Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
Anchieta promove Festival Gastronômico Milhos Crioulos

05/01/2023
Anchieta promove Festival Gastronômico Milhos Crioulos

Pratos típicos, produtos artesanais e shows culturais são alguns dos atrativos do Festival Gastronômico Milhos Crioulos de Anchieta, que será realizado nos dias 28 e 29 de janeiro, no Salão Paroquial, no centro do município. A iniciativa é da Administração Municipal e do Sebrae/SC, com apoio da Associação Anchietense de Turismo (Anchietur) e da Cooperativa da Agricultura (Cooper Anchieta). A expectativa dos organizadores é de atrair um público aproximado de 500 pessoas.

Os milhos crioulos estão no território desde a década de 1950. A diversidade trazida foi conservada pelos usos dos sistemas agrícolas. Muitas das variedades se desenvolveram por meio de policultivo e consórcios, com a realização das trocas entre famílias da mesma comunidade ou de outros municípios. Isso contribui para ampliar e manter viva essa cultura alimentar. Essas sementes são sinônimo de alimentação saudável, manutenção da cultura agrícola e do cuidado com a vida.

A proposta do evento surgiu a partir das ações de estruturação do processo de Indicação Geográfica (IG), com o objetivo de qualificar e valorizar os produtos à base dos milhos crioulos de Anchieta. Desde o início a comunidade, o Poder Público e os agricultores foram envolvidos no processo tanto para contribuir com o resgate das receitas dos produtos ancestrais da agricultura familiar – um patrimônio do território – quanto para o fomento do empreendedorismo criativo.

“Pela primeira vez será realizada uma ação gastronômica exclusiva com os milhos crioulos de Anchieta. Justamente, porque a ideia é reforçar a imagem do produto no território, principalmente para as comunidades da região extremo-oeste. Para isso, não precisamos esperar que o registro de IG seja concedido”, explica o coordenador para projetos de IG do Sebrae/SC, Alan David Claumann.

O prefeito Ivan José Canci enaltece o comprometimento do Poder Público, das entidades empresariais, da iniciativa privada e da comunidade para que o Festival Gastronômico atinja seus objetivos de valorizar ainda mais uma cultura alimentar repassada entre gerações. “Sabemos que essa é mais uma etapa que contribuirá para que a região seja reconhecida devido às características exclusivas e essencialmente ligadas ao meio geográfico, além de fazer parte de uma estratégia de desenvolvimento territorial”, explica.

Indicação Geográfica

A Administração Municipal firmou parceria com o Sebrae/SC para o projeto de Indicação Geográfica dos milhos crioulos de Anchieta. Essa iniciativa conta com apoio da Epagri, da UFSC, do Governo de Santa Catarina, do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf) e da Cooper Anchieta. O registro é a designação que identifica um produto ou um serviço como originário de uma área geográfica delimitada conforme qualidade, reputação ou outra característica essencialmente atribuída a essa origem.

O selo de IG para o território de produção de grãos preservará as tradições dessa cultura gastronômica, protegerá a região produtora tanto nos aspectos culturais quanto econômicos e promoverá essas variedades. Também contribuirá para o acesso de mais e melhores mercados estimulando também um empreendedorismo criativo atuante na agregação de valor ao produto.

Segundo Claumann, pelo projeto de construção dessa IG já foi possível organizar a governança, que se reúne com frequência para discutir os caminhos e as regras. “Muitas ações foram executadas, a exemplo de uma edição do Empretec Rural para fortalecer o empreendedorismo criativo em torno dos milhos crioulos e as oficinas culinárias para incentivar a produção das receitas e fomentar o comércio com a inserção desses produtos. Tudo com visão de futuro e para contribuir com o Festival Gastronômico”, relata.

Também estão previstas outras medidas, como comprovação da reputação e da produção na região, fortalecimento da governança, delimitação oficial da área abrangida, definição dos mecanismos de controle, promoção de festivais gastronômicos e, por fim, o pedido de registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Para o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, a IG representa a possibilidade de um novo ciclo de oportunidades para empreendedores com visão no mercado da bioeconomia. “A intenção é dar visibilidade para essa base produtiva, principalmente porque cada vez mais o consumidor busca por alimentos saudáveis e orgânicos”, analisa. Trennepohl comenta que essa será a primeira IG do oeste catarinense. “O propósito é evidenciar as qualidades e as características vinculadas ao meio geográfico, que podem garantir mercados especiais e um aumento da oferta do milho e derivados à própria comunidade, fortalecendo também a identidade territorial, que é fundamental para ações estruturantes da gastronomia no turismo local”, ressalta.

Programação

Sexta-feira (28/01)

- a partir das 8h30 até às 22h: atendimento nas bancas com alimentos;

- 12h: Almoço no Restaurante Central e nas bancas do Festival Gastronômico;

- 14h às 15h: Solenidade de abertura oficial do evento e lançamento da rota de turismo rural;

- 15h às 18h: Apresentações musicais com Peterson e Thiago, Alécio Freitas e Mohamed Pinguim;

- 15h15 às 16h30: Oficina 1 Produção de milhos e pipoca crioulos (inscrição prévia);

- 15h15 às 16h30: Oficina 2 Produção de lasanha e massa de milho (inscrição prévia);

- 17h às 18h15: Oficina 3 Alimentação Sebrae;

- 19h30: Show do Grupo Águas Nativas;

Sábado (29/01)

- 8h: Recepção e rota rural das sementes (vagas limitadas);

- a partir das 8h30 até às 22h: atendimento nas bancas com alimentos;

- 10h às 12h: Mesa redonda com moradores e ex-moradores Tuia do Tempo;

- 12h: Almoço no Restaurante Central e nas bancas do Festival Gastronômico;

- 14h às 15h: Moda de viola com Cristian Ferrari;

- 15h às 16h: Apresentação do Grupo Italiano Trivêneto, de Pinhalzinho;

- 17h às 18h: Show com Banda 049.

Mais informações pelo telefone (49) 3653-3200.
 
 
 
Destaque
» São Paulo, capital das feiras, lidera o setor de feiras e eventos empresariais
Últimos Destaques 
20/05/2024
» BFShow começa na terça-feira (21) em São Paulo
20/05/2024
» Show de decoração, novidades e capacitações são destaques no Enflor e Garden Fair 2024
20/05/2024
» Aquishow Brasil 2024 abordará a aquicultura da produção ao consumo
20/05/2024
» Varejo latino-americano do calçado é um dos temas do Foro del Calzado em São Paulo/SP
17/05/2024
» AgroBrasília completará 15 anos em 2024
mais...
  buscar destaques: