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Abiesv realiza evento gratuito sobre ‘O Impacto de um Design Inovador na Experiência de Compra’

17/10/2022
Abiesv realiza evento gratuito sobre ‘O Impacto de um Design Inovador na Experiência de Compra’

É a 36ª edição do Backstage do Varejo, que será realizada dia 20 de outubro, na Faap Business Hub, em uma manhã de intenso conteúdo

Evento tradicional de varejo e aguardado com grandes expectativas chega a sua 36ª edição, o Backstage do Varejo, promovido pela Abiesv e que em uma manhã traz temas da atualidade com palestrantes especialistas nos mais diversos segmentos do setor. Com o tema “O Impacto de um Design Inovador na Experiência de Compra”, o evento gratuito acontece dia 20 de outubro, quinta-feira, das 8h00 às 12h30, na Faap Business Hub.

A programação está repleta de conteúdo, a começar pelo bloco intitulado "O papel do design na loja: interação, imersão e experimentação", com Claudia Vizzotto, Líder de Planejamento da Design Novarejo, que falará sobre o comportamento do consumidor no cenário atual; e Marcos Morrone, sócio-diretor da Design Novarejo, que nos contará sobre três cases de lojas conceitos de segmentos diferentes: Leo Madeiras, Grupo Amarelinha Tintas e Loja do Mecânico. As informações serão enriquecidas com apresentações dos próprios varejistas dessas marcas.

Outras palestrantes serão Juliana Neves, Vice-presidente da Abiesv e CEO da Kube Arquitetura, que dividirá o palco com Livia Abrão, Gerente de Visual Merchandising, Design Manager da Natura Latin America, na palestra sobre ‘Como a Arquitetura Estratégica e VM facilitam a expansão da marca em diferentes modelos de operações’.

O evento, também, terá palestras que abordam tecnologia: “A importância da tecnologia na expansão da Constance Calçados -- Inovação, agilidade e resultados no PDV aliados ao software de gestão”, com as apresentações de Rachel Mendonça, Diretora de Tecnologia, Inovação e E-commerce na Constance Calçados, e de Alex Marques, Diretor Comercial da Data System.

O 36º Backstage do Varejo tem os patrocínios da Lemca e Data System e os apoios do Conselho do Varejo da Associação Comercial de São Paulo – ACSP e da Couromoda.

Os cases

Leo Madeiras - a loja conceito está localizada na Avenida dos Estados, na capital de São Paulo. “A ideia foi criar um perfil de loja que conversasse com os diferentes públicos: o marceneiro mais maduro, o marceneiro da nova geração, o arquiteto e o consumidor final”, conta Marcos Morrone. “A loja piloto da Leo Madeiras já foi replicada tanto o seu projeto inteiro como em uma versão mais enxuta”, completa.

Loja do Mecânico - de ferramentas, voltada totalmente para o mecânico, fez um caminho inverso. Começou virtual em 1993 e inaugurou a sua primeira loja física no começo desse ano, em Jundiaí/SP, e já está com várias unidades no interior de São Paulo. “O site da loja tem 15 milhões de acessos/mês e mais 1 bilhão de páginas visitadas”, conta Morrone. A loja tem 1000 m2 e 70 mil itens, expostos e no online. “A parte da loja da área de operação é toda de vidro, o que permite aos frequentadores ver tudo o que está sendo feito. No espaço tem um mega painel, onde é possível fazer simulações de ambiente de mecânica. Tem, também, áreas destinadas a cursos e eventos”, diz o palestrante.

Grupo Amarelinhas Tintas – de uma loja tradicional de tintas se transformou em um PDV mais premium, voltado para o arquiteto, engenheiro e consumidor final. A loja conceito fica em Jundiaí/SP e é, segundo Morrone, experiencial, onde a maioria dos produtos estão aplicados em projetos na loja ou expostos de forma experimental.

Para Vinicius Capatto Miguel da Silva, Gerente Regional do Grupo Amarelinha Tintas: “os arquitetos e engenheiros trazem seus clientes para que escolham os acabamentos de seus projetos e representam a maior parte do faturamento da loja. Mas o que nos surpreendeu foi a adesão dos pintores, que também levam seus clientes, independentemente do poder aquisitivo, para escolher e consumir em nossa loja, e a circulação orgânica de consumidores finais que vão experimentar nosso conceito”.

Natura – o grande ponto da palestra, segundo a gerente Livia Abrão, é sobre como se faz a expansão de um modelo de negócio sem perder o DNA da marca. “Utilizamos do nosso espaço da loja para contar nossa própria história, as causas que defendemos e nossos compromissos de marca. Usamos, através das paredes e detalhes na comunicação, um fio condutor que leva o cliente a sentir a imersão em nossa marca”.

Entre os modelos de negócios da Natura estão:

- a loja conceito, focado na máxima experiência, imersão na marca e portfólio selecionado, presença da flagship da marca;
- loja com amplo portfólio de produtos, com foco em conveniência;
- e o novo modelo, o intermediário, escalável, que segue o look & feel das lojas conceito, e as diretrizes da marca Natura, e que atende um formato franqueável.

“A arquitetura estratégica ajuda a escalar um negócio, a fazê-lo de forma modular e flexível. É uma solução incrível e necessária para quem quer expandir de forma sustentável e rentável”, explica a arquiteta Juliana Neves.

Tecnologia

Constance Calçados – implantou recentemente tecnologia de ponta (softwares de gestão), que permitiu a marca crescer em vendas. “Melhorou nossos processos e garantiu a integridade e segurança das nossas informações”, conta a diretora Rachel Mendonça. Segundo ela, foi possível obter ferramentas de gestão, com indicadores de performance, que permitiram aos gerentes e franqueados atuação imediata com time de vendas ao longo do dia. “Além disso, implantamos ferramentas de gestão de compra, com compras mais assertivas, para melhorar a qualidade e quantidade de produtos no PDV, alavancando ainda mais os resultados e metas de vendas”, conclui.

Com relação a implantação dessa tecnologia, Alex Marques, Diretor Comercial da Data System, empresa líder no desenvolvimento de software para lojas de calçados e roupas, fala sobre os benefícios dessa tecnologia para o PDV. “Um dos principais desafios do ponto de venda, principalmente de moda, é a integração de diferentes canais de vendas, os canais físico e digital. Vivemos por muito tempo com um PDV estático, convencional, a forma de atender os clientes dentro de uma loja é quase que padronizada. A necessidade de realizar atendimentos móveis, integrar diferentes canais de vendas e ter a informação disponível de uma forma rápida e confiável, elevou a necessidade de termos mais tecnologia nos PDVs”.

Serviço:

36º Backstage do Varejo
Data: 20 de outubro, das 8h00 às 12h30
Local: Faap Business Hub (rua Alagoas, 903, entrada G2. Higienópolis).
Promovido pela Abiesv – Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo.
Inscrições: www.sympla.com.br/evento/36-backstage-do-varejo-o-impacto-de-um-design-inovador-na-experiencia-de-compra/1728029
 
 
 
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