Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022: marco do saneamento em áreas rurais e áreas isoladas será foco de debate

06/09/2022
Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022: marco do saneamento em áreas rurais e áreas isoladas será foco de debate

Além de apresentar as melhores práticas de gestão e de desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas ao atendimento de núcleos habitacionais destas áreas, a discussão objetiva mostrar ferramentas que possam tratar o tema como uma política pública. Com coordenação de Luiz Yukishigue Narimatsu e Carlos Alberto de Toledo, ambos da AESabesp, a mesa acontecerá em 15 de setembro, das 11h às 12h30, na sala Cantareira 2.

O 33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022 – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente e Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, promovidos pela Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp, será realizado de 13 a 15 de setembro, no Pavilhão Branco do Expo Center Norte/SP (inscreva-se aqui). Esta edição será histórica com a volta do evento presencial após dois anos.

Para valorizar ações que contemplem as comunidades urbanas e rurais em nível nacional, a programação do congresso abordará, nesta edição, as questões que envolvem a “Gestão e soluções tecnológicas para o saneamento rural em atendimento ao Novo Marco Regulatório”. O assunto será debatido na Mesa 9, no dia 15 de setembro, das 11h às 12h30, na sala Cantareira 2.

Sob coordenação de Luiz Yukishigue Narimatsu, ex-presidente da AESabesp, e Carlos Alberto de Toledo, membro do Conselho Deliberativo da AESabesp a proposta da mesa é apresentar as melhores práticas de gestão e de desenvolvimento de soluções tecnológicas, voltado ao atendimento de núcleos habitacionais rurais e áreas isoladas, em atenção aos municípios sede onde estão localizados. Entre os objetivos em torno do debate a ser fomentado estão o de buscar o equilíbrio e a sustentabilidade do meio ambiente, bem como o atendimento das metas estabelecidas pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), sem comprometer o equilíbrio financeiro e a política tarifária praticada da Concessionária local, respeitando a realidade dos municípios e das comunidades, buscando sempre através de inovações tecnológicas e de melhores práticas gerar o equilíbrio financeiro dos custos operacionais e tarifários para atendimento ao Novo Marco Regulatório.

Para tratar o tema sob os diversos níveis do saneamento ambiental no País, foram convidados os especialistas José Francisco Gomes Junior, superintendente da Gestão de Empreendimentos de Sistemas Regionais – RE da Sabesp; Rodrigo Sanches Garcia, promotor de justiça integrante do Gaema – Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente; e Francisca Adalgisa da Silva, diretora de Projetos da APU – Associação dos Profissionais Universitários da Sabesp. A moderação ficará por conta de Antonio Carlos Teixeira, diretor de Sistemas Regionais da Sabesp.

Segundo Carlos Alberto de Toledo, ao trazer esse tema para debate os coordenadores visam apresentar ferramentas que possam tratá-lo como uma política pública. “Vamos abordar as melhores práticas para contingenciar e fazer o saneamento rural nas áreas em que temos as comunidades que precisam da implantação desse saneamento, sem muita burocratização, mas dando um aspecto de ordenar e organizar de forma sustentável o tratamento nessas áreas em atenção às tarifas a serem praticadas no município”, explica. “Sabemos que todo local em que for preciso fazer o saneamento rural, em especial, nas comunidades isoladas, estão atreladas a um município, o qual representa o poder concedente onde nós, do setor de saneamento, atuamos, portanto, temos que trabalhar junto com o município para a implantação dessas políticas de forma bem-sucedida nessas regiões”, acrescenta o especialista.

Para ressaltar a importância de discutir este tema, Carlos Alberto destaca que o assunto vem ganhando a atenção do setor ambiental porque é importante falar sobre ele para os players do setor. “Nos municípios, o saneamento faz um enfrentamento tanto nas áreas urbanas como rurais e temos não só os distritos localizados, mas aldeias indígenas, presídios que devem ser atendidos, e, nas cidades também temos alguns problemas críticos, como são os casos das comunidades que ainda não tem o saneamento implantado. Esse trabalho é feito em concordância e em planejamento junto com a municipalidade. Sendo assim, a importância de tratar o tema é muito relevante porque representa, sobretudo, um instrumento de inclusão social, uma vez que consideramos que não é porque os cidadãos dessas comunidades não estão na área urbana que deixam de ter direito ao saneamento, à saúde e o direito à cidadania”, aponta.

De acordo com Carlos Alberto, as expectativas dos coordenadores da Mesa 9 com a retomada presencial do ET Técnico AESabesp/Fenasan são positivas, especialmente para atender a sociedade civil consolidada. “Ao coordenarmos esta mesa redonda vamos ter o contato direto com as pessoas interessadas e ampliar nossa capacidade de interação e entendimento sobre os pontos de vistas de cada um em relação ao que será abordado para o tratamento e solução dos problemas apresentados. Para nós, é fundamental criar essa percepção, pois a questão do saneamento é muito abrangente e trará muito aprendizado para todas as partes envolvidas”, destaca.

33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022

O 33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022 reunirá grandes especialistas do setor em 12 mesas redondas e 8 painéis de discussões. Em três dias de evento, mais de 100 especialistas apresentarão cases, trabalhos técnicos e novidades para o setor. O credenciamento para visitar a Fenasan, que trará oportunidades inovadoras para seus participantes, é gratuito e pode ser feito aqui.

Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), o tema desta edição “Saneamento: prioridade para a vida” atende às premissas que consideram o saneamento básico importante para a vida, uma vez que contribui com a saúde, a educação, o meio ambiente e a economia. Além disso, cumpre com a missão da AESabesp de ajudar os players do setor do saneamento a alcançar os objetivos propostos no Novo Marco Legal do Saneamento, dando espaço em sua programação para fomento de negócios, networking e trocas de experiências que agregam melhorias e inovações em prol de toda a sociedade.

Serviço

33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022 – “Saneamento: prioridade para a vida”
Painel 7 “A importância do concreto nas obras de saneamento”
Quando: 15 de setembro (quinta-feira), das 15h40 às 16h40
Onde: Sala Cantareira 4, Pavilhão Branco – Expo Center Norte, em São Paulo, capital.
Para mais informações e inscrições: https://fenasan.com.br
 
 
 
Destaque
» São Paulo, capital das feiras, lidera o setor de feiras e eventos empresariais
Últimos Destaques 
17/05/2024
» AgroBrasília completará 15 anos em 2024
17/05/2024
» Feira da Moda Inverno (FEIMI) anuncia a primeira edição de 2024 na Avenida Paulista
17/05/2024
» Caravanas de agricultores familiares chegam para conhecer as inovações tecnológicas na Agrotins 2024
17/05/2024
» Encontro Internacional de Neonatologia reunirá profissionais nacionais e internacionais em São Paulo
16/05/2024
» Bahia Farm Show 2024 terá ampliação de 9% da área total
mais...
  buscar destaques: