Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
Festival de Gastronomia Popular Maceió dos Prazeres valoriza a culinária e suas tradições

27/12/2022
Festival de Gastronomia Popular Maceió dos Prazeres valoriza a culinária e suas tradições

Lançado na terça-feira (20), festival acontece nos dias 20 e 21 de janeiro com a participação de 30 botecos, restaurantes e lanchonetes

Considerada uma das mais importantes - e saborosas - vocações de Maceió, a gastronomia local ganha mais um incentivo. Isso porque, a Prefeitura de Maceió, em parceria com a blogueira e jornalista Nide Lins, lançou nessa terça-feira (20), o Festival de Gastronomia Popular Maceió dos Prazeres, que acontece nos dias 20 e 21 de janeiro, na Praça Dois Leões, no bairro do Jaraguá.

Nesta primeira edição, serão 30 botecos, restaurantes e lanchonetes participantes, que oferecem sabores com ingredientes que valorizam a culinária da terra. Os pratos selecionados foram divididos em dez categorias: melhor sanduíche; melhor pastel; melhor feijoada; melhor frutos do mar; melhor comidinha do Centro; melhor churrasquinho; melhor dona de boteco; melhor dono de boteco; melhor caipirinha; e melhor da feira. Para conhecer todos os participantes e votar, além de saber mais sobre o evento, acesse https://festivalmaceiodosprazeres.com.br.

Para a curadora do Festival, Nide Lins, a iniciativa é mais uma oportunidade de maceioenses e turistas conhecerem a culinária raiz e criativa de Alagoas.

“A seleção dos participantes foi bem difícil, porque temos aqui temperos com trajetórias saborosas e empreendedoras, que tornam a experiência ainda especial. Por isso, através de uma votação, o público poderá escolher o seu prato preferido, uma ótima oportunidade de experimentarem os ricos sabores da capital alagoana”, disse.

“Maceió possui sabores únicos e histórias incríveis do seu povo. O festival vai valorizar ainda mais esse segmento, que emprega milhares de maceioenses, gera receita e é o segundo motivo pelo qual os turistas escolhem o destino Maceió. A Prefeitura - sob a gestão do prefeito JHC - e a Nide Lins, a curadora do evento, estão de parabéns por mais essa iniciativa que já ”, destacou o titular da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Eduardo Monteiro. 

Prêmio Turismo Gastronômico

Com a proposta de celebrar os dez anos do blog da jornalista, o Prêmio Nide Lins de Turismo Gastronômico tem como principal objetivo dar notoriedade às melhores comidas de botecos da culinária tradicional maceioense. Através de votação online, o público pode escolher o seu prato preferido. A votação já está aberta e pode ser realizada através do site do evento: https://festivalmaceiodosprazeres.com.br.

Para a Maria Cícera Guedes, que está participando do festival com o biscoito doce “Cavaco da Cícera”, fazer parte dos selecionados é gratificante porque enaltece as tradições passadas de geração em geração. 

“São muitos anos vendendo essa gostosura que é o cavaco. Herdei a matraca, que é a marca registrada do cavaco, do meu irmão, que também vendia, então é algo da minha família. É muito gratificante receber esse reconhecimento, minha família ficou feliz, e eu também estou participando do festival. Estão todos convidados a se deliciarem”, contou a Cícera.

Homenageados - O Festival também conta com três homenageados: o Boteco do Tonho, o primeiro case de sucesso do blog da jornalista; Bar da Gil, em memória, e o chef e empreendedor André Generoso, do boteco Divina Gula, que atua desde 1988 na capital. 

“Gastronomia é uma só. Geralmente os festivais são focados na alta gastronomia, em restaurantes que estão na moda. Então é muito bom ter um festival como esse, abraçado pela Prefeitura, que enaltece a nossa comida de rua, que é igualmente fantástica. Esse trabalho que a Nide faz é muito importante. Estão de parabéns pela iniciativa e pela parceria com os pequenos empreendedores”, destacou o empresário e chef André Generoso, um dos homenageados do Festival.

https://festivalmaceiodosprazeres.com.br
 
 
 
Destaque
» Feiras 2024: veja os números do 1º semestre para BH, CWB, POA, RJ e SP
Últimos Destaques 
24/07/2024
» Inscrições abertas para o Cubo Conecta 2024; evento será realizado em setembro
24/07/2024
» Ebrats fomenta novos negócios e reúne mercado de US$ 14,5 bilhões
24/07/2024
» Pré-congresso THX, no dia 25, dá o pontapé inicial da Estetika e foca em performance de negócios
24/07/2024
» São Paulo terá Fórum Jurídico do Setor de Locação de Veículos, em agosto
23/07/2024
» Latam Retail Show anuncia 9ª edição com foco no mercado asiático e inovações em inteligência artificial
mais...
  buscar destaques: