiçoando na profissão, mas hoje desenvolvemos um trabalho de excelência e temos mais obrigações morais, como estarmos atentos a qualquer irregularidade, violência e crime nas dependências do condomínio”, comenta o idealizador do evento.

O “Web Congresso - Dia do Síndico” contou com o oferecimento da W-Energy, empresa brasileira que investe na implantação de programas de economia de água e energia; da Superlógica, maior plataforma financeira e de tecnologia para o mercado condominial e imobiliário; e do Porter Group, empresa líder em tecnologia para condomínios. A CondoConta, que apresentou ao mercado as soluções do primeiro banco digital para condomínios do Brasil; a Eletromídia, que destacou suas telas informativas para elevadores e o Grupo ALTUM, multinacional que atua em diversos países na prestação de serviços de vigilância e terceirização, foram as empresas apoiadoras do “Web Congresso - Dia do Síndico”. Todos tiveram tempo de exposição e contribuição intelectual.

O síndico profissional

Atualmente, o setor condominial movimenta cerca de R$ 165 bilhões anualmente. As cidades mais populosas do Brasil, São Paulo e Brasília, concentram a maior parte da população residindo em condomínios. No último ano, a profissão cresceu de maneira exponencial, mas a falta de transparência e experiência é fator decisivo na escolha do profissional.

Muitos síndicos presentes ressaltaram a importância do evento para o mercado, principalmente no que diz respeito à capacitação, que se faz cada vez mais vital para o exercício da função. Por exemplo, no estado de São Paulo, a nova Lei 17.406 obriga síndicos de condomínios residenciais e comerciais a denunciarem casos de violência contra mulheres, crianças e idosos, no período de até 24h após o ocorrido.

Sendo assim, o síndico precisa estar atento às novidades, determinações e em constante treinamento para uma gestão eficaz e de acordo com a legislação vigente, e eventos como este são fundamentais para tal.

Minimercados

No primeiro trimestre deste ano, foi registrado um aumento de 10% na instalação de minimercados dentro de condomínios no Brasil. O isolamento social forçou as empresas a olharem para essa tendência e, hoje, boa parte das incorporadoras já inserem a novidade em seus projetos. O chamado modelo honest market já é uma realidade bastante consolidada nas grandes cidades.

Mercado Condominial

No período de 1984 a 2019, o número de prédios nas grandes regiões cresceu 321%. Esses dados apurados junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam para um processo de verticalização das cidades brasileiras, decorrente de um boom imobiliário observado nas últimas décadas. Nesse contexto, também se verifica um crescimento na quantidade de condomínios, tanto os verticais quanto os horizontais.

Segundo a Abrassp (Associação Brasileira de Síndicos e Condomínios), existem mais de 420 mil síndicos no Brasil, que são responsáveis pela gestão dos condomínios e por garantir o bem-estar dos moradores. Desse total, apenas 5,19% são profissionais, ou seja, são 21.868 pessoas que se qualificaram especificamente para exercer a função.
 
 


Últimas Notícias 
21/01/2022
» Brasil sediou mais de 3,8 mil feiras que promoveram o turismo de negócios em 2021
21/01/2022
» Sealba Agro Show: programação é divulgada durante coletiva
21/01/2022
» Fornecedores de equipamentos levam tecnologias diferenciadas para a Interplast
21/01/2022
» IPVS2022: prazo de submissão de resumos termina em 31 de janeiro
21/01/2022
» AMM promoverá X Congresso Mineiro de Vereadores no Expominas em março; evento contará com feira para expositores
mais...
  buscar notícias: