Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
São Paulo recebe a Expocatadores 2022

30/11/2022
São Paulo recebe a Expocatadores 2022

9ª edição terá participação de entidades internacionais e vai abordar temas como a Economia Circular Inclusiva e o Cooperativismo Solidário

Nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, cerca mil catadores e catadoras de materiais recicláveis de 26 estados brasileiros e do exterior estarão reunidos na Expocatadores 2022 - um dos principais eventos realizados na temática de coleta seletiva solidária, que engloba a prestação de serviços dos catadores de materiais recicláveis dentro da economia circular, a recuperação das embalagens e educação ambiental. A iniciativa é da Ancat – Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, MNCR – Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis e Unicatadores, e conta com o patrocínio da Coca-Cola Brasil, Latitud R, Kubitz e da plataforma Reciclar Pelo Brasil.

A ampla programação da Expocatadores 2022 integra painéis de debates, feira de negócios, apresentação de cases, workshops, entrega de prêmios, desfile de moda reciclável e rodada de negócios sustentáveis, envolvendo atores de diversas áreas do mercado da reciclagem. “Serão apresentadas as principais soluções de inovação na área de compliance, ESG e circularidade, além das tecnologias voltadas para promoção da reciclagem, como uma solução técnica econômica e social para a destinação final de resíduos sólidos urbanos nos municípios”, afirma o presidente da Ancat, Roberto Rocha.

Dentre os participantes da 9ª edição da Expocatadores estão alguns representantes do cooperativismo solidário e de catadores autônomos, do setor privado, governos, parlamentares, entidades da sociedade civil, universidades, centros de pesquisas e tecnologias, agentes da educação ambiental e de mobilização social e formadores de opinião, entre outros.

Um dos destaques do evento será o lançamento do Atlas Brasileiro da Reciclagem - uma plataforma que reunirá um banco de dados sobre o cenário e resultados da cadeia de reciclagem em todo o Brasil, a partir de informações das organizações de catadores de materiais recicláveis espalhadas pelo país e pelos outros atores deste setor, formais e informais.

A Expocatadores 2022 será marcada também pela premiação do selo “amigo dos catadores”, pelo encontro internacional das mulheres catadoras com o tema: “Protagonismo das mulheres catadoras na gestão de resíduos e na construção de uma nova sociedade”, e pelo workshop internacional “Fortalecimento da integração Latino-Americana para incidência global no desenvolvimento da reciclagem inclusiva”, com a participação da Women in Informal Employment: Globalizing and Organizing (Wiego) – uma das patrocinadoras do evento e que tem como missão melhorar as condições de trabalho de pessoas menos favorecidas, especialmente as mulheres, na economia informal.

“O encontro pretende, ainda, reafirmar a importância do catador de resíduos sólidos urbanos como profissional protagonista na cadeia de reciclagem e promover a imagem das organizações de catadores como unidades coletivas de negócios e portadoras de capacidade técnica para atuar nas diferentes etapas do processo da reciclagem”, afirma Rocha.

O evento terá transmissão ao vivo pelos canais do Youtube da Ancat e do MNCR, e as inscrições devem ser feitas pelo site: www.expocatadores.com.br.

Sobre a Expocatadores

A Expocatadores nasceu em 2009 para fortalecer a importância do trabalho dos catadores e catadoras de materiais recicláveis, é uma iniciativa da Associação Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – Ancat, Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR e da Unicatadores. São mais de 35 mil participantes ao longo de suas 9 edições. Além de palestras, feira de negócios e capacitações para catadores (as), diversas instituições e empresas já participaram com estandes e patrocínios.

Serviço

O que: Expocatadores 2022
Onde: Galpão Armazém do Campo
Endereço: Rua Alameda Eduardo Prado, 460, Campos Elísios, São Paulo (SP)
Quando: 12, 13, 14 de dezembro e 15 de dezembro (Tradicional natal dos catadores de materiais recicláveis)
Horário: A partir das 9h

www.expocatadores.com.br
 
 
 
Destaque
» Feiras 2024: veja os números do 1º semestre para BH, CWB, POA, RJ e SP
Últimos Destaques 
18/07/2024
» Inspiramais prepara edição com muito conteúdo de moda e negócios
18/07/2024
» SET Expo traz as melhores práticas de IA generativa na produção de conteúdo audiovisual
18/07/2024
» Congresso Abag/B3 debaterá relações comerciais do agro em cenário geopolítico fragmentado
18/07/2024
» Com a retomada do turismo em Gramado, lojistas de calçados intensificam confirmações para a Feira Zero Grau
18/07/2024
» Arena Noivas 2024: maior edição do evento desembarca em novo espaço de 01 a 03 de agosto
mais...
  buscar destaques: