Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
72ª Festa do Figo e 27ª Expogoiaba de Valinhos: aberto nesta sexta-feira (13), evento segue até dia 29

16/01/2023
72ª Festa do Figo e 27ª Expogoiaba de Valinhos: aberto nesta sexta-feira (13), evento segue até dia 29

A prefeita de Valinhos (Capitã Lucimara Godoy) abriu oficialmente nesta sexta-feira (13) a 72ª Festa do Figo e 27ª Expogoiaba, cortando simbolicamente a fita da entrada do Pavilhão das Frutas. Após dois anos sem festa, a prefeita ressaltou a importância do renascimento do evento, principalmente pela força dos produtores e da população, na manutenção na tradição e da economia local.

“Não é só uma festa. Não é apenas mais uma festa. É um sonho que sonhamos juntos, pelo qual trabalhamos juntos, para que hoje se tornasse realidade. É a volta de um grande evento que nos define, que define Valinhos”, discursou a prefeita.

Além de relembrar a importância da festa, a prefeita agradeceu a presença da corte, que levou o nome da cidade em várias localidades, inclusive ao governador Tarcísio de Freitas e todos que de alguma forma participam para tornar o evento grandioso, como os participantes do Desfile de Muladeiros, ocorrido no último domingo (8), do Leilão de Frutas, do Tombo de Polenta, da Pisa da Uva, a presença do voluntariado, entre outros.

“Obrigada a todos que incrementaram nossa festa com atrativos. Faço questão de enaltecer os nossos produtores rurais. Sem vocês, nada disso aconteceria. Muito obrigado pelo trabalho de vocês desde sempre e pela participação na organização. Vocês são parceiros da nossa cidade, por isso a prefeitura caminha e continuará caminhando junto com vocês”, enalteceu a prefeita.

Presença

Com a prefeita, algumas autoridades que compuseram o palco também discursaram. “Quero agradecer a todos, que de alguma forma colaborou para que esta festa fosse um sucesso. Isto tudo me enche de alegria e, com certeza, esta festa entrará para a história de Valinhos”, afirmou o presidente da festa, o secretário da Cultura, Ricardo do Vale.

Já o presidente do Sindicato Rural, Pedro Sidnei Pellegrini, também da Associação Agrícola de Valinhos, reforçou a importância da presença do produtor e convidou para a exposição de frutas. “Temos uma exposição linda e é uma oportunidade do agricultor mostrar um pouco do seu trabalho”, comentou. Segundo ele, a safra deste ano é de 2,2 milhões de caixas de figo, cada uma com 1,6 quilo, e 3,6 milhões de caixas de goiaba, cada uma com 3,5 quilos cada, além da variedade das demais frutas, como atemoia, figo da índia, caqui, seriguela, abacate, pêssego, pitaya, carambola, amora, mirtilo, uva e morango.

O presidente da Câmara, Sidmar Rodrigo Toloi, fez questão de apresentar todos os vereadores presentes, enaltecendo o trabalho do Legislativo. “Eu falei para a prefeita que não daria para ter festa este ano e ela me garantiu que teríamos sim. E teremos uma belíssima festa”, cumprimentou a prefeita pelo esforço empenhado.

O presidente do Circuito das Frutas, também prefeito de Louveira, Estanislau Steck, lembrou que a terra e a água salvam a lavoura de figo, goiaba, caqui, uva e tantas outras frutas, verduras e legumes. Segundo ele, é preciso proteger a terra. “Não teremos frutas virtuais para comer”, reforçou.

Algumas autoridades presente foi entregue uma cesta, com frutas, simbolizando a tradição, ahistória, cultura e a economia de Valinhos. O evento contou ainda com a beleza da corte, composta pela rainha Bruna Fernanda Fida dos Santos e pelas princesas Isabela de Castro Mapeli e Beatriz de Souza Silva Araújo, que juntos percorreram o Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, finalizando a solenidade, e a presença do grupo Escoteiro Valinhos 252, representando a guarda bandeira.

Na abertura oficial estiveram presentes representantes de outras cidades, como Vinhedo, Indaiatuba, Campinas, Louveira.

Resgate histórico

Durante o evento, foi relembrado o início da Festa do Figo, que sempre contou com a força dos produtores e da sua própria tradição, que se consolidou ano após ano, resistindo às mudanças e ao tempo. A Festa do Figo entrou oficialmente para o calendário em 1949, mas surgiu em 1940, quando o padre Bruno Nardini idealizou a construção da Matriz de São Sebastião, o padroeiro da cidade. Naquela época, havia também o grande desafio para os produtores: divulgar o figo roxo que se perdia devido ao transporte precário.

Na 1ª festa, ao lado da igreja velha, na Praça São Sebastião, eles doaram frutas que eram vendidas, mas também galinhas, porcos, gado, bolos. Tudo para um leilão, com a forte voz de Geraldo Pupo. A comunidade construiu barracas de bambus e enfeitou com bandeirolas. Assim nascia a Festa do Figo.

Foi por meio de um decreto do então governador Adhemar de Barros que foi oficializada. Desta forma, iniciou uma nova contagem de tempo, tornando-se a primeira edição em 1949. Em seu início, já havia o tradicional Desfile de Muladeiros, que realizou no último domingo (8).

A festa cresceu, obrigando a mudar algumas vezes de local, uma vez que nesta época já se recebia até 200 mil visitantes – um prenúncio de sua grandiosidade.

A última mudança aconteceu em 1976, quando foi o atual recinto. Como já não havia mais a necessidade de arrecadação para a construção da Matriz, os recursos se voltaram para a assistência social, característica mantida até os dias de hoje.

As transformações, ao longo do tempo, não pararam.

Em 1955, junta-se aos figos a goiaba, surgindo a 1ª Expogoiaba, pois Valinhos era também o maior produtor brasileiro da fruta.

E após dois anos sem a Festa do Figo e Expogoiaba, nesta sexta-feira (13) o sabor se tornou ainda mais adocicado dessa e de outras frutas, além da vibração dos grandes shows e a imensa alegria, presa na garganta. E que venha os novos tempos, junto com a tradição arraigada, tornando assim a 72ª Festa do Figo e 27ª Expogoiaba memorável!

Serviço

72ª Festa do Figo e 27ª Expogoiaba
Dias: 13 a 29 de janeiro
Local: Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini
Endereço: Endereço: Rua Dom João VI, s/n - Jardim Planalto

Abertura dos portões:
Sextas-feiras: a partir das 18h, com exceção do dia 20 (Feriado de São Sebastião, padroeiro do município), que será a partir das 10h.
Sábados e domingos: a partir das 10 horas

Estacionamento (para visitantes)
Preço: $ 20,00
Vagas: Aproximadamente 500
Forma de pagamento: Todos os meios (Cartão, Pix ou dinheiro)
Horário de funcionamento: das 9h às 23h30

www.instagram.com/festadofigo.valinhos/
 
 
 
Destaque
» Feiras 2024: veja os números do 1º semestre para BH, CWB, POA, RJ e SP
Últimos Destaques 
22/07/2024
» Escolar Office Brasli: setor de papelaria aponta crescimento na procura de produtos sustentáveis
22/07/2024
» Inspirada na cor do ano, apricot crush, ABCasa Fair retorna em sua 13ª edição
22/07/2024
» MaturiFest 2024: maior festival de trabalho e empreendedorismo 50+ está com as inscrições abertas
22/07/2024
» RD Summit lança trilha de ecommerce, com presença de renomadas empresas e especialistas do setor
19/07/2024
» Expolazer 2024 muda de local e vai para o Distrito Anhembi
mais...
  buscar destaques: