Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
Tecnofam começa na terça-feira em Dourados (MS)

13/09/2022
Tecnofam começa na terça-feira em Dourados (MS)

Onze Unidades da Embrapa estarão apresentando suas tecnologias na Tecnofam 2022

Acontece nesta terça-feira, 13 de setembro, às 8h30, a solenidade de abertura da Tecnofam - Tecnologias e Conhecimentos para Agricultura Familiar. O evento será realizado em Dourados (MS), no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho (Rua Valério Fabiano, 100 - Jardim Alhambra). Na ocasião estarão presentes autoridades e representantes institucionais públicos e privados. Tiago Toledo Ferreira, diretor-executivo de Negócios da Embrapa, também estará prestigiando a abertura do evento.

Durante três dias, de 13 a 15 de setembro, o público presente na Tecnofam 2022 terá a oportunidade de conhecer as principais tecnologias voltadas para a produção rural familiar no Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal adequadas às condições de solo e clima do Centro Sul do Brasil.

A Tecnofam é uma promoção da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS), que além de reunir apoiadores e parceiros da iniciativa privada, empresas e instituições públicas, conta com a participação de onze Unidades da Embrapa: Gado de Corte (Campo Grande/MS), Gado de Leite (Juiz de Fora/MG), Hortaliças (Brasília/DF), Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas/BA), Pantanal (Corumbá/MS), Pesca e Aquicultura (Palmas/TO), Soja (Londrina/PR), Solos (Rio de Janeiro/RJ), Suínos e Aves (Concórdia/SC) e Uva e Vinho (Bento Gonçalves/RS).

Embrapa Agropecuária Oeste

A Unidade da Embrapa, coordenadora e anfitriã da Tecnofam, Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS) estará presente no evento com toda a sua equipe desempenhando inúmeras atividades. No estande institucional da Embrapa, haverá uma exposição de fitossanidade, em que o pesquisador Guilherme Lafourcade Asmus, vai apresentar algumas raízes de plantas que foram danificadas pelas ações dos nematóides. Nesse local, a equipe de pesquisadores da Unidade também estará reunida buscando esclarecer dúvidas dos agricultores e demais participantes do evento.

No campo, a Unidade estará demonstrando diversas tecnologias, dentre elas, o Sisteminha Embrapa - Sistema Integrado para Produção de Alimentos, que será apresentada pela equipe de piscicultura da Unidade, com destaque ao pesquisador Laurindo André Rodrigues. Trata-se de um processo que, por meio da miniaturização e escalonamento da produção, tem o propósito de gerar retorno rápido ao produtor, por meio de uso de tecnologia integrada de produção de aves, peixes, hortaliças e outros alimentos.

O pesquisador Milton Padovan estará presente no campo, no espaço denominado “Produção agroecológica e renda contínua”, apresentando técnicas e estratégias sustentáveis para os agricultores familiares. Diariamente serão realizadas abordagens, com palestras informativas, nos seguintes horários: 8:00, 8:30, 9:00, 9:30, 10:00, 10:30, 11:00 e 11:30.

Novidade

A grande novidade da Tecnofam 2022 será a Tecnofam Kids, que está sendo realizada pela Embrapa Agropecuária Oeste em parceria com a Embrapa Pantanal (Corumbá/MS) e a Prefeitura Municipal de Dourados. Na ocasião, grupos de alunos da rede municipal de ensino do município percorrerão roteiros criados especificamente para o público infanto-juvenil. A Embrapa Pantanal está organizando uma estação de “conservação da fauna", onde os animais taxidermizados serão expostos e mostrarão suas características, seus hábitos alimentares e seu ambiente natural. A Embrapa Pantanal também desenvolverá uma ação envolvendo a participação de estudantes na identificação de pegadas de animais, como uma forma dinâmica de entender como ocorre a transmissão de doenças entre animais domésticos, animais silvestres e pessoas, enfatizando a importância da ciência cidadã e da saúde do indivíduo.

Unidades da Embrapa presentes

A Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/MS), leva para o evento o “Museu do carrapato”, nome dado ao serviço gratuito que vai analisar as amostras de carrapato para verificar a presença de resistência nas populações de carrapatos, encontrados em sua propriedade, aos produtos utilizados. Porém, a forma como os carrapatos deverão ser manejados devem seguir orientações especificas e explicadas na matéria “Teste para eficiência de carrapaticida reduz perdas com controle”.

A Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora/MG) também estará presente na Tecnofam 2022, com a participação do pesquisador Paulino Andrade, que vai contribuir com as atividades da oficina de produção e uso de silagem, em parceria com a Agraer. Além disso, o pesquisador estará disponível para esclarecer dúvidas sobre os capins elefantes: BRS Kurumi e BRS Capiaçu.

A Embrapa Hortaliças (Brasília/DF) vai trazer informações sobre Hortaliças: cultivares de batata-doce biofortificadas - BRS Anembé, BRS Cotinga e BRS CIP Nuti, cenoura BRS Paranoá e cultivares de alho BRS Hozan, Amarante e Ito. As cultivares de batata-doce serão apresentadas em vasos, em tubérculos para demonstração (sob a forma de batatas cozidas, por exemplo) e também como chips, em embalagens aluminizadas.

Já as cultivares de alho serão exibidas em bulbos para demonstração e para possíveis preparos (pasta para degustação). Com relação à BRS Paranoá, além do colorido de suas raízes, a cultivar também poderá ser a matéria-prima de possíveis preparos, como bolo de cenoura. Vale destacar que todas essas cultivares contarão com materiais de divulgação como folders e posters.

A Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas/BA) vai participar das Dinâmicas de Campo e das Oficinas. O pesquisador Marco André Sedrez Rangel, que vai demonstrar o plantio direto de mandioca, diariamente, das 9h30 às 10hs, em parceria com Eduardo Assis, da Asa Implementos (Amaporã/PR), no Espaço “Dinâmicas a campo”. O pesquisador Rudiney Ringenberg, vai ministrar palestra diariamente, das 13h30 às 14h30, na oficina intitulada ‘Manejo Integrado de pragas na cultura da mandioca”, no Espaço “Oficinas”.

A Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas/TO), vai apresentar a piscicultura por meio de realidade virtual. Segundo a zootecnista Marcela Mataveli, “a tecnologia é uma ferramenta de capacitação, de formação de pessoas e que contribui de forma relevante para demonstrar a qualidade da água na piscicultura". A ideia é que os visitantes possam se sentir dentro de um viveiro de criação de peixes. Essa é uma tecnologia fruto do BRS Aqua, principal projeto da Embrapa sobre aquicultura.

A Embrapa Soja (Londrina/PR) vai demonstrar a utilidade do tecnobroto. Trata-se de um sistema automatizado e ecologicamente correto para produção de brotos de soja. São utilizados recipientes resistentes à umidade, equipamentos para controle de temperatura da água de irrigação.

A Embrapa Solos (Rio de Janeiro/RJ) vai apresentar, no estande institucional da Embrapa, duas tecnologias: Sistema Brasileiro de Classificação de Terras para Irrigação (SiBCTI) e o Diagnóstico Rápido da Estrutura do Solo (DRES). Além disso, estarão presentes Silvio Bhering, chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, e o pesquisador Gustavo Vasques, ambos estão envolvidos com o projeto de zoneamento agroecológico do Mato Grosso do Sul (ZAE/MS).

A Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), vai participar do Espaço “Dedo de Prosa”, com palestra sobre “Produção de ovos para diversificação na propriedade rural”, que acontece no dia 15 de setembro, das 10hs às 11h30, e que será realizada por Márcio Gilberto Saatkamp.

A Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves/RS) participa do evento, expondo sucos e vinhos produzidos com uvas desenvolvidas pelo programa de melhoramento genético do fruto da Embrapa. Na ocasião, o analista João Carlos Tafarel vai prestar esclarecimentos sobre algumas variedades de uvas de mesa, tais como BRS Melodia e esclarecer dúvidas relacionadas à viticultura.

Também estarão disponíveis no estande institucional da Embrapa as seguintes tecnologias: PAQLF - Programa de análise de qualidade de laboratórios; TOMATEC - Tomate em Cultivo Sustentável; Fertilizante organomineral granulado à base de cama de frango; Zoneamento Agroecológico do Estado do Mato Grosso do Sul (ZAMS) - Fases I e II; Sustentabilidade de agroecossistemas com barragem subterrânea; Mapa de carbono orgânico do solo; Biorreator de bancada para monitoramento da compostagem em laboratório; Zoneamento Agroecológico do Estado de Alagoas (ZAAL); Fertmove; Specsol e Sistema Brasileiro de Classificação de Solos SiBCS (3ª edição). Os Aplicativos: Pasto Certo; BRS Capiaçu; Guia Clima e Zarc também estarão sendo demonstrados no estande.

Saiba Mais - A Tecnofam é uma promoção da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por meio da Unidade da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS). O evento é uma realização do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro); Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer); Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (Apoms); Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária e Ambiental (Fundapam); Prefeitura Municipal de Dourados; Sebrae/MS; Senar/MS e Sindicato Rural de Dourados.

O evento conta com apoio da Cooperativa de Crédito Cresol, Cooperativa de Crédito Sicredi, Fundação Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped), Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul (Sistema OCB/MS) e Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).

Confira a programação completa:
www.embrapa.br/documents/1354395/69000976/
Tecnofam+2022_Programa%C3%A7%C3%A3o/
f121767a-f87b-9bf2-34f8-97185c733a7e
 
 
 
Destaque
» Feiras 2024: veja os números do 1º semestre para BH, CWB, POA, RJ e SP
Últimos Destaques 
22/07/2024
» Escolar Office Brasli: setor de papelaria aponta crescimento na procura de produtos sustentáveis
22/07/2024
» Inspirada na cor do ano, apricot crush, ABCasa Fair retorna em sua 13ª edição
22/07/2024
» MaturiFest 2024: maior festival de trabalho e empreendedorismo 50+ está com as inscrições abertas
22/07/2024
» RD Summit lança trilha de ecommerce, com presença de renomadas empresas e especialistas do setor
19/07/2024
» Expolazer 2024 muda de local e vai para o Distrito Anhembi
mais...
  buscar destaques: