Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
5º HortPANC debate avanços e oportunidades para hortaliças não convencionais

26/09/2022
5º HortPANC debate avanços e oportunidades para hortaliças não convencionais

Contagem regressiva para a 5ª edição do Encontro Nacional de Hortaliças Não Convencionais – HortPANC, que será realizada nos dias 09 e 10 de novembro de 2022, na Embrapa Hortaliças (Brasília-DF). Na programação, seminário/workshop com apresentação de resumos e Dia de Campo.

Vale ressaltar que os resumos, envolvendo conteúdos relacionados a resultados técnico-científicos e à atuação social na produção e consumo de PANC, têm prazo de envio até 07/10.

Com base no interesse crescente pelas hortaliças PANC, é possível prever uma expressiva participação de pesquisadores, extensionistas, professores e agricultores em torno de palestras, mesas redondas, sessão de pôsteres e debates.

Essas discussões têm como pano de fundo temas associados à agronomia, nutrição e gastronomia, ancorados na produção e no desenvolvimento social, cultural e nutricional dessas espécies. Já o Dia de Campo contará com seis estações de campo e explanações sobre práticas agronômicas referentes à produção das hortaliças PANC.

A exemplo das edições anteriores, o 5º HortPANC vai discutir os avanços na produção e consumo, além das novas perspectivas em torno das plantas não convencionais que, desde o trabalho de conservação de germoplasma (coleção de espécies PANC), iniciado oficialmente em 2006 na Embrapa Hortaliças, vem se consolidando como fonte de oportunidades para a diversificação no campo e na área de segurança alimentar.

Resiliência, adaptabilidade, menor exigência em adubação e irrigação, facilidade de manutenção, importantes características nutracêuticas, além de resgatar saberes e sabores, tornam as hortaliças PANC mais sustentáveis e fundamentais para o enfrentamento das mudanças climáticas em curso.

Essas são algumas das vantagens apontadas pelo pesquisador Nuno Madeira, coordenador dos trabalhos com as hortaliças PANC na Embrapa, e que elenca algumas das principais atividades desenvolvidas em diversos espaços institucionais e comunitários.

“Manter a coleção-base (abrigando a variabilidade genética existente), implantar e/ou fortalecer os bancos comunitários locais e promover eventos (dias de campo, oficinas e palestras), e elaborar publicações em todos os níveis (científicos para congressos, cartilhas e folders para uma comunicação mais direta com agricultores, rurais e urbanos), enfim todas as ferramentas disponíveis para a difusão do conhecimento sobre as hortaliças PANC”, registra o pesquisador, para quem as parcerias estabelecidas nesse processo são fundamentais para manter “a chama acesa”.

“Todos os nossos parceiros têm em comum a percepção de que essas espécies são patrimônio da humanidade, o que representa um trabalho sem limitações de fronteiras.”

Inscrições: www.embrapa.br/hortalicas/hortpanc
 
 
 
Destaque
» Sacola Plástica Personalizada G-20 Fundo Caixa: O modelo ideal para seu evento
Últimos Destaques 
25/06/2024
» Encontro de Relações com Investidores e Mercado de Capitais acontece até 25 de junho no Teatro B32
25/06/2024
» 12ª ExpoPizzaria acontecerá em São Paulo dias 10 e 11 de julho
25/06/2024
» Summit GEQ 2024 acontece de 24 e 27 de junho
25/06/2024
» Serra Summit traz inovações em conexões com encontro inédito em Nova Prata
24/06/2024
» Digitalks Expo anuncia reposicionamento e deve gerar R$ 180 milhões em negócios
mais...
  buscar destaques: