Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
São Paulo sediará a 52ª edição de um dos maiores festivais orientais do Brasil: o Toyo Matsuri

22/11/2022
São Paulo sediará a 52ª edição de um dos maiores festivais orientais do Brasil: o Toyo Matsuri

Evento cultural acontecerá na Praça da Liberdade-Japão nos dias 3 e 4 de dezembro, como forma de agradecer o ano vivido e dar as boas-vindas ao próximo. A novidade desta vez será o Tsuru da sorte para 2023, ano do Coelho segundo horóscopo chinês

Nos dias 3 e 4 de dezembro, a capital paulista sediará um dos maiores festivais orientais de rua do Brasil, que está em sua 52ª edição: o Toyo Matsuri. O evento cultural acontece na Praça da Liberdade-Japão, no bairro da Liberdade, e recebe mais de 200 mil pessoas de toda parte do país. Os visitantes participam de uma programação cultural gratuita, repleta de apresentações musicais, danças típicas, além de oficinas de origami, mangá, ikebana, entre outros temas para aprenderem gratuitamente.

A festividade é realizada há mais de 50 anos pela ACAL – Associação Cultural e Assistencial da Liberdade- sempre no início de dezembro, como forma de agradecimento pelo ano vivido e de boas-vindas ao próximo ciclo. Para isso, a organização decora as ruas do bairro da Liberdade com Noboris, bandeiras típicas com mensagens de Boas Festas e esperança. Elas permanecem na cidade até dia 25 de janeiro, quando é celebrado o aniversário de São Paulo.

Uma das novidades da 52ª edição será o enfeite Tsuru da sorte. É um origami tradicional que pode ser pendurado no carro ou em qualquer ambiente de casa ou do trabalho. Ele será confeccionado em cores diferentes, representando os desejos para 2023, como: branco – paz; amarelo – dinheiro; verde – esperança; vermelho – paixão; rosa – amor, e azul – proteção. E todas os Tsurus passarão por uma cerimônia xintoísta para receberem uma bênção e serem comercializada durante o Toyo Matsuri por valor simbólico.

Além das atividades do festival, o visitante encontrará a Feira de Artesanato da Liberdade e as barracas de alimentação típica, que já se preparam especialmente para atender o público e aos turistas que passeiam pelas ruas da região nesse período.

“Nosso objetivo é proporcionar alegria, esperança e compartilhar das tradições culturais orientais com os visitantes que prestigiam o bairro da Liberdade. Promovemos há mais de 50 anos esse evento e outros grandes festivais, como o Tanabata Matsuri, também para milhares de pessoas”, comenta Tetuya Fujimoto, atual presidente a ACAL.

A Associação é internacionalmente reconhecida por sua atuação cultural e social, bem como pela melhoria das condições de vida de sua comunidade. O empresário Fujimoto lembra que este vem sendo um ano repleto de desafios. “Além da superação da pandemia pela Covid-19, perdemos o presidente da nossa entidade, Hirofumi Ikesaki, e seguiremos na sua batalha pelo bairro da Liberdade, que completou 117 anos”, finaliza.

Serviço

Toyo Matsuri – Festival Oriental
Dias 3 e 4 de dezembro de 2022 (sábado e domingo)
Programação gratuita
Horários: das 10h às 18h
Endereço: Praça da Liberdade-Japão / Av. Liberdade, Rua Galvão Bueno, Rua dos Estudantes - São Paulo/SP

www.facebook.com/acalliberdadeoficial
www.instagram.com/acalliberdade/
 
 
 
Destaque
» Calendário Feiras do Brasil 2024: confira o TOP 5 de setores com mais feiras!
Últimos Destaques 
14/04/2024
» JPR 2024 traz 950 professores e mais de 4500 expositores
14/04/2024
» Fruit Attraction será aberta na terça-feira (16) no São Paulo Expo
14/04/2024
» Fhoresp Experience: federação promove evento interativo de hospedagem e de alimentação fora do lar
14/04/2024
» IFAT Brasil apresentará tecnologias para ampliar eficiência energética e reduzir custos no agronegócio
12/04/2024
» Congresso H&F@Hospitalar discute os desafios, as inovações tecnológicas e o conceito de sustentabilidade aplicado a facilities
mais...
  buscar destaques: