Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
18ª edição do Festival Internacional Femusc contará com três apresentações de Ópera

26/12/2022
18ª edição do Festival Internacional Femusc contará com três apresentações de Ópera

Espetáculos montados para o festival serão executados no auditório do Scar em Jaraguá do Sul; Harry Silverstein vem dos EUA ao Femusc exclusivamente para a direção de uma das produções

Entre os dias 8 e 28 de janeiro, Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, é palco do Femusc – Festival Internacional de Música de Santa Catarina, considerado o maior festival-escola da América Latina. Em sua 18ª edição, o evento vai contar com mais de 200 espetáculos e, pela primeira vez, o público poderá conferir três grandes óperas com importantes nomes do cenário nacional e internacional. Todos os espetáculos serão gratuitos e os ingressos estarão disponíveis na bilheteria do teatro Scar.

No dia 13 de janeiro, a encenação da obra “A Paixão Segundo São Mateus” (Passio Domini nostri Jesu Christi secundum Evangelistam Matthaeum), uma das mais importantes contribuições de J. S. Bach, abre a série de apresentações. Considerada como uma das mais extraordinárias obras sacras de todos os tempos, foi escrita em 1727 para ser apresentada na Sexta-Feira Santa, na Igreja de Leipzig.

“ A obra, na verdade um “oratório”, feito para ser cantada em concerto. No entanto, no Femusc esta obra, que conta a crucificação de Jesus Cristo, será encenada como se fosse uma ópera, unindo música maravilhosa com a representação completa da Paixão de Cristo, com coral infantil (de “anjos”), apóstolo Pedro, Pilatos”, explica o maestro Alex Klein, idealizador do Femusc.

O espetáculo terá direção de cena da cantora soprano dramático, atriz e professora Céline Imbert de Figueiredo e participação de Jabez Lima (Evangelista Matheus); Alvarenga Diniz (Jesus); Lorena Millar (Maria Madalena); Yunuen Flores (Maria).

No dia 20 de janeiro, o público poderá assistir a Ópera “As verdades de Orfeu”, com música de Claudio Monteverdi e Cristoph Willibald Gluck. Com direção de cena da mezzo-soprano argentina Raquel Winnica Young e Luis Antonio Gonzalez na direção musical.

“As verdades de Orfeu” será apresentada em suas duas versões. A versão de Claudio Monteverdi (1600), foi a primeira ópera e conta a lenda grega onde o apaixonado e desolado herói desce ao inferno para buscar sua noiva falecida, Euridice. Já a versão de Christoph Gluck termina a história com a execução de Trionfi Amore!, uma das mais lindas melodias da música erudita.

A terceira ópera “Hansel & Gretel”, do compositor alemão Engelbert Humperdinck (1854–1921) promete agradar adultos e crianças no dia 27 de janeiro. Inspirada no célebre conto de fadas dos Irmãos Grimm, detalha a famosa história de João e Maria. O espetáculo terá direção de Harry Silverstein, que vem dos EUA ao Femusc exclusivamente para esta produção. A direção musical é de André Santos.

Para levar três espetáculos profissionais para o público, em um curto período de tempo, o Femusc conta com uma equipe profissional especializada, com figurinistas, cenógrafos, tradutores, técnicos, iluminadores, pianistas co-repetidores, uma estrutura gigantesca digna de grandes produções. O resultado é que o Festival vem se expandindo nessa área e o público cada vez mais se deslumbrando com a capacidade técnica dos espetáculos.

“Executar três óperas em um período de 20 dias é um grande desafio, só possível pela dedicação, empenho, criatividade e profissionalismo dos nossos professores e alunos”, conclui Klein.

Serviço

18ª edição do Femusc
De 8 a 28 de janeiro de 2023
Local: Auditório do Centro Cultural SCAR, Jaraguá do Sul, SC e diversos espaços da cidade.
Transmissão ao vivo para todo o Brasil: https://www.youtube.com/user/institutofemusc
Informações: festival@femusc.com.br

www.femusc.com.br
 
 
 
Destaque
» São Paulo, capital das feiras, lidera o setor de feiras e eventos empresariais
Últimos Destaques 
20/05/2024
» BFShow começa na terça-feira (21) em São Paulo
20/05/2024
» Show de decoração, novidades e capacitações são destaques no Enflor e Garden Fair 2024
20/05/2024
» Aquishow Brasil 2024 abordará a aquicultura da produção ao consumo
20/05/2024
» Varejo latino-americano do calçado é um dos temas do Foro del Calzado em São Paulo/SP
17/05/2024
» AgroBrasília completará 15 anos em 2024
mais...
  buscar destaques: