Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
Encontro de Artistas Empreendedores acontece nesta terça (29)

29/11/2022
Encontro de Artistas Empreendedores acontece nesta terça (29)

Evento abordará o mapeamento da cidade de São Paulo para a execução de projetos culturais

O setor cultural é um dos principais ativos do estado de São Paulo e é responsável por 3,9% do PIB estadual e 1,5 milhão de empregos diretos. É uma área com alta performance na produção de atividades inclusivas e de desenvolvimento, e consequentemente possui um alto potencial de crescimento. Agregando o maior conjunto de programas de fomento à cultura do país, a capital paulista é considerada um polo de arte, cultura e entretenimento, possui uma população de mais de 11 milhões de habitantes e ainda recebe cerca de 15 milhões de turistas todos os anos.

Com objetivo de auxiliar o profissional do setor artístico na gestão de sua carreira e na conquista da liberdade financeira, o Centro de Empreendedorismo de Arte e Cultura, em parceria com o Nubank, realiza no próximo dia 29 de novembro o 3º Encontro de Artistas Empreendedores, um evento que desde o início de 2022 vem colaborando com a cultura do estado de São Paulo, capacitando artistas e produtores, e fomentando novos empreendedores culturais.

São Paulo é uma cidade que agrega diferentes culturas, conta com diversos locais que promovem lazer e educação por meio da dança, música, teatro, exposições, cursos, debates e workshops sobre todas as formas de arte. Porém, atuar no setor cultural exige conhecimento sistêmico e específico, e ainda agentes preparados e dispostos a pensar e atuar com base nas novas demandas da sociedade contemporânea. O programa, deste último encontro, conta com uma série de atividades, entre elas palestras, roda de conversa e intervenções artísticas. O foco é o vasto campo de trabalho que a capital paulista oferece, e a importância do mapeamento estratégico da cidade como ponto primordial para uma boa resposta e execução de qualquer projeto cultural.

O mapeamento estratégico é um recurso que está cada vez mais presente no mercado cultural – Explica Fabiano Moreira, gestor do Centro de Empreendedorismo de Arte e Cultura - A ideia é entender o funcionamento das áreas culturais da capital paulista e mapear os melhores locais para posteriormente associar as intervenções urbanas que servirão, não somente para divulgar projetos artísticos pela cidade, mas também para incentivar novos artistas independentes a trabalhar nestas regiões. Nosso encontro percorrerá por outros temas também, mas todos focados no mapeamento, tão necessário para identificar ajustes e investimentos – Finaliza o gestor.

Confira a programação:

19h – Recepção musical: Duo in Concert (Roberta Gomes e Thiago Alcântara)

19h15 - Abertura: Fabiano Moreira – Gestor do Centro de Empreendedorismo de Arte e Cultura. Tema: Mapeamento estratégico

19h30 - Dança Flamenca

20h: Palestra: Kluk Neto - Gestor Cultural e Especialista em Indústrias Criativas. Tema: Mercado Cultural Privado e suas Tendências.

20h30: Palestra: Sueli Gonçalves – Produtora e gestora cultural. Tema: A Produção Executiva e o Mercado Cultural.

21h - Grupo Corredeiras: Arder é verbo feminino - Uma performance que introduz a plateia ao imaginário da mulher selvagem que se esguia, liberta e se reconhece em outra.

Sobre os palestrantes:

Fabiano Moreira- Fabiano Moreira trabalha há dez anos na execução de projetos culturais em São Paulo. Em 2004 iniciou sua carreira no teatro, na companhia Fábrica São Paulo, lá desenvolveu projetos de iluminação e direção de palco. Realizou projetos como o “Música e Cena” levando música e teatro para os bares de São Paulo e – com o apoio do programa de ação cultural – o documentário “Ensaio Aberto”, uma série de programas em vídeo que traz o recorte sobre a produção teatral de grupos de São Paulo e do Brasil, programas que foram ao ar pelo canal Curta! E pela TVE de Porto Alegre. Foi responsável pelo registro videográfico da Mostra Latino Americana de Teatro de Grupos e do projeto Teatro nos Parques (2009 – 2014), além da produção de diversos vídeos de espetáculos teatrais. Como diretor de produção, atuou em mais de 20 produções entre eles “A Mãe” de Bertolt Brecht dirigido por Sérgio Audi em 2008, “Ensaio para um Espetáculo” - Realizado pelo núcleo 1 do Teatro Fábrica São Paulo com incentivo da lei de Fomento ao Teatro e “A Onça Castanha” do grupo Grial de Pernambuco durante a sua temporada em São Paulo.

Em 2012, também com o apoio do Programa de Ação Cultural, iniciou sua carreira de diretor com o espetáculo “Gálatas” que ficou em cartaz no teatro Grande Otelo e dirigiu o espetáculo “Éfeso | O Regresso ao Primeiro amor”, espetáculo em cartaz no teatro MuBE Nova Cultural em 2014. Atualmente é coordenador de projetos da ACRIART e diretor artístico da Cia. Alvo de Teatro

Kluk Neto - Economista e Especialista em Políticas Culturais pela Cátedra de Unesco/ Universitát di Girona, trabalha há mais de 10 anos na gestão de programas culturais e consultoria para entidades culturais e do terceiro setor, tendo atuado também por mais de uma década como executivo no setor privado antes de dedicar-se ao setor cultural e social.

Sueli Gonçalves - Relações Públicas formada pela Faculdade de Comunicação Casper Libero e pós-graduada em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Eventos pelo CELACC/USP. Atriz, locutora, facilitadora e mestre de cerimônias, formada pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul e CPT.

Desde 1993 atua na área em diversos projetos, programas, workshops e palestras em empresas públicas e privadas, além de produzir eventos corporativos de médio e grande porte. Atualmente apresenta os workshops do Sebrae/ Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

Serviço

3º Encontro de Artistas Empreendedores
Data: 29/11/22 Horário: 19h30 às 22h
Local: Teatro Paulinas
Rua: Dona Inácia Uchôa, 62 Vila Mariana – São Paulo – SP
Capacidade: 200 pessoas
Evento Gratuito
Realização: Centro de Empreendedorismo de Arte e Cultura
Inscrições: https://mkt.acriart.org.br/encontrodeempreendedores
 
 
 
Destaque
» Calendário Feiras do Brasil 2024: confira o TOP 5 de setores com mais feiras!
Últimos Destaques 
17/04/2024
» São Paulo Oktoberfest retoma o conceito típico de Munique no Parque Villa Lobos
17/04/2024
» Palestra "Nutrição Mineral e Doença de Planta" é destaque na programação da 10ª edição da Abisolo Fórum e Exposição
17/04/2024
» Norte Show 2024: traz inovação e oportunidades para o agronegócio
17/04/2024
» Simplo debate fraudes, experiência do cliente, tecnologia, inovação e as tendências nos Planos Odontológicos
17/04/2024
» CFO Latam da RX assume posição Ubrafe com foco na reforma tributária e participação feminina no setor de eventos
mais...
  buscar destaques: