Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
Festival de Verão Salvador anuncia atrações e novidades da sua próxima edição

20/12/2022
Festival de Verão Salvador anuncia atrações e novidades da sua próxima edição

Evento retorna ao Parque de Exposições, nos dias 28 e 29 de janeiro de 2023, com Zé Ricardo na Direção Artística, parceria com projetos social e ambiental somados a encontros musicais nunca antes vistos no Brasil.

Após três longos anos de espera, o Festival de Verão Salvador está de volta. Suspenso desde a edição de 2020, em virtude da pandemia, o evento retorna ao Parque de Exposições – onde estreou em 1999 e permaneceu por 17 anos – nos dias 28 e 29 de janeiro, com novo fôlego e uma série de novidades que foram anunciadas em um evento para convidados na última quarta-feira (28). A venda de ingressos terá início no dia 5 de outubro, através da plataforma Sympla.

Para esta edição, o Festival traz como mote o slogan “Somos Mundo”, que estimula os conceitos de liberdade, inclusão, acolhimento e diversidade. A partir dessa proposta, a Bahia Eventos, empresa de entretenimento da Rede Bahia e realizadora do Festival, inovou em diferentes frentes, entre elas a área artística, que terá a direção de Zé Ricardo, um dos curadores mais renomados do Brasil.

O resultado é um novo formato estrutural com 16 shows, divididos em dois palcos principais, encabeçados por um line up que carrega a marca do curador responsável pela programação musical de grandes eventos do país.

“Teremos, em 2023, um Festival de Verão completamente repaginado, pensado a partir do que ouvimos do público em muitas pesquisas ao longo de todo o planejamento. Investimos em um projeto social super alinhado ao nosso valor do amor pela música e seu poder de cura e transformação na vida das pessoas. Também anunciamos um festival com dois selos de sustentabilidade, o que reforça nossa preocupação em compensar todo o impacto que causamos no meio ambiente. No âmbito musical, contratamos um diretor artístico de destaque nacional, que carrega em sua bagagem encontros inesquecíveis e improváveis que deram muito certo e marcaram a vida de muitas pessoas. Era exatamente esse protagonismo, entre outros atributos, que o festival precisava recuperar. Juntos, estamos construindo uma edição inesquecível” afirma a head da Bahia Eventos, Gabriela Gaspari.

Encontros

Uma das principais marcas do #FV23 será o ineditismo das apresentações. A assinatura de Zé Ricardo está sintetizada na articulação do roteiro, que traz encontros criativos entre artistas de diferentes linhagens, estilos e gerações, da cena baiana e nacional. O curador partiu de um conceito que refletisse os valores do Festival de Verão para desenhar a programação.

“Mais do que um line up, eu quis trazer uma ideia. O primeiro passo foi criar uma narrativa e desenvolver um mote com propósito social para retomar a memória afetiva do evento e reposicioná-lo como um objeto de desejo não apenas regional, mas com dimensão global. Estou seguro de que conseguiremos ir longe com esse novo enredo”, afirma Zé Ricardo. “Queremos que o público se sinta representado e tenha orgulho de fazer parte do evento. Tive o cuidado de escolher as atrações e costurar os encontros com o intuito de entregar um festival plural, multigeracional e acessível para pessoas de todas as idades”, completa.

No palco, os cruzamentos musicais são de múltiplas naturezas, como os de Criolo com Ney Matogrosso, Ludmilla com Glória Groove, Saulo com Marina Sena e Jão com Pitty. A batida percussiva de Salvador terá seu espaço demarcado nos encontros entre Baiana System e Olodum e de Carlinhos Brown com Duda Beat e a banda Àttooxxá.

A baianidade e a potência feminina estarão representadas no show em que Ivete Sangalo convida Luedji Luna e na reunião das mulheres pretas no espetáculo que terá Margareth Menezes, Majur e Larissa Luz. E a tradição da música local também ganha os holofotes com a reunião de grandes expoentes da música brasileira, como Gilberto Gil com Caetano Veloso, e Bell Marques.

Os amantes do rap nacional serão agraciados com shows de Orochi com Djonga, Felipe Ret com Caio Lucas, e Xamã, cuja companhia no palco ainda será anunciada. A programação do festival contempla ainda o pop de Luísa Sonza e os diferentes estilos de pagode de Leo Santana e de Ferrugem, que convida Xande de Pilares.

O olhar para o social

Além de toda musicalidade e diversidade proposta para o #FV23, o evento abraçará causas sociais e ambientais que reforçam o compromisso dessa nova fase do festival com a comunidade local e o meio ambiente. Idealizado pelo multi-instrumentista, compositor, produtor e performer Marivaldo dos Santos, o projeto Quabales é responsável pela formação educacional e cultural de crianças, jovens e adultos do bairro Nordeste de Amaralina. Diante da sua relevância no cenário soteropolitano, a iniciativa contará, ao longo de um ano, com um programa de investimento de recursos por parte do Festival de Verão. A ideia é contribuir com a ampliação do trabalho que já vem sendo realizado.

“É muito importante um evento com o porte e a credibilidade do Festival de Verão ter esse olhar de inclusão. É uma iniciativa fundamental para o nosso projeto, com um impacto positivo enorme na comunidade e o poder de transformar vários cidadãos e famílias. O Festival de Verão e o Quabales tem tudo a ver. O festival é uma explosão de arte e o Quabales é a inclusão pela arte. É o FV plantando uma semente dentro do nosso projeto para quem sabe isto ser reverberado nos palcos do evento em um futuro próximo”, afirma Marivaldo dos Santos.

Na pauta de preservação ambiental, o #FV 23 terá – pela primeira vez – os selos de resíduo zero e evento neutro. O primeiro garante a não geração, separação na fonte, reciclagem e compostagem dos materiais descartados, e o segundo é conferido aos eventos que neutralizam as emissões inevitáveis de gases de efeito estufa ao longo da produção com ações ambientais compensatórias.

O Festival de Verão Salvador é realizado pela Bahia Eventos, empresa de entretenimento da Rede Bahia, e tem a correalização da Salvador Produções e da Luan Promoções.

Serviço

Festival de Verão Salvador 2023
Quando: 28 e 29 de janeiro de 2023
Onde: Parque de Exposições (Av. Luís Viana Filho, 1590 – Itapuã)
Informações: https://fvssa.com.br
 
 
 
Destaque
» Sacola Plástica Personalizada G-20 Fundo Caixa: O modelo ideal para seu evento
Últimos Destaques 
14/06/2024
» XXXIV Ajorsul Fair Mercoóptica 2024 confirma datas para setembro em Gramado
14/06/2024
» Remodelado em função das enchentes,Inspiramais anuncia edições no RS e em SP
14/06/2024
» Sankhya anuncia primeira edição do Sankhya Connection, evento dedicado à gestão empresarial
14/06/2024
» Marga Hoek, Moojan Asghari e Ott Velsberg serão palestrantes do IT Forum Praia do Forte
13/06/2024
» Congressos de capacitação do 31º Enflor e 19ª Garden Fair inspiram a criatividade para alavancar os negócios
mais...
  buscar destaques: