Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
Abimad chega aos 20 anos com olhar positivo sobre o futuro do setor

31/01/2023
Abimad chega aos 20 anos com olhar positivo sobre o futuro do setor

A partir desta terça, 31 de janeiro, até 3 de fevereiro acontece a Abimad’35, principal feira de móveis e acessórios de alta decoração da América Latina e a única do setor focada em negócios. Completando 20 anos de história, a feira terá 149 expositores e expectativa de 20 mil visitantes. A edição acontece no São Paulo Expo.

Dos 64 expositores da primeira edição ao volume de cerca de R$ 1 bilhão em negócios no evento de janeiro de 2022, as perspectivas para o setor num futuro próximo mostram-se ainda mais animadoras, especialmente porque, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) o mercado de exportações segue aquecido e o Brasil teve seu recorde de vendas de móveis para o exterior em 2021. Foram US$ 983,3 milhões em peças vendidas para 172 países, gerando receita 50% maior que a de 2020. No total, foram 421,2 milhões de peças fabricadas, patamar que coloca a indústria nacional como a sexta maior do mundo. A maior parte da produção, cerca de 80%, é de pequenas fábricas, concentradas no Sul, no Sudeste e no Nordeste.

Paulo Mourão, presidente da Abimad e CEO da Artesania Actual comenta ainda que apesar dos números de 2021, o mercado, em 2022 teve pequena desaceleração de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dados revelaram que o setor teve queda de 13,8% em relação a agosto de 2021.

“O mercado nacional anseia por constante evolução em móveis e objetos de alta decoração, ao mesmo tempo que outros países mostram cada vez mais interesse na alta qualidade do que é produzido no país e tem sede de comprar. É aí que entra o case de sucesso que é a Abimad, trazendo sempre novidades, recebendo bem seus clientes e garantido diferenciais para os expositores que nenhuma outra feira oferece. Diante do cenário atual, nossa expectativa é de que 2023 seja um ano positivo e de estabilidade para indústria moveleira e de alta decoração. O retorno dos eventos presenciais e o crescimento econômico previsto com a reabertura comercial devem ser decisivos para este ano”, explica.

20 anos de Abimad

Comemorando duas décadas de fundação, a edição 35 da Abimad terá com o tema “Você é Nossa História”, em homenagem a todas as pessoas que ajudaram a construir a associação, lançada no dia 22 de maio de 2003. Ainda esse ano, será lançado um livro comemorativo que vai contar em detalhes toda a trajetória.

Dentre os fundadores, estavam Francisco Marcos Martins (Arte Nova Móveis), Gilmar Giachellin (Móveis Nordeste) e José Lúcio Aragão (Indústria Margareth), que, ao lado do empresário Paulo Allemand (Formanova Móveis) tornavam realidade o desejo de levar ao público e mercado uma nova maneira de apresentar e valorizar seus produtos. Nascia ali a Abimad, que se tornou ponto de referência no setor de móveis e acessórios de decoração.

Um ano depois, em 2004, era realizada a primeira feira destinada ao segmento, originalmente batizada como Unidade Móvel, e que em sua segunda edição transformou-se na Feira Abimad, tendo como foco da mudança o fortalecimento da associação e a necessidade de torná-la conhecida. A iniciativa deu tão certo e alcançou exponencial reconhecimento de público e crítica, que em 2005 foi criado um departamento internacional para promover a associação e a feira, com o lançamento do Abimad Export, projeto de fomento à exportação, junto com o programa ‘Quality for Export’ de capacitação das empresas parceiras para o mercado internacional. No mesmo ano surgia a Revista Hall, publicação exclusiva para associados, lojistas e profissionais do setor de decoração e design.

Com participações em eventos de renome mundo afora, como a tradicional Isaloni – Salão do Móvel de Milão – encontros de negócios entre compradores estrangeiros e expositores certificados pelo QE, em 2008, a Abimad estreava a edição de inverno da feira, que acontece anualmente no segundo semestre e este ano será realizada de 18 a 21 de julho.

“Trabalhamos, ao longo desses 20 anos, para colocar em evidência os fabricantes e talentos brasileiros do design, mostrando-os para o país e para o mundo. Esse trabalho de excelência fez da Abimad a maior feira do segmento de mobiliário e acessórios de alta decoração da América Latina e essa reputação deve seguir ainda mais sólida pelas próximas décadas”, finaliza Mourão.

Serviço

35ª Abimad – Feira Brasileira de Móveis e Acessórios de Alta Decoração
Data: 31/01 a 03/02/2023
Horário: 10h às 19h (terça à quinta-feira) e das 10h às 17h (sexta-feira)
Local: São Paulo Expo - São Paulo/SP
Entrada: Gratuita, limitada a lojistas de móveis e objetos de decoração, arquitetos, designers, decoradores e imprensa (todos devidamente credenciados)

www.abimad.com.br
 
 
 
Destaque
» São Paulo, capital das feiras, lidera o setor de feiras e eventos empresariais
Últimos Destaques 
29/05/2024
» 9ª Autos Antigos do Brasil em Águas de Lindoia começa nesta quinta (30)
29/05/2024
» Oeste Rural Show: “até sexta-feira, Pontes e Lacerda é a capital estadual do Agronegócio”
29/05/2024
» Feira Sabor Nacional acontece na Cinemateca Brasileira, nos dias 8 e 9 de junho
29/05/2024
» Posicionamento High Ticket: sofisticação torna-se estratégia para a oferta de preços
28/05/2024
» Com data definida, a Expo Favela Innovation São Paulo será sediada WTC Events Center
mais...
  buscar destaques: