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Zero Grau: produção de calçados do primeiro trimestre de 2023 deve ser comercializada em feira

21/11/2022
Zero Grau: produção de calçados do primeiro trimestre de 2023 deve ser comercializada em feira

A expectativa é de um grande volume de negócios nos dias 21, 22 e 23 de novembro.

O setor calçadista brasileiro comemora este ano um excelente desempenho, quando conseguiu recuperar índices como produção, empregabilidade e exportações semelhantes ao período anterior a pandemia do coronavírus. E parece que este momento econômico deve continuar linear no próximo ano. Pelo menos esta é a expectativa dos expositores da Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, que acontece a partir da próxima segunda-feira, dia 21 de novembro, e se estende até quarta-feira, dia 23 de novembro, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado, (RS). “Nunca fizemos uma feira tão grande com coleções para a temporada fria do ano. Só este dado já demostra a importância deste evento para o setor. E a expectativa da indústria está tendo uma resposta positiva por parte do varejo. Teremos um número expressivo de lojistas nacionais e importadores de diversas partes do mundo que estão ávidos para comprar o calçado brasileiro”, diz Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos, promotora da feira.

O empresário paulista, Antônio Alves de Castro, diretor administrativo da Jotapê, de Franca, diz que vem para a feira a fim de fechar o cronograma de sua linha de produção dos meses de janeiro, fevereiro e março. “Esta feira é decisiva para manter a roda do setor nos primeiros meses do ano. Sempre planejamos o nosso fluxo contando com as vendas e muito dos encaminhamentos de pedidos que recebemos nesta feria do varejo nacional”, diz o calçadista. Segundo ele, 15% da produção anual é comprometida na Zero Grau. “Também vendemos reposição para o verão, o que acreditamos que nesta edição será muito forte, pois os lojistas estão sinalizando que seus estoques estão bem baixos para as festas de final de ano e também para o alto verão”.

Outro produtor de calçados masculinos, também de Franca, Fernando Parra Rodrigues, diretor comercial e industrial da Ferriceli, afirma que seu interesse nesta feira é praticamente o mercado externo. “Esta é uma feira que vem muitos importadores de grande relevância. Aqui fechamos todos os nossos contratos com o exterior. O convite para o importador é criterioso e a feira sempre convida o grande comprador”, diz o empresário. Ele comemora a sua participação, pois consegue garantir 30% de sua produção anualmente nos pavilhões do Serra Park. Já presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas (RS), o maior polo de calçados femininos do Brasil, João Batista Vargas de Souza, projeta uma feira com uma movimentação comercial intensa. “Acredito que as vendas serão bem fortes e todos os lojistas vão querer ter produtos e novidades para atrair seus clientes e movimentar seus clientes logo no início do próximo outono”, diz Souza.

Importadores

O Grupo de Importadores formado pela Merkator e Sindicatos parceiros estão trazendo 75 compradores da Ásia, Europa e das três Américas, de 24 países destes três continentes. “Este número é apenas dos importadores que estamos trazendo num esforço da Merkator e dos próprios industriais através de suas entidades de classe”, diz Roberta Pletsch, diretora de Relacionamento da Merkator Feiras e Eventos, promotora da feira. Ela enfatiza que este número, em algumas feiras, cresce em até 10 vezes com importadores que chegam ao evento por conta própria. “Mas este dado só teremos no final do mês de novembro”, diz ela. Além de estreitar laços com os compradores estrangeiros e abrir novos canais de venda, a feira pode servir como mais uma plataforma para a indústria nacional manter o ritmo de crescimento nas vendas internacionais.

Onno Place – A terceira edição da Onno Place na Zero Grau será totalmente nova e com uma experiência que irá otimizar a comunicação entre a indústria e o varejo, por meio de aplicativos de mensagens, chatbots e assistente de voz que permitem interação em tempo real em forma online. Esta novidade vem novamente com a assinatura da parceria entre a Merkator Feiras e Eventos e a Linx Seta Digital com o Linx Conversational Commerce, que vai proporcionar a transformação da Onno Place em um grande canal de comunicação entre as marcas expositoras e lojistas de calçado. Esta loja online terá “gifts” dos expositores para incentivar as compras e aumentar o fluxo de movimento de lojistas aos estandes.

Emerkator Talks

A Merkator Feiras e Eventos organizou um palco dentro da Zero Grau para apresentações de temas do dia a dia do varejo e da indústria, com o objetivo de oferecer novas perspectivas para o incremento dos negócios. Nos três dias de feira, haverá uma vasta programação: no primeiro dia, na segunda feira, os trabalhos iniciam com Walter Rodrigues, às 10h, estilista, consultor na área de design de produto e coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais. A participação tem assinatura da Assintecal, Sebrae e Inspiramais que apresentam: Outono/Inverno 2023/2024 Varejo. Logo após, às 11h, tem o palestrante Alexandre Birman, CEO da Arezzo&Co, a maior House of Brands de moda do Brasil formada pelas marcas Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever, Alme, Vans, My Shoes, Reserva, Reserva Mini, Oficina, Baw, Carol Bassi, além do marketplace ZZ Mall e a plataforma de economia circular Troc. Já às 15h, numa apresentação da Ramarim, Andressa Suita, online direto de Miami, fala sobre Marketing de Influência: uma estratégia para negócios. Ás 16h30, Grendene apresenta a palestra: Calçados para um mercado mais sustentável e circular com Carlos André, Gerente da Divisão de Desenvolvimento Sustentável da Grendene, que é engenheiro ambiental e mestre em Engenharia de Processos com ênfase em Tecnologias de Produção Mais Limpa. O dia encerra com a palestra do empresário Roberto Argenta, diretor da Beira Rio, falando sobre: O segredo do sucesso.

Na terça-feira, segundo dia de feira, às 11h, Bruno Maia, head de produtos na Linx e especialista em inteligência artificial e algoritmos, apresenta a palestra: Inteligência Artificial conversacional: Uma aliada para alavancar as vendas na sua loja. Às 13h, Rafael Reolon, diretor do segmento de calçados na Linx, liderada pela Linx SetaDigital, fala sobre Open Banking e Soluções Financeiras integradas no sistema de loja: Como vai funcionar?. Em seguida, às 15h, Gabriel Kayser, diretor de Customer Experience da FedEx no Brasil, apresenta o tema: Logística para o segmento calçadista: Oportunidades e desafios. O encerramento deste dia será com Fernanda Lemes, às 17h, economista focada em pessoas e fundadora da Fluir Talentos Humanos, apresenta a palestra: Propósito transforme sua vida e negócios. No último dia, na quarta-feira, Albino Fashion, publicitário especialista em Marketing, estrategista, criador de conteúdo e colunista de moda. Influenciador @albinofashion, às 10h, fala sobre: O poder do Tik Tok para o seu negócio: da plataforma até as estratégias. Logo depois, às 12h, Fernanda Lemes retorna ao palco com a palestra: Estratégias para alavancar suas vendas nesse final do ano.

Parceiros que visualizam a necessidade do mercado

A Zero Grau conta com o apoio do Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas.

Serviço

Zero Grau - Feira de Calçados e Acessórios
Data: 21, 22 e 23 de novembro de 2022
Local: Serra Park, em Gramado /RS
Horário: Das 9h às 19h
Expositores: 300
Marcas: 1200
Visitantes: 12 mil nos três dias do evento

www.feirazerograu.com.br
 
 
 
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