Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
2º Festival de Verão de Campos do Jordão apresenta 34 concertos gratuitos que vão do clássico ao popular

27/01/2023
2º Festival de Verão de Campos do Jordão apresenta 34 concertos gratuitos que vão do clássico ao popular

Conhecido por sua tradicional edição de Inverno, evento acontece pela segunda vez no Verão, entre os dias 30/jan e 18/fev, com programação 100% gratuita e distribuída entre o Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, e a Sala São Paulo;

Calendário com 34 apresentações está dividido em dois núcleos – Música Popular e Música Clássica; destacam-se performances de Maria Gadú com Brasil Jazz Sinfônica, Ana Cañas com São Paulo Big Band e Osesp com programa ‘Floresta Villa-Lobos’;

Núcleo Pedagógico acontece na Sala São Paulo, de 29/jan a 18/fev, e oferece bolsas de estudo para 20 grupos divididos entre música popular e música clássica de câmara – com apresentações na cidade da Serra da Mantiqueira e na capital.

Reconhecido como o maior evento de música clássica da América Latina, o Festival de Campos do Jordão ganhou um novo formato em 2022, passando a acontecer também no Verão – além de manter sua tradicional edição de Inverno, todo mês de julho.

Em 2023, entre 30 de janeiro e 18 de fevereiro, o 2º Festival de Verão de Campos do Jordão oferecerá 34 apresentações musicais divididas em dois eixos (Música Popular e Música Clássica), além de contar com um Núcleo Pedagógico em formato original, neste ano dedicado a grupos musicais já existentes ou constituídos exclusivamente para essa finalidade (distribuídos entre música popular instrumental e/ou vocal e música clássica de câmara instrumental e/ou vocal).

Os primeiros cinco concertos desta edição acontecerão na Sala do Coro, localizada no 2º andar da Sala São Paulo, e todos os demais serão no Auditório Claudio Santoro, o palco mais tradicional do Festival de Campos do Jordão, dentro do Museu Felícia Leirner. Todas as performances serão gratuitas e sem a necessidade de retirada prévia de ingressos, limitadas às capacidades da Sala do Coro (150 lugares) e do Auditório (814 lugares). Já as atividades pedagógicas serão realizadas inteiramente na Sala São Paulo, entre os dias 29/jan e 18/fev.

Com o Festival de Verão, o Governo do Estado de São Paulo busca ampliar este já tradicional evento – no que diz respeito à época de sua realização, potencializando a capacidade turística do Vale do Paraíba, e ao seu aspecto conceitual, abraçando linguagens e formatos musicais explorados com menor frequência durante o Festival de Inverno (que, em 2023, chegará à sua 53ª edição).

“A segunda edição do Festival de Verão será inovadora. Num formato mais compacto, o festival deste ano privilegiará a prática de grupos e colocará em evidência a nova geração de músicos populares e clássicos que, através de seus trabalhos autônomos, terão protagonismo na definição dos espetáculos, juntamente com grupos tradicionais como Osesp, Brasil Jazz Sinfônica e nomes relevantes da música brasileira”, afirma o diretor executivo da Fundação Osesp, Marcelo Lopes.

Programação artística

Na programação musical do 2º Festival de Verão, destacam-se as apresentações do Heloísa Fernandes Quarteto, que abre o evento com música brasileira instrumental (04/fev); da São Paulo Big Band com os cantores Vanessa Moreno (04/fev), Ana Cañas (12/fev) e Wilson Simoninha (18/fev); da Brasil Jazz Sinfônica ao lado da cantora e compositora Maria Gadú (11/fev); dos jazzistas noruegueses do Paal Nilssen-Love Sextet (05/fev); do conjunto de música clássica Percorso Ensemble, acompanhado da cantora Eliane Coelho (18/fev); da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo – Ojesp tocando trilhas de cinema emblemáticas (18/fev); além do programa Floresta Villa-Lobos, que a Osesp apresentou em 2022 na Sala São Paulo e no Carnegie Hall, em Nova York, e que encerra esta edição do Festival (18/fev). Todos os concertos são gratuitos e acontecem no Auditório Claudio Santoro.

Programação pedagógica

No Módulo Pedagógico, que será realizado de 29/jan a 18/fev, o 2º Festival de Verão de Campos do Jordão será devotado a atividades de grupos musicais já existentes ou constituídos exclusivamente para essa finalidade, e dedicados à música popular instrumental e/ou vocal e à música clássica de câmara instrumental e/ou vocal. O eixo Música Popular tem coordenação artístico-pedagógica do trompetista e professor Daniel D’Alcantara, enquanto o Trombone Solista da Osesp e regente Wagner Polistchuk é o responsável pelo eixo Música Clássica.

Os 20 grupos de bolsistas selecionados nesta edição do Festival estarão divididos em dois: dez deles dedicados à Música Popular (de trios a sextetos), e dez à Música Clássica de Câmara (trios, quartetos e quintetos). As atividades pedagógicas acontecerão inteiramente na Sala São Paulo, enquanto as performances desses grupos ficarão divididas entre Campos do Jordão (Auditório Claudio Santoro) e São Paulo (Sala do Coro – Sala São Paulo).

“Além do trabalho de mentoria com os alunos, haverá cinco vivências com temas abrangentes como o desenvolvimento da neurociência para a música, a comunicação não-violenta, a carreira de um músico e seus desafios, a consciência corporal de um músico e a construção, produção e fomento de um projeto artístico, entre outros. São assuntos que atravessam a vida de um músico e irão complementar a formação artística e alguns aspectos que envolvem a construção de uma carreira”, explica Rogério Zaghi, diretor pedagógico desta edição do Festival. “Tudo isso será abordado nas vivências que os 87 bolsistas, ou 20 grupos, terão todas as tardes na primeira semana. Na segunda semana eles gravarão na própria Sala São Paulo um vídeo clipe com alta qualidade de imagem e som, com orientação da nossa equipe; e, aos finais de semana, irão para Campos do Jordão fazer as apresentações com sua própria identidade”, finaliza.

Serviço

2º Festival de Verão de Campos do Jordão
30 de janeiro a 18 de fevereiro [Módulo Pedagógico: 29/jan a 18/fev]
Ingressos:
Entrada gratuita e sem a necessidade de retirada de ingressos, limitada às capacidades do Auditório Claudio Santoro (814 lugares) e da Sala São Paulo – Sala do Coro (150 lugares).
Locais: Auditório Claudio Santoro - Campos do Jordão / Sala São Paulo - Sala do Coro - São Paulo

www.festivalcamposdojordao.art.br
 
 
 
Destaque
» São Paulo, capital das feiras, lidera o setor de feiras e eventos empresariais
Últimos Destaques 
20/05/2024
» BFShow começa na terça-feira (21) em São Paulo
20/05/2024
» Show de decoração, novidades e capacitações são destaques no Enflor e Garden Fair 2024
20/05/2024
» Aquishow Brasil 2024 abordará a aquicultura da produção ao consumo
20/05/2024
» Varejo latino-americano do calçado é um dos temas do Foro del Calzado em São Paulo/SP
17/05/2024
» AgroBrasília completará 15 anos em 2024
mais...
  buscar destaques: