Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
1ª Feira do Livro de Pradópolis acontece entre os dias 24 e 26 de novembro

24/11/2022
1ª Feira do Livro de Pradópolis acontece entre os dias 24 e 26 de novembro

Evento literário, organizado pela Prefeitura Municipal da cidade e pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, será presencial e contará com programação gratuita para todas as idades. Nomes como Ryane Leão, Marcello Gugu e DJ DZ, Geise Pereira, Diego Figueiredo e Ana Cañas estão na agenda

Durante este segundo semestre de 2022, o interior de São Paulo recebe novas feiras literárias com uma rica programação gratuita para toda a população. Depois de Ribeirão Preto, com a FIL (Feira Internacional do Livro), Batatais, Morro Agudo e São Joaquim da Barra, a próxima cidade a entrar na rota cultural do livro é Pradópolis, entre os dias 24 e 26 de novembro, com a realização da I Feira do Livro de Pradópolis. Organizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, em parceria com a Prefeitura Municipal, o evento contará com a presença de escritores, músicos, artistas, pensadores, além de intelectuais, estudantes, professores e autoridades. A programação será oferecida gratuitamente com atividades para todas as idades na Praça Pio XII, na Biblioteca Municipal (Rua Sete de Setembro, 1065) e na Câmara Municipal de Vereadores (Rua Sete de Setembro, 999), das 8 às 22 horas.

A abertura oficial do evento acontece na próxima quinta-feira (24), às 19h30, no Palco Principal (Praça Pio XII). Na sequência, a Orquestra de Cordas SomNaCaixa sobe ao palco e apresenta um espetáculo com violões, violas caipiras, vozes, cajon e contrabaixo. O grupo possui um repertório que vai desde os clássicos do sertanejo raiz até as músicas contemporâneas.

Entre os destaques desta primeira edição da Feira do Livro de Pradópolis estão a participação de nomes de referência da literatura e da música, entre eles, a poeta e professora cuiabana, Ryane Leão, um dos grandes nomes da literatura atual, autora de dois livros “Tudo nela Brilha e Queima” e “Jamais Peço Desculpas por me derramar” que conversa com o público na sexta-feira (25), a partir das 19h30, na Praça Pio XII. O MC, educador social e um dos grandes nomes do rap nacional, Marcello Gugu, ao lado do DJ DZ, apresenta a palestra e sarau “Coisas que eu ouvi no bar do fim do mundo”, também na sexta-feira (25), às 9h30, no mesmo local.

A música também ganha espaço nesta primeira edição, com a presença de Thiago Bugança, que traz um espetáculo de rap e poesia marginal, na quinta-feira, às 21h10. O show de Diego Figueiredo convida Ana Cañas, encerra a programação da feira, no sábado (26), às 20h30, na Praça Pio XII. Diego Figueiredo é considerado um dos maiores violonistas do mundo e indicado ao Grammy Awards em 2020, além de já ter levado sua música por mais de 60 países. Para este show, o músico convida a intérprete e compositora Ana Cañas – revelação musical de 2007, mesmo ano em que estreou com o álbum Amor e Caos. A artista tem sua carreira consolidada e elogiada pela crítica especializada.

Com a proposta de oferecer cultura e educação à toda a população e ainda abrir espaço para a apresentação de novos talentos locais, a agenda cultural da feira inclui diversas apresentações de música, teatro, capoeira e dança (em vários estilos), lançamento de livros, com alunos de várias etapas do Cema Dorival Rossi.

Programação Permanente

Durante os três dias, a Feira do Livro de Pradópolis oferece ainda uma agenda com diversas atividades permanentes. Na Biblioteca Municipal acontece a exposição fotográfica “Além do Mapa e Retratos”, resultado do trabalho com alunos de 10 a 18 anos do Cema Dorival Rossi, que buscou valorizar o olhar e a percepção de cada um deles, com ênfase na arte fotográfica e visual através do uso de dispositivos móveis e profissionais.

Já a Câmara Municipal de Vereadores recebe o Projetos das Escolas Municipais, uma exposição dos trabalhos escolares nos Projetos de Literatura desenvolvidos durante o ano letivo: Emef Octávio Giovannetti, Emef Augusto de Campos, EMEB Sérgio Rossetti, Creche Agenor Pavan, Creche Simone Anacleto, EMEI Maria Therezinha, EMEB Luiz Ometto, EMEB Zaíra Ometto e Creche Lucelma Souza.

A Exposição de Esculturas Divertidas, que acontece na Biblioteca Municipal, é o resultado da Oficina de Escultura em Argila, realizada em 2022, no Cema Dorival Rossi, com alunos de 8 a 16 anos, que amam se divertir modelando argila. A Exposição de Desenhos acontece também na Biblioteca Municipal: resultado da oficina de desenho, pintura e ilustração de imagens, personagens, flores e paisagens, realizada em 2022 com alunos do Cema. Ainda na Biblioteca Municipal acontece a Exposição Lua Negra, Junior de Sá, pelo Projeto Tradição SP.

A presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Dulce Neves, lembra que a realização do evento tem como objetivo incentivar a população da cidade a buscar a leitura, a literatura e a educação. “Acreditamos que essa primeira edição do evento lançará sementes para que o acesso aos livros e à leitura sejam ferramentas de evolução em Pradópolis, proporcionando viagens e descobertas sem limites”, comenta.

A Diretora do Departamento de Cultura e Turismo, Regina Atique, ressalta a importância de oferecer oportunidades de vivenciar a cultura e arte através da literatura, da música, da dança, do teatro, das artes vsuais de forma gratuita e acessível a toda população.

Confira a programação

quinta-feira - 24/11/2022

19h30 - Abertura Oficial | Palco Principal (Praça Pio XII)

20h - Show com Orquestra de Cordas SomNaCaixa | Palco Principal (Praça Pio XII)

setxa-feira - 25/11/2022

8h - Contação de História "A Dança do Arco Íris", com Miguel Alexandre de Espírito | Biblioteca Municipal (Rua Sete de Setembro, 1065 - Centro)

8h - Apresentação musical com Otávio Ribeiro | Palco Principal (Praça Pio XII)

8h15 - Apresentação de Danças Urbanas "Família Addams", com alunos de 9 a 15 anos do Cema | Palco Principal (Praça Pio XII)

8h30 - Apresentação de Danças Urbanas "Toxic", com Julia Zeviane | Palco Principal (Praça Pio XII)

8h30 - Contação de História "Brincando com Folclore", com Teatro Cema | Biblioteca Municipal (Rua Sete de Setembro, 1065 - Centro)

8h45 - Apresentação de Danças Urbanas "Controle", com alunos de 16 e 17 anos da Oficina de Danças Urbanas | Palco Principal (Praça Pio XII)

9h - Oficina "Zine-se", com professores do Cema | Biblioteca Municipal (Rua Sete de Setembro, 1065 - Centro)

9h30 - Palestra e Sarau "Coisas que eu ouvi no bar do fim do mundo", com Marcello Gugu e DJ DZ | Palco Principal (Praça Pio XII)

10h30 - Atividade Teatral "Mamutes", com alunos do Cema | Biblioteca Municipal (Rua Sete de Setembro, 1065 - Centro)

11h15, 11h30 e 11h45 - Apresentações de Ginástica Rítmica, com estudantes infantojuvenil e juvenil do Cema | Palco Principal (Praça Pio XII)

13h30 - Atividade Teatral "Comunidade Arco Íris", com Teatro do Cema | Biblioteca Municipal (Rua Sete de Setembro, 1065 - Centro)

14h - Apresentação de Dança, com Duo Marcelo e Vivian | Palco Principal (Praça Pio XII)

14h30 - Apresentação Musical, com Projeto Baobá | Palco Principal (Praça Pio XII)

15h - Apresentação de Danças Urbanas "No Limite", com alunos de 6 a 12 anos | Palco Principal (Praça Pio XII)

15h30 - Apresentação de Danças Urbanas "Cubo", com alunos de 15 a 17 anos | Palco Principal (Praça Pio XII)

16h30 - Apresentação Musical "Toque da MPB", com alunos de 8 a 17 anos Palco Principal (Praça Pio XII)

17h15 - Apresentação Musical "Percussão e Coral", com Bantum/Baianá | Palco Principal (Praça Pio XII)

17h50 - Apresentação Musical Coral Infantil - Histórias, com alunos de 6 a 12 anos | Palco Principal (Praça Pio XII)

19h - Apresentação Musical, com ElevaRAP | Palco Principal (Praça Pio XII)

19h30 - Palestra Literária: Poesia para todos com Ryane Leão | Palco Principal (Praça Pio XII)

20h40 - Apresentação Musical, com Grupo Annuar | Palco Principal (Praça Pio XII)

21h10 - Apresentação Musical, com Thiago Bugança | Palco Principal (Praça Pio XII)

21h40 - Apresentação de Danças Urbanas "Thriller", com alunos de 15 a 18 anos | Palco Principal (Praça Pio XII)

sábado - 26/11/2022

9h - Apresentação Musical, com Lokal ao Cubo| Palco Principal (Praça Pio XII)

9h - Lançamento do Livro "Além do Mapa e Retratos", com alunos do Cema | Palco Principal (Praça Pio XII)

10h15 - Apresentação de Capoeira, com Raízes de Iúna | Palco Principal (Praça Pio XII)

11h - Apresentações de Dança Estilo Livre "Curada para Curar", com Aline Oliveira | Palco Principal (Praça Pio XII)

11h15 - Apresentação de Dança Estilo Livre, com alunos de 6 a 16 anos | Palco Principal (Praça Pio XII)

11h30 - Apresentação de Dança Estilo Contemporâneo, com turma adulto do Cema | Palco Principal (Praça Pio XII)

11h45 - Apresentação de Dança "Style Girls", com Hip Hop Infantil do Cema | Palco Principal (Praça Pio XII)

14h e 14h30 - Apresentação de Dança: Quintessência "Violino", com alunos de 15 a 18 anos | Palco Principal (Praça Pio XII)

15h - Apresentação Circense: Florescer por Carmen Pott, com alunos de 6 a 17 anos | Palco Principal (Praça Pio XII)

15h30 - Apresentação de Dança Dreams com Letícia Araújo | Palco Principal (Praça Pio XII)

16h - Apresentação Musical, com Ayramana Sardão | Palco Principal (Praça Pio XII)

16h - Roda de conversa e Sessão de Autógrafos, com Geise Pereira | Câmara Municipal de Vereadores (Rua Sete de Setembro, 999 - Centro)

20h30 - Show de encerramento: Diego Figueiredo convida Ana Cañas | Palco Principal (Praça Pio XII)

Para saber mais sobre a Feira do Livro de Pradópolis:

www.facebook.com/prefeiturapradopolis/
www.pradopolis.sp.gov.br
 
 
 
Destaque
» Calendário Feiras do Brasil 2024 ultrapassa a marca de 2.000 #feiras e #eventos
Últimos Destaques 
01/03/2024
» NIS Conference 2024 terá Ricardo Amorim na abertura
01/03/2024
» Expoflora inicia venda de ingressos promocionais em número limitado
01/03/2024
» 8º Fórum de Manufatura acontece em agosto próximo, em São Paulo
01/03/2024
» Churrasco On Fire, da dupla Fernando e Sorocaba, chega a Bauru
29/02/2024
» SP recebe a Feira do Intercâmbio STB que acontece em 16 de março
mais...
  buscar destaques: